Letramentos e identidade profissional: reflexões sobre leitura, escrita e subjetividade na universidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000300527 |
Resumo: | Resumo O artigo investiga as dimensões subjetivas e de constituição das identidades profissionais produzidas pelas práticas de letramento acadêmico. Por meio de uma análise discursiva bakhtiniana, foram analisados os enunciados de quatro estudantes do curso Psicologia da Universidade Federal do Paraná, produzidos durante a realização de oficinas de leitura e escrita. Os enunciados dos estudantes remetem ao sentido de choque em sua experiência com a linguagem acadêmica, vivenciado no momento de ingresso na universidade. Os discursos de identidade que configuram as práticas de leitura e escrita operam sob o signo da competência/incompetência acarretando modos de produção subjetiva que remetem à individualização e culpabilização pelas dificuldades com a escrita científica. Por fim, discute-se a metodologia de oficinas a partir dos fundamentos propostos, como um modelo de intervenção possível para a Psicologia no campo da educação superior. |
id |
ABRAPEE-1_df51adcde31773ab64003b0f016a81f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572018000300527 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Letramentos e identidade profissional: reflexões sobre leitura, escrita e subjetividade na universidadeSubjetividadeletramentoeducação superiorResumo O artigo investiga as dimensões subjetivas e de constituição das identidades profissionais produzidas pelas práticas de letramento acadêmico. Por meio de uma análise discursiva bakhtiniana, foram analisados os enunciados de quatro estudantes do curso Psicologia da Universidade Federal do Paraná, produzidos durante a realização de oficinas de leitura e escrita. Os enunciados dos estudantes remetem ao sentido de choque em sua experiência com a linguagem acadêmica, vivenciado no momento de ingresso na universidade. Os discursos de identidade que configuram as práticas de leitura e escrita operam sob o signo da competência/incompetência acarretando modos de produção subjetiva que remetem à individualização e culpabilização pelas dificuldades com a escrita científica. Por fim, discute-se a metodologia de oficinas a partir dos fundamentos propostos, como um modelo de intervenção possível para a Psicologia no campo da educação superior.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2018-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000300527Psicologia Escolar e Educacional v.22 n.3 2018reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392018032403info:eu-repo/semantics/openAccessPan,Miriam A. Graciano de SouzaLitenski,Andriele C. de Limapor2019-01-22T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572018000300527Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2019-01-22T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramentos e identidade profissional: reflexões sobre leitura, escrita e subjetividade na universidade |
title |
Letramentos e identidade profissional: reflexões sobre leitura, escrita e subjetividade na universidade |
spellingShingle |
Letramentos e identidade profissional: reflexões sobre leitura, escrita e subjetividade na universidade Pan,Miriam A. Graciano de Souza Subjetividade letramento educação superior |
title_short |
Letramentos e identidade profissional: reflexões sobre leitura, escrita e subjetividade na universidade |
title_full |
Letramentos e identidade profissional: reflexões sobre leitura, escrita e subjetividade na universidade |
title_fullStr |
Letramentos e identidade profissional: reflexões sobre leitura, escrita e subjetividade na universidade |
title_full_unstemmed |
Letramentos e identidade profissional: reflexões sobre leitura, escrita e subjetividade na universidade |
title_sort |
Letramentos e identidade profissional: reflexões sobre leitura, escrita e subjetividade na universidade |
author |
Pan,Miriam A. Graciano de Souza |
author_facet |
Pan,Miriam A. Graciano de Souza Litenski,Andriele C. de Lima |
author_role |
author |
author2 |
Litenski,Andriele C. de Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pan,Miriam A. Graciano de Souza Litenski,Andriele C. de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Subjetividade letramento educação superior |
topic |
Subjetividade letramento educação superior |
description |
Resumo O artigo investiga as dimensões subjetivas e de constituição das identidades profissionais produzidas pelas práticas de letramento acadêmico. Por meio de uma análise discursiva bakhtiniana, foram analisados os enunciados de quatro estudantes do curso Psicologia da Universidade Federal do Paraná, produzidos durante a realização de oficinas de leitura e escrita. Os enunciados dos estudantes remetem ao sentido de choque em sua experiência com a linguagem acadêmica, vivenciado no momento de ingresso na universidade. Os discursos de identidade que configuram as práticas de leitura e escrita operam sob o signo da competência/incompetência acarretando modos de produção subjetiva que remetem à individualização e culpabilização pelas dificuldades com a escrita científica. Por fim, discute-se a metodologia de oficinas a partir dos fundamentos propostos, como um modelo de intervenção possível para a Psicologia no campo da educação superior. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000300527 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000300527 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2175-35392018032403 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.22 n.3 2018 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212606981177344 |