O PROJETO RAÍZES DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: COMPROMISSO SOCIAL DA PSICOLOGIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100601 |
Resumo: | RESUMO Este trabalho é um breve relato sobre o Projeto Raízes da Universidade de Brasília, um projeto de tutoria voltado para estudantes provenientes de ingressos especiais (Estudantes indígenas, refugiados e estrangeiros participantes do PEC-G), em sua maioria calouros. O intuito é apresentar o projeto e as principais questões que surgiram entre julho de 2017 e março de 2019, período em que participamos de sua coordenação, e, também, as possíveis contribuições que a Psicologia Escolar poderia trazer para a criação e desenvolvimento desse tipo de ação, que entendemos ter um caráter de resistência e de transformação em relação ao atual modelo educacional que está diretamente relacionado aos interesses mercadológicos e menos às questões humanas e sociais. Muitos foram os desafios encontrados nesse trajeto e sabemos da difícil missão que assumimos em relação à manutenção desse trabalho, mas acreditamos em seu potencial criador, de integração e de transformação, necessário para o entendimento de quem somos como universidade pública brasileira e do que queremos ser. |
id |
ABRAPEE-1_bfba103ba50329e4aba7012e05496923 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572022000100601 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O PROJETO RAÍZES DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: COMPROMISSO SOCIAL DA PSICOLOGIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIAuniversidadepsicologia escolar e educacionalmudança culturalRESUMO Este trabalho é um breve relato sobre o Projeto Raízes da Universidade de Brasília, um projeto de tutoria voltado para estudantes provenientes de ingressos especiais (Estudantes indígenas, refugiados e estrangeiros participantes do PEC-G), em sua maioria calouros. O intuito é apresentar o projeto e as principais questões que surgiram entre julho de 2017 e março de 2019, período em que participamos de sua coordenação, e, também, as possíveis contribuições que a Psicologia Escolar poderia trazer para a criação e desenvolvimento desse tipo de ação, que entendemos ter um caráter de resistência e de transformação em relação ao atual modelo educacional que está diretamente relacionado aos interesses mercadológicos e menos às questões humanas e sociais. Muitos foram os desafios encontrados nesse trajeto e sabemos da difícil missão que assumimos em relação à manutenção desse trabalho, mas acreditamos em seu potencial criador, de integração e de transformação, necessário para o entendimento de quem somos como universidade pública brasileira e do que queremos ser.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100601Psicologia Escolar e Educacional v.26 2022reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392022230669info:eu-repo/semantics/openAccessNóbrega,JulianaRosa,GlendaPulino,Lúciapor2022-09-16T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572022000100601Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2022-09-16T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PROJETO RAÍZES DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: COMPROMISSO SOCIAL DA PSICOLOGIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA |
title |
O PROJETO RAÍZES DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: COMPROMISSO SOCIAL DA PSICOLOGIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA |
spellingShingle |
O PROJETO RAÍZES DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: COMPROMISSO SOCIAL DA PSICOLOGIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA Nóbrega,Juliana universidade psicologia escolar e educacional mudança cultural |
title_short |
O PROJETO RAÍZES DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: COMPROMISSO SOCIAL DA PSICOLOGIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA |
title_full |
O PROJETO RAÍZES DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: COMPROMISSO SOCIAL DA PSICOLOGIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA |
title_fullStr |
O PROJETO RAÍZES DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: COMPROMISSO SOCIAL DA PSICOLOGIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA |
title_full_unstemmed |
O PROJETO RAÍZES DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: COMPROMISSO SOCIAL DA PSICOLOGIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA |
title_sort |
O PROJETO RAÍZES DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: COMPROMISSO SOCIAL DA PSICOLOGIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA |
author |
Nóbrega,Juliana |
author_facet |
Nóbrega,Juliana Rosa,Glenda Pulino,Lúcia |
author_role |
author |
author2 |
Rosa,Glenda Pulino,Lúcia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nóbrega,Juliana Rosa,Glenda Pulino,Lúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
universidade psicologia escolar e educacional mudança cultural |
topic |
universidade psicologia escolar e educacional mudança cultural |
description |
RESUMO Este trabalho é um breve relato sobre o Projeto Raízes da Universidade de Brasília, um projeto de tutoria voltado para estudantes provenientes de ingressos especiais (Estudantes indígenas, refugiados e estrangeiros participantes do PEC-G), em sua maioria calouros. O intuito é apresentar o projeto e as principais questões que surgiram entre julho de 2017 e março de 2019, período em que participamos de sua coordenação, e, também, as possíveis contribuições que a Psicologia Escolar poderia trazer para a criação e desenvolvimento desse tipo de ação, que entendemos ter um caráter de resistência e de transformação em relação ao atual modelo educacional que está diretamente relacionado aos interesses mercadológicos e menos às questões humanas e sociais. Muitos foram os desafios encontrados nesse trajeto e sabemos da difícil missão que assumimos em relação à manutenção desse trabalho, mas acreditamos em seu potencial criador, de integração e de transformação, necessário para o entendimento de quem somos como universidade pública brasileira e do que queremos ser. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100601 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100601 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2175-35392022230669 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.26 2022 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212607811649536 |