Formação inicial do professor alfabetizador: contribuições da UFFS/Erechim
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1801 |
Resumo: | A educação brasileira passa por constantes transformações e com ela a alfabetização. Num cenário nacional que apresenta um contingente de aproximadamente 13 milhões de brasileiros analfabetos com mais de 15 anos, é fundamental refletirmos sobre a formação docente e discutirmos sobre a formação do profissional responsável pela alfabetização da população: o professor alfabetizador. Foi dado enfoque, nesse trabalho, à formação inicial do professor alfabetizador, considerando-a como de suma importância por ser a formação de base que habilitará o professor a atuar na escola. Tendo em vista os limites do trabalho e os interesses da pesquisadora de estudar o contexto em que está inserida, tem-se o intuito, portanto, de analisar especificamente as propostas de formação inicial disponibilizadas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim, no âmbito da alfabetização, de modo a verificar como elas contribuem para formação inicial do professor alfabetizador. Para isso, o percurso metodológico se constitui de três levantamentos teóricos, sendo eles uma revisão bibliográfica, um Estado de Conhecimento e uma pesquisa de abordagem bibliométrica, bem como da análise dos documentos norteadores da formação docente no geral e da UFFS em específico, especialmente das propostas de formação inicial ofertadas pela universidade no sentido de contribuir na formação do acadêmico que optar por atuar na área da alfabetização. Constatou-se, a partir das análises, que, para que o professor tenha uma formação de qualidade, é necessário que haja indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, de modo a promover a articulação da teoria e da prática por meio da aproximação da universidade com a escola. Verificamos que apenas 4% das disciplinas do curso são dedicadas exclusivamente para o estudo da área da alfabetização e que, apesar desse percentual ser baixo, se considerarmos outras áreas do conhecimento, esses números são ainda mais baixos, o que nos leva a perceber a problemática da formação de um pedagogo generalista, que é polivalente e apto para muitos campos de atuação, mas não é especialista numa área específica. Averiguou-se que, por meio do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), é possível a inserção do futuro professor alfabetizador no seu campo de atuação; com o Grupo de Estudos em Alfabetização do Município de Erechim (GEAME) se desenvolve o aprofundamento teórico e o contato com professoras alfabetizadoras em exercício; e, a partir de um curso de extensão, pode-se ter o acesso a práticas pedagógicas promovidas por uma oficina de alfabetização. Foi concluído que a UFFS/Erechim contribui com a formação inicial do professor alfabetizador ao oferecer propostas de formação nas três instâncias: ensino, pesquisa e extensão. Apesar disso, as propostas se desenvolvem de forma independentes, não atendendo ao princípio da indissociabilidade. Por fim, compreendemos que somente por meio da compreensão da alfabetização como um processo político e sócio-histórico é que poderemos contribuir para que professores e alunos sejam agentes de transformação de sua realidade e, consequentemente, da sociedade como um todo. |
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Num cenário nacional que apresenta um contingente de aproximadamente 13 milhões de brasileiros analfabetos com mais de 15 anos, é fundamental refletirmos sobre a formação docente e discutirmos sobre a formação do profissional responsável pela alfabetização da população: o professor alfabetizador. Foi dado enfoque, nesse trabalho, à formação inicial do professor alfabetizador, considerando-a como de suma importância por ser a formação de base que habilitará o professor a atuar na escola. Tendo em vista os limites do trabalho e os interesses da pesquisadora de estudar o contexto em que está inserida, tem-se o intuito, portanto, de analisar especificamente as propostas de formação inicial disponibilizadas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim, no âmbito da alfabetização, de modo a verificar como elas contribuem para formação inicial do professor alfabetizador. 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Verificamos que apenas 4% das disciplinas do curso são dedicadas exclusivamente para o estudo da área da alfabetização e que, apesar desse percentual ser baixo, se considerarmos outras áreas do conhecimento, esses números são ainda mais baixos, o que nos leva a perceber a problemática da formação de um pedagogo generalista, que é polivalente e apto para muitos campos de atuação, mas não é especialista numa área específica. Averiguou-se que, por meio do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), é possível a inserção do futuro professor alfabetizador no seu campo de atuação; com o Grupo de Estudos em Alfabetização do Município de Erechim (GEAME) se desenvolve o aprofundamento teórico e o contato com professoras alfabetizadoras em exercício; e, a partir de um curso de extensão, pode-se ter o acesso a práticas pedagógicas promovidas por uma oficina de alfabetização. 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