Uma perspectiva de auto-regulação na disciplina de matemática em alunos do 3º ciclo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/1647 |
Resumo: | Dissertação de mest., Observação e Análise da Relação Educativa, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2010 |
id |
RCAP_0db8191bdc6980669cb113f1cedfc011 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/1647 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uma perspectiva de auto-regulação na disciplina de matemática em alunos do 3º cicloEnsino da matemáticaAprendizagemAuto-regulaçãoRendimento académicoInsucessoDissertação de mest., Observação e Análise da Relação Educativa, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2010Na actividade docente de um professor de matemática é frequente lidar com o insucesso e/ou o baixo rendimento dos alunos. Este facto, que a sociedade bem conhece, motivou o presente trabalho, no qual se procurou conhecer a forma como os alunos do terceiro ciclo do ensino básico encaram o estudo na disciplina de matemática. O estudo centrou-se no construto auto-regulação da aprendizagem, sendo concretizado na disciplina de matemática. O estudo, de natureza exploratória, foi realizado numa escola básica, através de um inquérito por questionário, tendo como amostra todos os alunos do terceiro ciclo. Procurou-se, através deste questionário, recolher informação sobre o processo auto-regulatório da aprendizagem na disciplina de matemática e sobre algumas características dos alunos inquiridos, com o objectivo de traçar um perfil mais completo destes. Os dados obtidos foram tratados quantitativamente, recorrendo ao programa SPSS. Da análise efectuada concluiu-se, globalmente, que os alunos inquiridos reúnem o potencial necessário para poderem realizar uma efectiva auto-regulação da aprendizagem da matemática. Propõe-se que sejam implementados projectos que ajudem os jovens a desenvolver hábitos de auto-regulação da aprendizagem. Estes projectos para serem mais eficazes devem envolver os vários agentes educativos e conduzir os alunos a “aprender a aprender”.Marques, Maria da GraçaSapientiaGato, Ana Cristina Ramos Horta2012-09-18T18:23:54Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/1647por37.03 GAT*Per Caveinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:12:44Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/1647Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:55:46.078386Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma perspectiva de auto-regulação na disciplina de matemática em alunos do 3º ciclo |
title |
Uma perspectiva de auto-regulação na disciplina de matemática em alunos do 3º ciclo |
spellingShingle |
Uma perspectiva de auto-regulação na disciplina de matemática em alunos do 3º ciclo Gato, Ana Cristina Ramos Horta Ensino da matemática Aprendizagem Auto-regulação Rendimento académico Insucesso |
title_short |
Uma perspectiva de auto-regulação na disciplina de matemática em alunos do 3º ciclo |
title_full |
Uma perspectiva de auto-regulação na disciplina de matemática em alunos do 3º ciclo |
title_fullStr |
Uma perspectiva de auto-regulação na disciplina de matemática em alunos do 3º ciclo |
title_full_unstemmed |
Uma perspectiva de auto-regulação na disciplina de matemática em alunos do 3º ciclo |
title_sort |
Uma perspectiva de auto-regulação na disciplina de matemática em alunos do 3º ciclo |
author |
Gato, Ana Cristina Ramos Horta |
author_facet |
Gato, Ana Cristina Ramos Horta |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marques, Maria da Graça Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gato, Ana Cristina Ramos Horta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da matemática Aprendizagem Auto-regulação Rendimento académico Insucesso |
topic |
Ensino da matemática Aprendizagem Auto-regulação Rendimento académico Insucesso |
description |
Dissertação de mest., Observação e Análise da Relação Educativa, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2010 |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z 2012-09-18T18:23:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/1647 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/1647 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
37.03 GAT*Per Cave |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133161256386560 |