Psicologia escolar e educacional no ensino superior: análise da produção científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bariani,Isabel Cristina Dib
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Buin,Edimariz, Barros,Raquel de Camargo, Escher,Carolina de Aragão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572004000100003
Resumo: Este trabalho visou a identificação e descrição dos objetivos e dos métodos científicos de pesquisas nacionais sobre a educação superior, que tenham abordado as temáticas: corpo docente, corpo discente e processo ensino-aprendizagem. Primeiramente, foram identificadas 34 pesquisas, a partir de busca bibliográfica em duas universidades. Cada documento foi lido e analisado, garantindo-se acordo entre juízes. Considerando os objetivos destes trabalhos, identificou-se que a maioria recaiu nas categorias corpo discente e processo ensino-aprendizagem. Apenas uma pesquisa usou o método experimental, as demais optaram pelos delineamentos descritivos. As fontes de informações mais utilizadas foram estudantes iniciantes e concluintes, de diferentes séries. Predominantemente, utilizou-se instrumentos impressos aplicados coletivamente. Para o tratamento dos dados adotou-se procedimentos quantitativos e qualitativos, ou ambos.
id ABRAPEE-1_be6b74bbd1671d215b6c5c10d3206e57
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572004000100003
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Psicologia escolar e educacional no ensino superior: análise da produção científicaPsicologia educacionalPsicologia escolarUniversidadeMetodologia científicaEste trabalho visou a identificação e descrição dos objetivos e dos métodos científicos de pesquisas nacionais sobre a educação superior, que tenham abordado as temáticas: corpo docente, corpo discente e processo ensino-aprendizagem. Primeiramente, foram identificadas 34 pesquisas, a partir de busca bibliográfica em duas universidades. Cada documento foi lido e analisado, garantindo-se acordo entre juízes. Considerando os objetivos destes trabalhos, identificou-se que a maioria recaiu nas categorias corpo discente e processo ensino-aprendizagem. Apenas uma pesquisa usou o método experimental, as demais optaram pelos delineamentos descritivos. As fontes de informações mais utilizadas foram estudantes iniciantes e concluintes, de diferentes séries. Predominantemente, utilizou-se instrumentos impressos aplicados coletivamente. Para o tratamento dos dados adotou-se procedimentos quantitativos e qualitativos, ou ambos.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2004-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572004000100003Psicologia Escolar e Educacional v.8 n.1 2004reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572004000100003info:eu-repo/semantics/openAccessBariani,Isabel Cristina DibBuin,EdimarizBarros,Raquel de CamargoEscher,Carolina de Aragãopor2010-12-10T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572004000100003Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-12-10T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicologia escolar e educacional no ensino superior: análise da produção científica
title Psicologia escolar e educacional no ensino superior: análise da produção científica
spellingShingle Psicologia escolar e educacional no ensino superior: análise da produção científica
Bariani,Isabel Cristina Dib
Psicologia educacional
Psicologia escolar
Universidade
Metodologia científica
title_short Psicologia escolar e educacional no ensino superior: análise da produção científica
title_full Psicologia escolar e educacional no ensino superior: análise da produção científica
title_fullStr Psicologia escolar e educacional no ensino superior: análise da produção científica
title_full_unstemmed Psicologia escolar e educacional no ensino superior: análise da produção científica
title_sort Psicologia escolar e educacional no ensino superior: análise da produção científica
author Bariani,Isabel Cristina Dib
author_facet Bariani,Isabel Cristina Dib
Buin,Edimariz
Barros,Raquel de Camargo
Escher,Carolina de Aragão
author_role author
author2 Buin,Edimariz
Barros,Raquel de Camargo
Escher,Carolina de Aragão
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bariani,Isabel Cristina Dib
Buin,Edimariz
Barros,Raquel de Camargo
Escher,Carolina de Aragão
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia educacional
Psicologia escolar
Universidade
Metodologia científica
topic Psicologia educacional
Psicologia escolar
Universidade
Metodologia científica
description Este trabalho visou a identificação e descrição dos objetivos e dos métodos científicos de pesquisas nacionais sobre a educação superior, que tenham abordado as temáticas: corpo docente, corpo discente e processo ensino-aprendizagem. Primeiramente, foram identificadas 34 pesquisas, a partir de busca bibliográfica em duas universidades. Cada documento foi lido e analisado, garantindo-se acordo entre juízes. Considerando os objetivos destes trabalhos, identificou-se que a maioria recaiu nas categorias corpo discente e processo ensino-aprendizagem. Apenas uma pesquisa usou o método experimental, as demais optaram pelos delineamentos descritivos. As fontes de informações mais utilizadas foram estudantes iniciantes e concluintes, de diferentes séries. Predominantemente, utilizou-se instrumentos impressos aplicados coletivamente. Para o tratamento dos dados adotou-se procedimentos quantitativos e qualitativos, ou ambos.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572004000100003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572004000100003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572004000100003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.8 n.1 2004
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212604519120896