O PROJETO RAÍZES DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: COMPROMISSO SOCIAL DA PSICOLOGIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nóbrega,Juliana
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rosa,Glenda, Pulino,Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100601
Resumo: RESUMO Este trabalho é um breve relato sobre o Projeto Raízes da Universidade de Brasília, um projeto de tutoria voltado para estudantes provenientes de ingressos especiais (Estudantes indígenas, refugiados e estrangeiros participantes do PEC-G), em sua maioria calouros. O intuito é apresentar o projeto e as principais questões que surgiram entre julho de 2017 e março de 2019, período em que participamos de sua coordenação, e, também, as possíveis contribuições que a Psicologia Escolar poderia trazer para a criação e desenvolvimento desse tipo de ação, que entendemos ter um caráter de resistência e de transformação em relação ao atual modelo educacional que está diretamente relacionado aos interesses mercadológicos e menos às questões humanas e sociais. Muitos foram os desafios encontrados nesse trajeto e sabemos da difícil missão que assumimos em relação à manutenção desse trabalho, mas acreditamos em seu potencial criador, de integração e de transformação, necessário para o entendimento de quem somos como universidade pública brasileira e do que queremos ser.
id ABRAPEE-1_bfba103ba50329e4aba7012e05496923
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572022000100601
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling O PROJETO RAÍZES DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: COMPROMISSO SOCIAL DA PSICOLOGIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIAuniversidadepsicologia escolar e educacionalmudança culturalRESUMO Este trabalho é um breve relato sobre o Projeto Raízes da Universidade de Brasília, um projeto de tutoria voltado para estudantes provenientes de ingressos especiais (Estudantes indígenas, refugiados e estrangeiros participantes do PEC-G), em sua maioria calouros. O intuito é apresentar o projeto e as principais questões que surgiram entre julho de 2017 e março de 2019, período em que participamos de sua coordenação, e, também, as possíveis contribuições que a Psicologia Escolar poderia trazer para a criação e desenvolvimento desse tipo de ação, que entendemos ter um caráter de resistência e de transformação em relação ao atual modelo educacional que está diretamente relacionado aos interesses mercadológicos e menos às questões humanas e sociais. Muitos foram os desafios encontrados nesse trajeto e sabemos da difícil missão que assumimos em relação à manutenção desse trabalho, mas acreditamos em seu potencial criador, de integração e de transformação, necessário para o entendimento de quem somos como universidade pública brasileira e do que queremos ser.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100601Psicologia Escolar e Educacional v.26 2022reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392022230669info:eu-repo/semantics/openAccessNóbrega,JulianaRosa,GlendaPulino,Lúciapor2022-09-16T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572022000100601Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2022-09-16T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv O PROJETO RAÍZES DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: COMPROMISSO SOCIAL DA PSICOLOGIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA
title O PROJETO RAÍZES DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: COMPROMISSO SOCIAL DA PSICOLOGIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA
spellingShingle O PROJETO RAÍZES DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: COMPROMISSO SOCIAL DA PSICOLOGIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA
Nóbrega,Juliana
universidade
psicologia escolar e educacional
mudança cultural
title_short O PROJETO RAÍZES DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: COMPROMISSO SOCIAL DA PSICOLOGIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA
title_full O PROJETO RAÍZES DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: COMPROMISSO SOCIAL DA PSICOLOGIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA
title_fullStr O PROJETO RAÍZES DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: COMPROMISSO SOCIAL DA PSICOLOGIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA
title_full_unstemmed O PROJETO RAÍZES DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: COMPROMISSO SOCIAL DA PSICOLOGIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA
title_sort O PROJETO RAÍZES DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: COMPROMISSO SOCIAL DA PSICOLOGIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA
author Nóbrega,Juliana
author_facet Nóbrega,Juliana
Rosa,Glenda
Pulino,Lúcia
author_role author
author2 Rosa,Glenda
Pulino,Lúcia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nóbrega,Juliana
Rosa,Glenda
Pulino,Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv universidade
psicologia escolar e educacional
mudança cultural
topic universidade
psicologia escolar e educacional
mudança cultural
description RESUMO Este trabalho é um breve relato sobre o Projeto Raízes da Universidade de Brasília, um projeto de tutoria voltado para estudantes provenientes de ingressos especiais (Estudantes indígenas, refugiados e estrangeiros participantes do PEC-G), em sua maioria calouros. O intuito é apresentar o projeto e as principais questões que surgiram entre julho de 2017 e março de 2019, período em que participamos de sua coordenação, e, também, as possíveis contribuições que a Psicologia Escolar poderia trazer para a criação e desenvolvimento desse tipo de ação, que entendemos ter um caráter de resistência e de transformação em relação ao atual modelo educacional que está diretamente relacionado aos interesses mercadológicos e menos às questões humanas e sociais. Muitos foram os desafios encontrados nesse trajeto e sabemos da difícil missão que assumimos em relação à manutenção desse trabalho, mas acreditamos em seu potencial criador, de integração e de transformação, necessário para o entendimento de quem somos como universidade pública brasileira e do que queremos ser.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100601
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-35392022230669
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.26 2022
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212607811649536