Evasão e comportamento vocacional de universitários : estudo sobre desenvolvimento de carreira na graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bardagi, Marúcia Patta
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/10762
Resumo: As preocupações com a escolha profissional e a satisfação de carreira ultrapassaram a barreira da adolescência e configuram questões importantes para o indivíduo em diferentes pontos do desenvolvimento. Esta tese investigou o desenvolvimento de carreira no período da graduação. No primeiro estudo, entrevistas com oito estudantes evadidos apontaram, entre outras coisas, uma fragilidade da escolha inicial, pouca atividade exploratória e expectativas irrealistas sobre a carreira, mostrando ser a evasão uma decisão impulsiva, decorrente de insatisfação de longo prazo e sem relação com novas escolhas de carreira. O segundo estudo investigou características vocacionais de 939 universitários regularmente matriculados nas diferentes áreas de formação, detectando a importância de aspectos como a participação em atividades acadêmicas, a exploração de carreira, o desempenho acadêmico, as percepções sobre o mercado de trabalho e a percepção de estressores para os níveis de comprometimento com a carreira, a satisfação de vida e a probabilidade de evasão. Ambos os estudos apontaram o papel fundamental do professor universitário para a decisão de carreira do estudante e a demanda por intervenções de orientação de carreira na graduação. Estes resultados confirmam a heterogeneidade da experiência universitária e salientam que estratégias favorecedoras do comportamento exploratório e atividades que permitam reflexão sobre a relação desempenho-mercado-profissão contribuiriam para satisfação acadêmica e de vida. Ainda, estratégias de apoio ao universitário devem considerar dificuldades percebidas e características vocacionais segundo área e período do curso.
id URGS_daf1b9cc19588ea2a2fa5d3e79bac1cb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10762
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Bardagi, Marúcia PattaHutz, Claudio Simon2007-09-26T05:10:12Z2007http://hdl.handle.net/10183/10762000602010As preocupações com a escolha profissional e a satisfação de carreira ultrapassaram a barreira da adolescência e configuram questões importantes para o indivíduo em diferentes pontos do desenvolvimento. Esta tese investigou o desenvolvimento de carreira no período da graduação. No primeiro estudo, entrevistas com oito estudantes evadidos apontaram, entre outras coisas, uma fragilidade da escolha inicial, pouca atividade exploratória e expectativas irrealistas sobre a carreira, mostrando ser a evasão uma decisão impulsiva, decorrente de insatisfação de longo prazo e sem relação com novas escolhas de carreira. O segundo estudo investigou características vocacionais de 939 universitários regularmente matriculados nas diferentes áreas de formação, detectando a importância de aspectos como a participação em atividades acadêmicas, a exploração de carreira, o desempenho acadêmico, as percepções sobre o mercado de trabalho e a percepção de estressores para os níveis de comprometimento com a carreira, a satisfação de vida e a probabilidade de evasão. Ambos os estudos apontaram o papel fundamental do professor universitário para a decisão de carreira do estudante e a demanda por intervenções de orientação de carreira na graduação. Estes resultados confirmam a heterogeneidade da experiência universitária e salientam que estratégias favorecedoras do comportamento exploratório e atividades que permitam reflexão sobre a relação desempenho-mercado-profissão contribuiriam para satisfação acadêmica e de vida. Ainda, estratégias de apoio ao universitário devem considerar dificuldades percebidas e características vocacionais segundo área e período do curso.Concerns about professional choice and carreer satisfaction went beyond adolescence and are now important questions for individuals in different developmentals phases. This dissertation is comprised by two studies that investigated undergraduate career development. In the first study, eight students who dropped out were interviewed. The results showed that the first choice was fragile, they had low exploratory activity and non realistic expectations about their career. The decision to drop out was impulsive, related to long term dissatisfaction and not based in a new career choice. The second study investigated vocational characteristics of 939 undergraduates in different fields of study. The results showed positive correlations among career/course satisfaction and life satisfaction, career commitment, academic performance and activities, labor market evaluation and environmental exploration. Negative correlations were found between career/course satisfaction and dropout probability and stressors. Both studies point to the very important role of the university professor for the carrer decision of the student and the demand for career orientation intervention at the undergraduate level. These results confirmed the heterogeneity of undergraduate experience and highlighted that strategies focused on exploratory behavior and on careerperformance- market connection could contribute to a better life and career satisfaction. Also, the choice of support strategies for students must take into account perceived difficulties and vocational characteristics of the period and of the field of study.application/pdfporEstudantes universitáriosDesenvolvimento profissionalEscolha profissionalSatisfaçãoEvasão escolar : Ensino superiorUniversity studentCarrer developmentDropoutEvasão e comportamento vocacional de universitários : estudo sobre desenvolvimento de carreira na graduaçãoDropout and university students’ vocational behavior : undergraduation career development studiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaCurso de Pós-Graduação em Psicologia do DesenvolvimentoPorto Alegre, BR-RS2007doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000602010.pdf000602010.pdfTexto completoapplication/pdf893431http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10762/1/000602010.pdff86e41ce9d21aa17f99e1bdd82b5ce16MD51TEXT000602010.pdf.txt000602010.pdf.txtExtracted Texttext/plain586710http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10762/2/000602010.pdf.txt1d0f6e9aae35df13014e3e8234331950MD52THUMBNAIL000602010.pdf.jpg000602010.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1052http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10762/3/000602010.pdf.jpg6bbc20ff68cad81e6c432d7fa4d82296MD5310183/107622019-01-17 04:23:23.624136oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10762Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-01-17T06:23:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Evasão e comportamento vocacional de universitários : estudo sobre desenvolvimento de carreira na graduação
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Dropout and university students’ vocational behavior : undergraduation career development studies
title Evasão e comportamento vocacional de universitários : estudo sobre desenvolvimento de carreira na graduação
spellingShingle Evasão e comportamento vocacional de universitários : estudo sobre desenvolvimento de carreira na graduação
Bardagi, Marúcia Patta
Estudantes universitários
Desenvolvimento profissional
Escolha profissional
Satisfação
Evasão escolar : Ensino superior
University student
Carrer development
Dropout
title_short Evasão e comportamento vocacional de universitários : estudo sobre desenvolvimento de carreira na graduação
title_full Evasão e comportamento vocacional de universitários : estudo sobre desenvolvimento de carreira na graduação
title_fullStr Evasão e comportamento vocacional de universitários : estudo sobre desenvolvimento de carreira na graduação
title_full_unstemmed Evasão e comportamento vocacional de universitários : estudo sobre desenvolvimento de carreira na graduação
title_sort Evasão e comportamento vocacional de universitários : estudo sobre desenvolvimento de carreira na graduação
author Bardagi, Marúcia Patta
author_facet Bardagi, Marúcia Patta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bardagi, Marúcia Patta
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hutz, Claudio Simon
contributor_str_mv Hutz, Claudio Simon
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes universitários
Desenvolvimento profissional
Escolha profissional
Satisfação
Evasão escolar : Ensino superior
topic Estudantes universitários
Desenvolvimento profissional
Escolha profissional
Satisfação
Evasão escolar : Ensino superior
University student
Carrer development
Dropout
dc.subject.eng.fl_str_mv University student
Carrer development
Dropout
description As preocupações com a escolha profissional e a satisfação de carreira ultrapassaram a barreira da adolescência e configuram questões importantes para o indivíduo em diferentes pontos do desenvolvimento. Esta tese investigou o desenvolvimento de carreira no período da graduação. No primeiro estudo, entrevistas com oito estudantes evadidos apontaram, entre outras coisas, uma fragilidade da escolha inicial, pouca atividade exploratória e expectativas irrealistas sobre a carreira, mostrando ser a evasão uma decisão impulsiva, decorrente de insatisfação de longo prazo e sem relação com novas escolhas de carreira. O segundo estudo investigou características vocacionais de 939 universitários regularmente matriculados nas diferentes áreas de formação, detectando a importância de aspectos como a participação em atividades acadêmicas, a exploração de carreira, o desempenho acadêmico, as percepções sobre o mercado de trabalho e a percepção de estressores para os níveis de comprometimento com a carreira, a satisfação de vida e a probabilidade de evasão. Ambos os estudos apontaram o papel fundamental do professor universitário para a decisão de carreira do estudante e a demanda por intervenções de orientação de carreira na graduação. Estes resultados confirmam a heterogeneidade da experiência universitária e salientam que estratégias favorecedoras do comportamento exploratório e atividades que permitam reflexão sobre a relação desempenho-mercado-profissão contribuiriam para satisfação acadêmica e de vida. Ainda, estratégias de apoio ao universitário devem considerar dificuldades percebidas e características vocacionais segundo área e período do curso.
publishDate 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-09-26T05:10:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/10762
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000602010
url http://hdl.handle.net/10183/10762
identifier_str_mv 000602010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10762/1/000602010.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10762/2/000602010.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10762/3/000602010.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f86e41ce9d21aa17f99e1bdd82b5ce16
1d0f6e9aae35df13014e3e8234331950
6bbc20ff68cad81e6c432d7fa4d82296
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085100262522880