Estudantes universitários: a influência das variáveis socio-econômicas e culturais na carreira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Melina Del'Arco de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Melo-Silva,Lucy Leal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572010000100003
Resumo: Este estudo descreve o perfil de concluintes dos cursos de graduação Química, Ciências Biológicas e Psicologia de uma universidade pública e busca compreender influências das variáveis sociodemográficas e acadêmicas em suas trajetórias de carreira. Os 140 participantes responderam a um questionário com variáveis sociodemográficas: escolaridade dos pais, renda familiar, nível socioeconômico e procedência do Ensino Fundamental e Médio (público ou particular). As variáveis acadêmicas (notas) foram obtidas nos prontuários arquivados na seção de Graduação. As informações sobre as trajetórias de carreira (estudo de caso) foram obtidas por meio de entrevistas com seis participantes. Os dados foram analisados quantitativamente, segundo modelo univariado - Testes do Qui-Quadrado, Não-Paramétrico Kruskal-Wallis e de Mann-Whitney, e qualitativamente, segundo Bardin (1977). Referenciais teóricos nacionais e internacionais subsidiaram as discussões. Verificou-se que a escolaridade dos pais, nível socioeconômico e natureza do ensino cursado estão proporcionalmente relacionados ao sucesso no vestibular e à escolha da carreira.
id ABRAPEE-1_ca2c60df865ca45cfbfb89014601d2bb
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572010000100003
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Estudantes universitários: a influência das variáveis socio-econômicas e culturais na carreiraEstudantes universitáriosDesenvolvimento profissionalEscolha profissionalEste estudo descreve o perfil de concluintes dos cursos de graduação Química, Ciências Biológicas e Psicologia de uma universidade pública e busca compreender influências das variáveis sociodemográficas e acadêmicas em suas trajetórias de carreira. Os 140 participantes responderam a um questionário com variáveis sociodemográficas: escolaridade dos pais, renda familiar, nível socioeconômico e procedência do Ensino Fundamental e Médio (público ou particular). As variáveis acadêmicas (notas) foram obtidas nos prontuários arquivados na seção de Graduação. As informações sobre as trajetórias de carreira (estudo de caso) foram obtidas por meio de entrevistas com seis participantes. Os dados foram analisados quantitativamente, segundo modelo univariado - Testes do Qui-Quadrado, Não-Paramétrico Kruskal-Wallis e de Mann-Whitney, e qualitativamente, segundo Bardin (1977). Referenciais teóricos nacionais e internacionais subsidiaram as discussões. Verificou-se que a escolaridade dos pais, nível socioeconômico e natureza do ensino cursado estão proporcionalmente relacionados ao sucesso no vestibular e à escolha da carreira.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572010000100003Psicologia Escolar e Educacional v.14 n.1 2010reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572010000100003info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Melina Del'Arco deMelo-Silva,Lucy Lealpor2010-10-19T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572010000100003Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-10-19T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudantes universitários: a influência das variáveis socio-econômicas e culturais na carreira
title Estudantes universitários: a influência das variáveis socio-econômicas e culturais na carreira
spellingShingle Estudantes universitários: a influência das variáveis socio-econômicas e culturais na carreira
Oliveira,Melina Del'Arco de
Estudantes universitários
Desenvolvimento profissional
Escolha profissional
title_short Estudantes universitários: a influência das variáveis socio-econômicas e culturais na carreira
title_full Estudantes universitários: a influência das variáveis socio-econômicas e culturais na carreira
title_fullStr Estudantes universitários: a influência das variáveis socio-econômicas e culturais na carreira
title_full_unstemmed Estudantes universitários: a influência das variáveis socio-econômicas e culturais na carreira
title_sort Estudantes universitários: a influência das variáveis socio-econômicas e culturais na carreira
author Oliveira,Melina Del'Arco de
author_facet Oliveira,Melina Del'Arco de
Melo-Silva,Lucy Leal
author_role author
author2 Melo-Silva,Lucy Leal
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Melina Del'Arco de
Melo-Silva,Lucy Leal
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes universitários
Desenvolvimento profissional
Escolha profissional
topic Estudantes universitários
Desenvolvimento profissional
Escolha profissional
description Este estudo descreve o perfil de concluintes dos cursos de graduação Química, Ciências Biológicas e Psicologia de uma universidade pública e busca compreender influências das variáveis sociodemográficas e acadêmicas em suas trajetórias de carreira. Os 140 participantes responderam a um questionário com variáveis sociodemográficas: escolaridade dos pais, renda familiar, nível socioeconômico e procedência do Ensino Fundamental e Médio (público ou particular). As variáveis acadêmicas (notas) foram obtidas nos prontuários arquivados na seção de Graduação. As informações sobre as trajetórias de carreira (estudo de caso) foram obtidas por meio de entrevistas com seis participantes. Os dados foram analisados quantitativamente, segundo modelo univariado - Testes do Qui-Quadrado, Não-Paramétrico Kruskal-Wallis e de Mann-Whitney, e qualitativamente, segundo Bardin (1977). Referenciais teóricos nacionais e internacionais subsidiaram as discussões. Verificou-se que a escolaridade dos pais, nível socioeconômico e natureza do ensino cursado estão proporcionalmente relacionados ao sucesso no vestibular e à escolha da carreira.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572010000100003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572010000100003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572010000100003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.14 n.1 2010
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212605294018560