Uma perspectiva de auto-regulação na disciplina de matemática em alunos do 3º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gato, Ana Cristina Ramos Horta
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/1647
Resumo: Dissertação de mest., Observação e Análise da Relação Educativa, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2010
id RCAP_0db8191bdc6980669cb113f1cedfc011
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/1647
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma perspectiva de auto-regulação na disciplina de matemática em alunos do 3º cicloEnsino da matemáticaAprendizagemAuto-regulaçãoRendimento académicoInsucessoDissertação de mest., Observação e Análise da Relação Educativa, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2010Na actividade docente de um professor de matemática é frequente lidar com o insucesso e/ou o baixo rendimento dos alunos. Este facto, que a sociedade bem conhece, motivou o presente trabalho, no qual se procurou conhecer a forma como os alunos do terceiro ciclo do ensino básico encaram o estudo na disciplina de matemática. O estudo centrou-se no construto auto-regulação da aprendizagem, sendo concretizado na disciplina de matemática. O estudo, de natureza exploratória, foi realizado numa escola básica, através de um inquérito por questionário, tendo como amostra todos os alunos do terceiro ciclo. Procurou-se, através deste questionário, recolher informação sobre o processo auto-regulatório da aprendizagem na disciplina de matemática e sobre algumas características dos alunos inquiridos, com o objectivo de traçar um perfil mais completo destes. Os dados obtidos foram tratados quantitativamente, recorrendo ao programa SPSS. Da análise efectuada concluiu-se, globalmente, que os alunos inquiridos reúnem o potencial necessário para poderem realizar uma efectiva auto-regulação da aprendizagem da matemática. Propõe-se que sejam implementados projectos que ajudem os jovens a desenvolver hábitos de auto-regulação da aprendizagem. Estes projectos para serem mais eficazes devem envolver os vários agentes educativos e conduzir os alunos a “aprender a aprender”.Marques, Maria da GraçaSapientiaGato, Ana Cristina Ramos Horta2012-09-18T18:23:54Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/1647por37.03 GAT*Per Caveinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:12:44Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/1647Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:55:46.078386Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma perspectiva de auto-regulação na disciplina de matemática em alunos do 3º ciclo
title Uma perspectiva de auto-regulação na disciplina de matemática em alunos do 3º ciclo
spellingShingle Uma perspectiva de auto-regulação na disciplina de matemática em alunos do 3º ciclo
Gato, Ana Cristina Ramos Horta
Ensino da matemática
Aprendizagem
Auto-regulação
Rendimento académico
Insucesso
title_short Uma perspectiva de auto-regulação na disciplina de matemática em alunos do 3º ciclo
title_full Uma perspectiva de auto-regulação na disciplina de matemática em alunos do 3º ciclo
title_fullStr Uma perspectiva de auto-regulação na disciplina de matemática em alunos do 3º ciclo
title_full_unstemmed Uma perspectiva de auto-regulação na disciplina de matemática em alunos do 3º ciclo
title_sort Uma perspectiva de auto-regulação na disciplina de matemática em alunos do 3º ciclo
author Gato, Ana Cristina Ramos Horta
author_facet Gato, Ana Cristina Ramos Horta
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Maria da Graça
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Gato, Ana Cristina Ramos Horta
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da matemática
Aprendizagem
Auto-regulação
Rendimento académico
Insucesso
topic Ensino da matemática
Aprendizagem
Auto-regulação
Rendimento académico
Insucesso
description Dissertação de mest., Observação e Análise da Relação Educativa, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2010
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2012-09-18T18:23:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/1647
url http://hdl.handle.net/10400.1/1647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 37.03 GAT*Per Cave
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133161256386560