O psicólogo e as demandas escolares - considerações sobre a formação continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes,Janaína Aparecida Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva,Silvia Maria Cintra da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000200249
Resumo: Resumo A formação continuada do psicólogo que trabalha com demandas escolares ainda é um tema pouco explorado na literatura; contudo, de acentuada relevância. Este artigo relata uma pesquisa de cunho qualitativo que teve como objetivo compreender as concepções sobre formação continuada de psicólogos que trabalham com demandas escolares a partir de sua formação inicial, prática e experiências de formação continuada, na região do Triângulo Mineiro. Foram entrevistados quatro psicólogos que atuam em espaços educacionais diversos. Constatamos que existe certo distanciamento entre a concepção de formação continuada e os modos como desenvolvem essa formação. Três mencionaram um referencial teórico pouco consolidado ou inexistente, o que se reflete tanto nos desafios apontados quanto nos relatos em relação à própria formação continuada. As concepções sobre formação continuada distanciam-se do compromisso social, mas também destacamos as condições desfavoráveis para a busca desta formação, como a falta de oferta de cursos e condições precárias de trabalho.
id ABRAPEE-1_d4ad670015781fddf475daef63b3bd10
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572018000200249
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling O psicólogo e as demandas escolares - considerações sobre a formação continuadaPsicologia escolarformação profissionalatuação do psicólogoResumo A formação continuada do psicólogo que trabalha com demandas escolares ainda é um tema pouco explorado na literatura; contudo, de acentuada relevância. Este artigo relata uma pesquisa de cunho qualitativo que teve como objetivo compreender as concepções sobre formação continuada de psicólogos que trabalham com demandas escolares a partir de sua formação inicial, prática e experiências de formação continuada, na região do Triângulo Mineiro. Foram entrevistados quatro psicólogos que atuam em espaços educacionais diversos. Constatamos que existe certo distanciamento entre a concepção de formação continuada e os modos como desenvolvem essa formação. Três mencionaram um referencial teórico pouco consolidado ou inexistente, o que se reflete tanto nos desafios apontados quanto nos relatos em relação à própria formação continuada. As concepções sobre formação continuada distanciam-se do compromisso social, mas também destacamos as condições desfavoráveis para a busca desta formação, como a falta de oferta de cursos e condições precárias de trabalho.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2018-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000200249Psicologia Escolar e Educacional v.22 n.2 2018reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392018011109info:eu-repo/semantics/openAccessLopes,Janaína Aparecida SilvaSilva,Silvia Maria Cintra dapor2018-09-04T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572018000200249Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2018-09-04T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv O psicólogo e as demandas escolares - considerações sobre a formação continuada
title O psicólogo e as demandas escolares - considerações sobre a formação continuada
spellingShingle O psicólogo e as demandas escolares - considerações sobre a formação continuada
Lopes,Janaína Aparecida Silva
Psicologia escolar
formação profissional
atuação do psicólogo
title_short O psicólogo e as demandas escolares - considerações sobre a formação continuada
title_full O psicólogo e as demandas escolares - considerações sobre a formação continuada
title_fullStr O psicólogo e as demandas escolares - considerações sobre a formação continuada
title_full_unstemmed O psicólogo e as demandas escolares - considerações sobre a formação continuada
title_sort O psicólogo e as demandas escolares - considerações sobre a formação continuada
author Lopes,Janaína Aparecida Silva
author_facet Lopes,Janaína Aparecida Silva
Silva,Silvia Maria Cintra da
author_role author
author2 Silva,Silvia Maria Cintra da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes,Janaína Aparecida Silva
Silva,Silvia Maria Cintra da
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia escolar
formação profissional
atuação do psicólogo
topic Psicologia escolar
formação profissional
atuação do psicólogo
description Resumo A formação continuada do psicólogo que trabalha com demandas escolares ainda é um tema pouco explorado na literatura; contudo, de acentuada relevância. Este artigo relata uma pesquisa de cunho qualitativo que teve como objetivo compreender as concepções sobre formação continuada de psicólogos que trabalham com demandas escolares a partir de sua formação inicial, prática e experiências de formação continuada, na região do Triângulo Mineiro. Foram entrevistados quatro psicólogos que atuam em espaços educacionais diversos. Constatamos que existe certo distanciamento entre a concepção de formação continuada e os modos como desenvolvem essa formação. Três mencionaram um referencial teórico pouco consolidado ou inexistente, o que se reflete tanto nos desafios apontados quanto nos relatos em relação à própria formação continuada. As concepções sobre formação continuada distanciam-se do compromisso social, mas também destacamos as condições desfavoráveis para a busca desta formação, como a falta de oferta de cursos e condições precárias de trabalho.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000200249
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000200249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-35392018011109
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.22 n.2 2018
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212606937137152