Projeto Pedagógico de Curso e formação do psicólogo: uma proposta de análise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seixas,Pablo Sousa
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Coelho-Lima,Fellipe, Silva,Suzany Gadelha, Yamamoto,Oswaldo Hajime
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572013000100012
Resumo: O objetivo deste texto foi expor uma estratégia de análise de Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Psicologia no Brasil. Compreende-se o PPC como um documento complexo e multideterminado, atravessado tanto pelas políticas educacionais quanto pelos anseios dos cursos, constituindo-se como um material importante para o estudo da formação do psicólogo. Contudo, a literatura não tem conseguido concatenar a aplicação de estratégias analíticas amplas a um grande número de casos. Construiu-se a presente estratégia a partir da legislação e literatura acerca da formação do psicólogo no país, bem como da leitura livre e categorizações de diferentes PPCs. Agruparam-se as informações desse documento em três blocos de discussões - fundamentos teóricos, filosóficos e pedagógicos; ênfases curriculares e disciplinas; práticas profissionais -, com as suas respectivas categorias analíticas. Considera-se que essa estratégia serve como inspiração para pesquisadores que se propõem a investigar a formação do psicólogo ou outros profissionais de nível superior.
id ABRAPEE-1_d69b1e02eec84ef6d5ce4d4368313cf6
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572013000100012
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Projeto Pedagógico de Curso e formação do psicólogo: uma proposta de análiseCurrículoformação do psicólogoeducação superiorO objetivo deste texto foi expor uma estratégia de análise de Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Psicologia no Brasil. Compreende-se o PPC como um documento complexo e multideterminado, atravessado tanto pelas políticas educacionais quanto pelos anseios dos cursos, constituindo-se como um material importante para o estudo da formação do psicólogo. Contudo, a literatura não tem conseguido concatenar a aplicação de estratégias analíticas amplas a um grande número de casos. Construiu-se a presente estratégia a partir da legislação e literatura acerca da formação do psicólogo no país, bem como da leitura livre e categorizações de diferentes PPCs. Agruparam-se as informações desse documento em três blocos de discussões - fundamentos teóricos, filosóficos e pedagógicos; ênfases curriculares e disciplinas; práticas profissionais -, com as suas respectivas categorias analíticas. Considera-se que essa estratégia serve como inspiração para pesquisadores que se propõem a investigar a formação do psicólogo ou outros profissionais de nível superior.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572013000100012Psicologia Escolar e Educacional v.17 n.1 2013reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572013000100012info:eu-repo/semantics/openAccessSeixas,Pablo SousaCoelho-Lima,FellipeSilva,Suzany GadelhaYamamoto,Oswaldo Hajimepor2013-07-26T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572013000100012Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2013-07-26T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto Pedagógico de Curso e formação do psicólogo: uma proposta de análise
title Projeto Pedagógico de Curso e formação do psicólogo: uma proposta de análise
spellingShingle Projeto Pedagógico de Curso e formação do psicólogo: uma proposta de análise
Seixas,Pablo Sousa
Currículo
formação do psicólogo
educação superior
title_short Projeto Pedagógico de Curso e formação do psicólogo: uma proposta de análise
title_full Projeto Pedagógico de Curso e formação do psicólogo: uma proposta de análise
title_fullStr Projeto Pedagógico de Curso e formação do psicólogo: uma proposta de análise
title_full_unstemmed Projeto Pedagógico de Curso e formação do psicólogo: uma proposta de análise
title_sort Projeto Pedagógico de Curso e formação do psicólogo: uma proposta de análise
author Seixas,Pablo Sousa
author_facet Seixas,Pablo Sousa
Coelho-Lima,Fellipe
Silva,Suzany Gadelha
Yamamoto,Oswaldo Hajime
author_role author
author2 Coelho-Lima,Fellipe
Silva,Suzany Gadelha
Yamamoto,Oswaldo Hajime
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Seixas,Pablo Sousa
Coelho-Lima,Fellipe
Silva,Suzany Gadelha
Yamamoto,Oswaldo Hajime
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
formação do psicólogo
educação superior
topic Currículo
formação do psicólogo
educação superior
description O objetivo deste texto foi expor uma estratégia de análise de Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Psicologia no Brasil. Compreende-se o PPC como um documento complexo e multideterminado, atravessado tanto pelas políticas educacionais quanto pelos anseios dos cursos, constituindo-se como um material importante para o estudo da formação do psicólogo. Contudo, a literatura não tem conseguido concatenar a aplicação de estratégias analíticas amplas a um grande número de casos. Construiu-se a presente estratégia a partir da legislação e literatura acerca da formação do psicólogo no país, bem como da leitura livre e categorizações de diferentes PPCs. Agruparam-se as informações desse documento em três blocos de discussões - fundamentos teóricos, filosóficos e pedagógicos; ênfases curriculares e disciplinas; práticas profissionais -, com as suas respectivas categorias analíticas. Considera-se que essa estratégia serve como inspiração para pesquisadores que se propõem a investigar a formação do psicólogo ou outros profissionais de nível superior.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572013000100012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572013000100012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572013000100012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.17 n.1 2013
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212605749100544