Trabalho de casa, auto-eficácia e rendimento em matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosário,Pedro Sales Luís
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Baldaque,Margarida, Mourão,Rosa, Nuñez,José Carlos, González-Pienda,Julio Antonio, Valle,Antonio, Joly,Maria Cristina Rodrigues Azevedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000100003
Resumo: O Trabalho de Casa (TPC) é uma estratégia instrutiva amplamente utilizada na Escola de muitos países. O TPC é um processo complexo que é afectado por múltiplos factores de ordem cognitiva, motivacional, social e contextual. A investigação tem-se centrado no tempo despendido na realização das tarefas de TPC, no entanto os resultados de vários estudos e as críticas metodológicas sugerem a necessidade de direccionar a pesquisa para outras variáveis. O objectivo deste estudo é a análise do poder preditivo da auto-eficácia percebida na Matemática e de três dimensões menos exploradas na literatura do TPC (e.g., número de TPC prescritos, taxa de completamento, e correcção percebida do TPC) sobre o rendimento a matemática, em alunos portugueses do 5.º e 6.º ano de escolaridade (10 e 11 anos). Os resultados sugerem que o rendimento a matemática se encontra explicado, positiva e significativamente, pelas variáveis escolhidas. As conclusões sugerem a urgência de repensar o TPC como ferramenta educativa promotora do sucesso académico.
id ABRAPEE-1_c850c19a48ca33c1d7de959a1dbe90ad
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572008000100003
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Trabalho de casa, auto-eficácia e rendimento em matemáticaTrabalho de casa (TPC)Rendimento acadêmicoAuto-regulação da aprendizagemMatemáticaO Trabalho de Casa (TPC) é uma estratégia instrutiva amplamente utilizada na Escola de muitos países. O TPC é um processo complexo que é afectado por múltiplos factores de ordem cognitiva, motivacional, social e contextual. A investigação tem-se centrado no tempo despendido na realização das tarefas de TPC, no entanto os resultados de vários estudos e as críticas metodológicas sugerem a necessidade de direccionar a pesquisa para outras variáveis. O objectivo deste estudo é a análise do poder preditivo da auto-eficácia percebida na Matemática e de três dimensões menos exploradas na literatura do TPC (e.g., número de TPC prescritos, taxa de completamento, e correcção percebida do TPC) sobre o rendimento a matemática, em alunos portugueses do 5.º e 6.º ano de escolaridade (10 e 11 anos). Os resultados sugerem que o rendimento a matemática se encontra explicado, positiva e significativamente, pelas variáveis escolhidas. As conclusões sugerem a urgência de repensar o TPC como ferramenta educativa promotora do sucesso académico.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000100003Psicologia Escolar e Educacional v.12 n.1 2008reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572008000100003info:eu-repo/semantics/openAccessRosário,Pedro Sales LuísBaldaque,MargaridaMourão,RosaNuñez,José CarlosGonzález-Pienda,Julio AntonioValle,AntonioJoly,Maria Cristina Rodrigues Azevedopor2010-11-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572008000100003Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-11-03T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho de casa, auto-eficácia e rendimento em matemática
title Trabalho de casa, auto-eficácia e rendimento em matemática
spellingShingle Trabalho de casa, auto-eficácia e rendimento em matemática
Rosário,Pedro Sales Luís
Trabalho de casa (TPC)
Rendimento acadêmico
Auto-regulação da aprendizagem
Matemática
title_short Trabalho de casa, auto-eficácia e rendimento em matemática
title_full Trabalho de casa, auto-eficácia e rendimento em matemática
title_fullStr Trabalho de casa, auto-eficácia e rendimento em matemática
title_full_unstemmed Trabalho de casa, auto-eficácia e rendimento em matemática
title_sort Trabalho de casa, auto-eficácia e rendimento em matemática
author Rosário,Pedro Sales Luís
author_facet Rosário,Pedro Sales Luís
Baldaque,Margarida
Mourão,Rosa
Nuñez,José Carlos
González-Pienda,Julio Antonio
Valle,Antonio
Joly,Maria Cristina Rodrigues Azevedo
author_role author
author2 Baldaque,Margarida
Mourão,Rosa
Nuñez,José Carlos
González-Pienda,Julio Antonio
Valle,Antonio
Joly,Maria Cristina Rodrigues Azevedo
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosário,Pedro Sales Luís
Baldaque,Margarida
Mourão,Rosa
Nuñez,José Carlos
González-Pienda,Julio Antonio
Valle,Antonio
Joly,Maria Cristina Rodrigues Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho de casa (TPC)
Rendimento acadêmico
Auto-regulação da aprendizagem
Matemática
topic Trabalho de casa (TPC)
Rendimento acadêmico
Auto-regulação da aprendizagem
Matemática
description O Trabalho de Casa (TPC) é uma estratégia instrutiva amplamente utilizada na Escola de muitos países. O TPC é um processo complexo que é afectado por múltiplos factores de ordem cognitiva, motivacional, social e contextual. A investigação tem-se centrado no tempo despendido na realização das tarefas de TPC, no entanto os resultados de vários estudos e as críticas metodológicas sugerem a necessidade de direccionar a pesquisa para outras variáveis. O objectivo deste estudo é a análise do poder preditivo da auto-eficácia percebida na Matemática e de três dimensões menos exploradas na literatura do TPC (e.g., número de TPC prescritos, taxa de completamento, e correcção percebida do TPC) sobre o rendimento a matemática, em alunos portugueses do 5.º e 6.º ano de escolaridade (10 e 11 anos). Os resultados sugerem que o rendimento a matemática se encontra explicado, positiva e significativamente, pelas variáveis escolhidas. As conclusões sugerem a urgência de repensar o TPC como ferramenta educativa promotora do sucesso académico.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000100003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000100003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572008000100003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.12 n.1 2008
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212604954279936