A FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA DO PROFESSOR DA ESCOLA BÁSICA: O PEC E A PSICOLOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sawaya,Sandra Maria
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100310
Resumo: RESUMO O artigo analisa o documento impresso do Programa de Formação Universitária de professores do ensino básico em São Paulo. Os referenciais teóricos se apoiam nas contribuições de uma perspectiva crítica em psicologia, filosofia e na história cultural das práticas escolares e suas metodologias. Os resultados apontam limites e visões insuficientes sobre as práticas pedagógicas que partem de abstrações sobre o trabalho escolar das instituições de ensino. Também as concepções de aprendizagem que marcaram os projetos formativos das últimas décadas, inspirados nas contribuições construtivistas ou sócio interacionistas são ressignificadas por uma noção instrumental da aprendizagem e definição das habilidades leitoras e escritoras.
id ABRAPEE-1_d3a2fefcc590c361c8842991c4ef72ec
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572020000100310
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling A FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA DO PROFESSOR DA ESCOLA BÁSICA: O PEC E A PSICOLOGIAformação docentepsicologiaalfabetizaçãoRESUMO O artigo analisa o documento impresso do Programa de Formação Universitária de professores do ensino básico em São Paulo. Os referenciais teóricos se apoiam nas contribuições de uma perspectiva crítica em psicologia, filosofia e na história cultural das práticas escolares e suas metodologias. Os resultados apontam limites e visões insuficientes sobre as práticas pedagógicas que partem de abstrações sobre o trabalho escolar das instituições de ensino. Também as concepções de aprendizagem que marcaram os projetos formativos das últimas décadas, inspirados nas contribuições construtivistas ou sócio interacionistas são ressignificadas por uma noção instrumental da aprendizagem e definição das habilidades leitoras e escritoras.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100310Psicologia Escolar e Educacional v.24 2020reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392020217350info:eu-repo/semantics/openAccessSawaya,Sandra Mariapor2020-12-18T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572020000100310Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2020-12-18T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA DO PROFESSOR DA ESCOLA BÁSICA: O PEC E A PSICOLOGIA
title A FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA DO PROFESSOR DA ESCOLA BÁSICA: O PEC E A PSICOLOGIA
spellingShingle A FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA DO PROFESSOR DA ESCOLA BÁSICA: O PEC E A PSICOLOGIA
Sawaya,Sandra Maria
formação docente
psicologia
alfabetização
title_short A FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA DO PROFESSOR DA ESCOLA BÁSICA: O PEC E A PSICOLOGIA
title_full A FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA DO PROFESSOR DA ESCOLA BÁSICA: O PEC E A PSICOLOGIA
title_fullStr A FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA DO PROFESSOR DA ESCOLA BÁSICA: O PEC E A PSICOLOGIA
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA DO PROFESSOR DA ESCOLA BÁSICA: O PEC E A PSICOLOGIA
title_sort A FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA DO PROFESSOR DA ESCOLA BÁSICA: O PEC E A PSICOLOGIA
author Sawaya,Sandra Maria
author_facet Sawaya,Sandra Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sawaya,Sandra Maria
dc.subject.por.fl_str_mv formação docente
psicologia
alfabetização
topic formação docente
psicologia
alfabetização
description RESUMO O artigo analisa o documento impresso do Programa de Formação Universitária de professores do ensino básico em São Paulo. Os referenciais teóricos se apoiam nas contribuições de uma perspectiva crítica em psicologia, filosofia e na história cultural das práticas escolares e suas metodologias. Os resultados apontam limites e visões insuficientes sobre as práticas pedagógicas que partem de abstrações sobre o trabalho escolar das instituições de ensino. Também as concepções de aprendizagem que marcaram os projetos formativos das últimas décadas, inspirados nas contribuições construtivistas ou sócio interacionistas são ressignificadas por uma noção instrumental da aprendizagem e definição das habilidades leitoras e escritoras.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100310
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-35392020217350
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.24 2020
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212607375441920