Perfis de capacidades cognitivas na bateria de provas de raciocínio (BPR-5)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida,Leandro S.
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Primi,Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572004000200002
Resumo: Essa pesquisa estudou os perfis de capacidades cognitivas na Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5), que é composta por cinco subtestes: raciocínio abstrato, verbal, numérico, espacial e mecânico. Os participantes foram 3039 estudantes do Brasil (1.444) e Portugal (1.595) das amostras de padronização. Os perfis foram caracterizados e comparados com a origem dos dados (Brazil X Portugal), gênero, idade, desempenho e áreas de estudo. Os perfis foram similares nos dois países e sistematicamente associados às variáveis critério. Concluiu-se que a forma dos perfis pode, potencialmente, trazer novas e sistemáticas informações sobre as forças e fraquezas das capacidades dos estudantes já que estão associadas às variáveis idade, áreas de estudo, reprovação e gênero.
id ABRAPEE-1_e980eb989a60dac997fce4dc08ea0719
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572004000200002
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Perfis de capacidades cognitivas na bateria de provas de raciocínio (BPR-5)Análise de conglomeradosAvaliação da inteligênciaPrecisão de desempenho acadêmicoEssa pesquisa estudou os perfis de capacidades cognitivas na Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5), que é composta por cinco subtestes: raciocínio abstrato, verbal, numérico, espacial e mecânico. Os participantes foram 3039 estudantes do Brasil (1.444) e Portugal (1.595) das amostras de padronização. Os perfis foram caracterizados e comparados com a origem dos dados (Brazil X Portugal), gênero, idade, desempenho e áreas de estudo. Os perfis foram similares nos dois países e sistematicamente associados às variáveis critério. Concluiu-se que a forma dos perfis pode, potencialmente, trazer novas e sistemáticas informações sobre as forças e fraquezas das capacidades dos estudantes já que estão associadas às variáveis idade, áreas de estudo, reprovação e gênero.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2004-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572004000200002Psicologia Escolar e Educacional v.8 n.2 2004reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572004000200002info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida,Leandro S.Primi,Ricardopor2010-12-16T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572004000200002Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-12-16T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfis de capacidades cognitivas na bateria de provas de raciocínio (BPR-5)
title Perfis de capacidades cognitivas na bateria de provas de raciocínio (BPR-5)
spellingShingle Perfis de capacidades cognitivas na bateria de provas de raciocínio (BPR-5)
Almeida,Leandro S.
Análise de conglomerados
Avaliação da inteligência
Precisão de desempenho acadêmico
title_short Perfis de capacidades cognitivas na bateria de provas de raciocínio (BPR-5)
title_full Perfis de capacidades cognitivas na bateria de provas de raciocínio (BPR-5)
title_fullStr Perfis de capacidades cognitivas na bateria de provas de raciocínio (BPR-5)
title_full_unstemmed Perfis de capacidades cognitivas na bateria de provas de raciocínio (BPR-5)
title_sort Perfis de capacidades cognitivas na bateria de provas de raciocínio (BPR-5)
author Almeida,Leandro S.
author_facet Almeida,Leandro S.
Primi,Ricardo
author_role author
author2 Primi,Ricardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida,Leandro S.
Primi,Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de conglomerados
Avaliação da inteligência
Precisão de desempenho acadêmico
topic Análise de conglomerados
Avaliação da inteligência
Precisão de desempenho acadêmico
description Essa pesquisa estudou os perfis de capacidades cognitivas na Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5), que é composta por cinco subtestes: raciocínio abstrato, verbal, numérico, espacial e mecânico. Os participantes foram 3039 estudantes do Brasil (1.444) e Portugal (1.595) das amostras de padronização. Os perfis foram caracterizados e comparados com a origem dos dados (Brazil X Portugal), gênero, idade, desempenho e áreas de estudo. Os perfis foram similares nos dois países e sistematicamente associados às variáveis critério. Concluiu-se que a forma dos perfis pode, potencialmente, trazer novas e sistemáticas informações sobre as forças e fraquezas das capacidades dos estudantes já que estão associadas às variáveis idade, áreas de estudo, reprovação e gênero.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572004000200002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572004000200002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572004000200002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.8 n.2 2004
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212604539043840