Estudio de Validación en Contexto Educativo de la Versión Portuguesa de la Escala Multidimensional de Motivación en el Trabajo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/146854 |
Resumo: | A teoria da autodeterminação propõe uma conceptualização multidimensional da motivação e distingue como os diferentes tipos de motivação podem ser promovidos ou desencorajados. Para a sua aplicação ao contexto educativo, o presente estudo teve como objetivo a adaptação e validação da Escala Multidimensional de Motivação no Trabalho (MWMS). A escala foi respondidapor 468 professores em 30 agrupamentos de escolas do norte e centro de Portugal. A análise fatorial indicou uma escala de 19 itens com estrutura de fatores semelhante à obtida nos estudos originais. Neste estudo foi possível constatar que os itens que constituem o MWMS são bons indicadores dos construtos que se pretendem medir em contexto educativo e que os fatores se encontram devidamente individualizados. A escala demonstrou cinco dimensões robustas que admitem um entendimento lato da motivação, comuns aos estudos da escala original. A dimensão com melhor consistência interna é a desmotivação e a regulação introjetada é a mais baixa. |
id |
USP-22_196aaec96894069af494138838c3e9f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/146854 |
network_acronym_str |
USP-22 |
network_name_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudio de Validación en Contexto Educativo de la Versión Portuguesa de la Escala Multidimensional de Motivación en el TrabajoValidation Study in the Educational Context of the Portuguese Version of the Multidimensional Work Motivation ScaleEstudo de Validação em Contexto Educativo da Versão Portuguesa da Escala Multidimensional de Motivação no Trabalhoself-determinationmotivationquestionnaireteachersautodeterminaciónmotivacióncuestionarioprofesoresautodeterminaçãomotivaçãoquestionárioprofessores A teoria da autodeterminação propõe uma conceptualização multidimensional da motivação e distingue como os diferentes tipos de motivação podem ser promovidos ou desencorajados. Para a sua aplicação ao contexto educativo, o presente estudo teve como objetivo a adaptação e validação da Escala Multidimensional de Motivação no Trabalho (MWMS). A escala foi respondidapor 468 professores em 30 agrupamentos de escolas do norte e centro de Portugal. A análise fatorial indicou uma escala de 19 itens com estrutura de fatores semelhante à obtida nos estudos originais. Neste estudo foi possível constatar que os itens que constituem o MWMS são bons indicadores dos construtos que se pretendem medir em contexto educativo e que os fatores se encontram devidamente individualizados. A escala demonstrou cinco dimensões robustas que admitem um entendimento lato da motivação, comuns aos estudos da escala original. A dimensão com melhor consistência interna é a desmotivação e a regulação introjetada é a mais baixa. La teoría de la autodeterminación propone una conceptualización multidimensional de la motivación y distingue como los diferentes tipos de motivación pueden ser promovidos o desalentados. Para su aplicación en el contexto educativo, la presente investigación tuvo como objetivo la adaptación e validación de la Escala Multidimensional de Motivación en el Trabajo (MWMS). La escala fue aplicada a 468 profesores en 30 Escuelas del Norte y Centro de Portugal. El análisis factorial indicó una escala de 19 ítems con una estructura de factores semejante a la obtenida en los estudios originales. En esta investigación fue posible constatar que los ítems que constituyen el MWMS son buenos indicadores de los constructos que se pretenden medir en contexto educativo y que los factores se encuentran debidamente individualizados. La escala demostró cinco dimensiones robustas que admiten una comprensión amplia de la motivación, comunes a los estudios de la escala original. La dimensión con mejor consistencia interna es la desmotivación, mientras que la regulación introyectada es la más baja.Abstrac The self-determination theory proposes a multidimensional concept of motivation and distinguishes how different types of motivation can be promoted or discouraged. For the application of the theory of self-determination to the educational context, this study aimed to adapt and validate the Multidimensional Work Motivation Scale (MWMS) in the educational context. The scale was answered by 419 teachers from 30 schools from the North and Center of Portugal. Factor analysis indicated that the 19-item scale has the same factor structure as that obtained in the original study. In this study, it was possible to identify that the items that constitute the MWMS are good indicators of constructs to be measured in an educational context and the factors are properly individualized. The scale showed five robust dimensions that permit a broad understanding of motivation, similar to the studies of the original scale. The dimension with the best internal consistency is demotivation, while introjected regulation obtained the lowest coefficient.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2018-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/14685410.1590/1982-4327e2803Paidéia (Ribeirão Preto); v. 28 (2018); e2803Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 28 (2018); e2803Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 28 (2018); e28031982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/146854/140378https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/146854/147968Copyright (c) 2018 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessNeves, LurdesCoimbra, Joaquim Luís2018-11-14T10:36:35Zoai:revistas.usp.br:article/146854Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2018-11-14T10:36:35Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudio de Validación en Contexto Educativo de la Versión Portuguesa de la Escala Multidimensional de Motivación en el Trabajo Validation Study in the Educational Context of the Portuguese Version of the Multidimensional Work Motivation Scale Estudo de Validação em Contexto Educativo da Versão Portuguesa da Escala Multidimensional de Motivação no Trabalho |
title |
Estudio de Validación en Contexto Educativo de la Versión Portuguesa de la Escala Multidimensional de Motivación en el Trabajo |
spellingShingle |
Estudio de Validación en Contexto Educativo de la Versión Portuguesa de la Escala Multidimensional de Motivación en el Trabajo Neves, Lurdes self-determination motivation questionnaire teachers autodeterminación motivación cuestionario profesores autodeterminação motivação questionário professores |
title_short |
Estudio de Validación en Contexto Educativo de la Versión Portuguesa de la Escala Multidimensional de Motivación en el Trabajo |
title_full |
Estudio de Validación en Contexto Educativo de la Versión Portuguesa de la Escala Multidimensional de Motivación en el Trabajo |
title_fullStr |
Estudio de Validación en Contexto Educativo de la Versión Portuguesa de la Escala Multidimensional de Motivación en el Trabajo |
title_full_unstemmed |
Estudio de Validación en Contexto Educativo de la Versión Portuguesa de la Escala Multidimensional de Motivación en el Trabajo |
title_sort |
Estudio de Validación en Contexto Educativo de la Versión Portuguesa de la Escala Multidimensional de Motivación en el Trabajo |
author |
Neves, Lurdes |
author_facet |
Neves, Lurdes Coimbra, Joaquim Luís |
author_role |
author |
author2 |
Coimbra, Joaquim Luís |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Lurdes Coimbra, Joaquim Luís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
self-determination motivation questionnaire teachers autodeterminación motivación cuestionario profesores autodeterminação motivação questionário professores |
topic |
self-determination motivation questionnaire teachers autodeterminación motivación cuestionario profesores autodeterminação motivação questionário professores |
description |
A teoria da autodeterminação propõe uma conceptualização multidimensional da motivação e distingue como os diferentes tipos de motivação podem ser promovidos ou desencorajados. Para a sua aplicação ao contexto educativo, o presente estudo teve como objetivo a adaptação e validação da Escala Multidimensional de Motivação no Trabalho (MWMS). A escala foi respondidapor 468 professores em 30 agrupamentos de escolas do norte e centro de Portugal. A análise fatorial indicou uma escala de 19 itens com estrutura de fatores semelhante à obtida nos estudos originais. Neste estudo foi possível constatar que os itens que constituem o MWMS são bons indicadores dos construtos que se pretendem medir em contexto educativo e que os fatores se encontram devidamente individualizados. A escala demonstrou cinco dimensões robustas que admitem um entendimento lato da motivação, comuns aos estudos da escala original. A dimensão com melhor consistência interna é a desmotivação e a regulação introjetada é a mais baixa. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/146854 10.1590/1982-4327e2803 |
url |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/146854 |
identifier_str_mv |
10.1590/1982-4327e2803 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/146854/140378 https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/146854/147968 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Paidéia (Ribeirão Preto) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Paidéia (Ribeirão Preto) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto); v. 28 (2018); e2803 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 28 (2018); e2803 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 28 (2018); e2803 1982-4327 0103-863X reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
collection |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||paideia@usp.br |
_version_ |
1800221835481055232 |