Evasão e comportamento vocacional de universitários : estudo sobre desenvolvimento de carreira na graduação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/10762 |
Resumo: | As preocupações com a escolha profissional e a satisfação de carreira ultrapassaram a barreira da adolescência e configuram questões importantes para o indivíduo em diferentes pontos do desenvolvimento. Esta tese investigou o desenvolvimento de carreira no período da graduação. No primeiro estudo, entrevistas com oito estudantes evadidos apontaram, entre outras coisas, uma fragilidade da escolha inicial, pouca atividade exploratória e expectativas irrealistas sobre a carreira, mostrando ser a evasão uma decisão impulsiva, decorrente de insatisfação de longo prazo e sem relação com novas escolhas de carreira. O segundo estudo investigou características vocacionais de 939 universitários regularmente matriculados nas diferentes áreas de formação, detectando a importância de aspectos como a participação em atividades acadêmicas, a exploração de carreira, o desempenho acadêmico, as percepções sobre o mercado de trabalho e a percepção de estressores para os níveis de comprometimento com a carreira, a satisfação de vida e a probabilidade de evasão. Ambos os estudos apontaram o papel fundamental do professor universitário para a decisão de carreira do estudante e a demanda por intervenções de orientação de carreira na graduação. Estes resultados confirmam a heterogeneidade da experiência universitária e salientam que estratégias favorecedoras do comportamento exploratório e atividades que permitam reflexão sobre a relação desempenho-mercado-profissão contribuiriam para satisfação acadêmica e de vida. Ainda, estratégias de apoio ao universitário devem considerar dificuldades percebidas e características vocacionais segundo área e período do curso. |
id |
URGS_daf1b9cc19588ea2a2fa5d3e79bac1cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10762 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Bardagi, Marúcia PattaHutz, Claudio Simon2007-09-26T05:10:12Z2007http://hdl.handle.net/10183/10762000602010As preocupações com a escolha profissional e a satisfação de carreira ultrapassaram a barreira da adolescência e configuram questões importantes para o indivíduo em diferentes pontos do desenvolvimento. Esta tese investigou o desenvolvimento de carreira no período da graduação. No primeiro estudo, entrevistas com oito estudantes evadidos apontaram, entre outras coisas, uma fragilidade da escolha inicial, pouca atividade exploratória e expectativas irrealistas sobre a carreira, mostrando ser a evasão uma decisão impulsiva, decorrente de insatisfação de longo prazo e sem relação com novas escolhas de carreira. O segundo estudo investigou características vocacionais de 939 universitários regularmente matriculados nas diferentes áreas de formação, detectando a importância de aspectos como a participação em atividades acadêmicas, a exploração de carreira, o desempenho acadêmico, as percepções sobre o mercado de trabalho e a percepção de estressores para os níveis de comprometimento com a carreira, a satisfação de vida e a probabilidade de evasão. Ambos os estudos apontaram o papel fundamental do professor universitário para a decisão de carreira do estudante e a demanda por intervenções de orientação de carreira na graduação. Estes resultados confirmam a heterogeneidade da experiência universitária e salientam que estratégias favorecedoras do comportamento exploratório e atividades que permitam reflexão sobre a relação desempenho-mercado-profissão contribuiriam para satisfação acadêmica e de vida. Ainda, estratégias de apoio ao universitário devem considerar dificuldades percebidas e características vocacionais segundo área e período do curso.Concerns about professional choice and carreer satisfaction went beyond adolescence and are now important questions for individuals in different developmentals phases. This dissertation is comprised by two studies that investigated undergraduate career development. In the first study, eight students who dropped out were interviewed. The results showed that the first choice was fragile, they had low exploratory activity and non realistic expectations about their career. The decision to drop out was impulsive, related to long term dissatisfaction and not based in a new career choice. The second study investigated vocational characteristics of 939 undergraduates in different fields of study. The results showed positive correlations among career/course satisfaction and life satisfaction, career commitment, academic performance and activities, labor market evaluation and environmental exploration. Negative correlations were found between career/course satisfaction and dropout probability and stressors. Both studies point to the very important role of the university professor for the carrer decision of the student and the demand for career orientation intervention at the undergraduate level. These results confirmed the heterogeneity of undergraduate experience and highlighted that strategies focused on exploratory behavior and on careerperformance- market connection could contribute to a better life and career satisfaction. Also, the choice of support strategies for students must take into account perceived difficulties and vocational characteristics of the period and of the field of study.application/pdfporEstudantes universitáriosDesenvolvimento profissionalEscolha profissionalSatisfaçãoEvasão escolar : Ensino superiorUniversity studentCarrer developmentDropoutEvasão e comportamento vocacional de universitários : estudo sobre desenvolvimento de carreira na graduaçãoDropout and university students’ vocational behavior : undergraduation career development studiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaCurso de Pós-Graduação em Psicologia do DesenvolvimentoPorto Alegre, BR-RS2007doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000602010.pdf000602010.pdfTexto completoapplication/pdf893431http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10762/1/000602010.pdff86e41ce9d21aa17f99e1bdd82b5ce16MD51TEXT000602010.pdf.txt000602010.pdf.txtExtracted Texttext/plain586710http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10762/2/000602010.pdf.txt1d0f6e9aae35df13014e3e8234331950MD52THUMBNAIL000602010.pdf.jpg000602010.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1052http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10762/3/000602010.pdf.jpg6bbc20ff68cad81e6c432d7fa4d82296MD5310183/107622019-01-17 04:23:23.624136oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10762Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-01-17T06:23:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Evasão e comportamento vocacional de universitários : estudo sobre desenvolvimento de carreira na graduação |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Dropout and university students’ vocational behavior : undergraduation career development studies |
title |
Evasão e comportamento vocacional de universitários : estudo sobre desenvolvimento de carreira na graduação |
spellingShingle |
Evasão e comportamento vocacional de universitários : estudo sobre desenvolvimento de carreira na graduação Bardagi, Marúcia Patta Estudantes universitários Desenvolvimento profissional Escolha profissional Satisfação Evasão escolar : Ensino superior University student Carrer development Dropout |
title_short |
Evasão e comportamento vocacional de universitários : estudo sobre desenvolvimento de carreira na graduação |
title_full |
Evasão e comportamento vocacional de universitários : estudo sobre desenvolvimento de carreira na graduação |
title_fullStr |
Evasão e comportamento vocacional de universitários : estudo sobre desenvolvimento de carreira na graduação |
title_full_unstemmed |
Evasão e comportamento vocacional de universitários : estudo sobre desenvolvimento de carreira na graduação |
title_sort |
Evasão e comportamento vocacional de universitários : estudo sobre desenvolvimento de carreira na graduação |
author |
Bardagi, Marúcia Patta |
author_facet |
Bardagi, Marúcia Patta |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bardagi, Marúcia Patta |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hutz, Claudio Simon |
contributor_str_mv |
Hutz, Claudio Simon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudantes universitários Desenvolvimento profissional Escolha profissional Satisfação Evasão escolar : Ensino superior |
topic |
Estudantes universitários Desenvolvimento profissional Escolha profissional Satisfação Evasão escolar : Ensino superior University student Carrer development Dropout |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
University student Carrer development Dropout |
description |
As preocupações com a escolha profissional e a satisfação de carreira ultrapassaram a barreira da adolescência e configuram questões importantes para o indivíduo em diferentes pontos do desenvolvimento. Esta tese investigou o desenvolvimento de carreira no período da graduação. No primeiro estudo, entrevistas com oito estudantes evadidos apontaram, entre outras coisas, uma fragilidade da escolha inicial, pouca atividade exploratória e expectativas irrealistas sobre a carreira, mostrando ser a evasão uma decisão impulsiva, decorrente de insatisfação de longo prazo e sem relação com novas escolhas de carreira. O segundo estudo investigou características vocacionais de 939 universitários regularmente matriculados nas diferentes áreas de formação, detectando a importância de aspectos como a participação em atividades acadêmicas, a exploração de carreira, o desempenho acadêmico, as percepções sobre o mercado de trabalho e a percepção de estressores para os níveis de comprometimento com a carreira, a satisfação de vida e a probabilidade de evasão. Ambos os estudos apontaram o papel fundamental do professor universitário para a decisão de carreira do estudante e a demanda por intervenções de orientação de carreira na graduação. Estes resultados confirmam a heterogeneidade da experiência universitária e salientam que estratégias favorecedoras do comportamento exploratório e atividades que permitam reflexão sobre a relação desempenho-mercado-profissão contribuiriam para satisfação acadêmica e de vida. Ainda, estratégias de apoio ao universitário devem considerar dificuldades percebidas e características vocacionais segundo área e período do curso. |
publishDate |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-09-26T05:10:12Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/10762 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000602010 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/10762 |
identifier_str_mv |
000602010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10762/1/000602010.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10762/2/000602010.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10762/3/000602010.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f86e41ce9d21aa17f99e1bdd82b5ce16 1d0f6e9aae35df13014e3e8234331950 6bbc20ff68cad81e6c432d7fa4d82296 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085100262522880 |