A Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5) aplicada a um contexto organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baumgartl,Viviane de Oliveira
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Nascimento,Elizabeth do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psico-USF (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712004000100002
Resumo: O presente estudo relata os resultados de uma pesquisa de estabelecimento de normas para a Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5) e de investigação da relação entre variáveis demográficas e ocupacionais e os desempenhos na referida bateria. As normas foram estabelecidas especificamente para os funcionários do setor elétrico de uma companhia energética de Minas Gerais, por ocasião da reimplantação do processo de avaliação psicológica. A amostra foi composta por 57 funcionários, que possuíam escolaridade de, pelo menos, 2o grau incompleto. Em razão do nível de escolaridade foi utilizada no estudo a forma B da bateria. Os resultados revelaram correlações significativas entre as idades dos sujeitos, a escolaridade e o desempenho geral na prova. Evidenciou-se, portanto, a importância do estabelecimento de normas para a empresa, visto que a amostra organizacional apresenta características peculiares em relação à amostra original de estudo da respectiva bateria.
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