Discutindo a formação em Psicologia: a atividade de supervisão e suas diversidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Neto,Walter Mariano de Faria
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Oliveira,Wanderlei Abadio de, Guzzo,Raquel Souza Lobo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000300573
Resumo: Resumo Este estudo discute e explora a supervisão como momento importante da formação profissional em Psicologia. Mediante um ensaio teórico, objetivou-se refletir sobre a atividade de supervisão de estágios e a multiplicidade conceitual do termo, além de explorar aspectos específicos da Psicologia Escolar. A Psicologia Crítica foi adotada como referencial teórico para pensar nos elementos da supervisão analisados. Entram em cena seus aspectos históricos no contexto da formação em Psicologia, a diversidade de sentidos que a palavra supervisão adquire, os modelos teóricos e as áreas prevalentes. Destaca-se a supervisão em Psicologia Escolar e como esta se delineou no Brasil ao longo do tempo. Reconhece-se a potencialidade da supervisão para romper com práticas profissionais centradas em concepções individuais ou médico-clínicas.
id ABRAPEE-1_edbf95a5c60e20209888aef5cbdf68d8
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572017000300573
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Discutindo a formação em Psicologia: a atividade de supervisão e suas diversidadesEnsino da PsicologiaFormação do PsicólogoPsicologia EscolarResumo Este estudo discute e explora a supervisão como momento importante da formação profissional em Psicologia. Mediante um ensaio teórico, objetivou-se refletir sobre a atividade de supervisão de estágios e a multiplicidade conceitual do termo, além de explorar aspectos específicos da Psicologia Escolar. A Psicologia Crítica foi adotada como referencial teórico para pensar nos elementos da supervisão analisados. Entram em cena seus aspectos históricos no contexto da formação em Psicologia, a diversidade de sentidos que a palavra supervisão adquire, os modelos teóricos e as áreas prevalentes. Destaca-se a supervisão em Psicologia Escolar e como esta se delineou no Brasil ao longo do tempo. Reconhece-se a potencialidade da supervisão para romper com práticas profissionais centradas em concepções individuais ou médico-clínicas.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000300573Psicologia Escolar e Educacional v.21 n.3 2017reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-353920170213111111info:eu-repo/semantics/openAccessSilva Neto,Walter Mariano de FariaOliveira,Wanderlei Abadio deGuzzo,Raquel Souza Lobopor2017-12-15T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572017000300573Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2017-12-15T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Discutindo a formação em Psicologia: a atividade de supervisão e suas diversidades
title Discutindo a formação em Psicologia: a atividade de supervisão e suas diversidades
spellingShingle Discutindo a formação em Psicologia: a atividade de supervisão e suas diversidades
Silva Neto,Walter Mariano de Faria
Ensino da Psicologia
Formação do Psicólogo
Psicologia Escolar
title_short Discutindo a formação em Psicologia: a atividade de supervisão e suas diversidades
title_full Discutindo a formação em Psicologia: a atividade de supervisão e suas diversidades
title_fullStr Discutindo a formação em Psicologia: a atividade de supervisão e suas diversidades
title_full_unstemmed Discutindo a formação em Psicologia: a atividade de supervisão e suas diversidades
title_sort Discutindo a formação em Psicologia: a atividade de supervisão e suas diversidades
author Silva Neto,Walter Mariano de Faria
author_facet Silva Neto,Walter Mariano de Faria
Oliveira,Wanderlei Abadio de
Guzzo,Raquel Souza Lobo
author_role author
author2 Oliveira,Wanderlei Abadio de
Guzzo,Raquel Souza Lobo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Neto,Walter Mariano de Faria
Oliveira,Wanderlei Abadio de
Guzzo,Raquel Souza Lobo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da Psicologia
Formação do Psicólogo
Psicologia Escolar
topic Ensino da Psicologia
Formação do Psicólogo
Psicologia Escolar
description Resumo Este estudo discute e explora a supervisão como momento importante da formação profissional em Psicologia. Mediante um ensaio teórico, objetivou-se refletir sobre a atividade de supervisão de estágios e a multiplicidade conceitual do termo, além de explorar aspectos específicos da Psicologia Escolar. A Psicologia Crítica foi adotada como referencial teórico para pensar nos elementos da supervisão analisados. Entram em cena seus aspectos históricos no contexto da formação em Psicologia, a diversidade de sentidos que a palavra supervisão adquire, os modelos teóricos e as áreas prevalentes. Destaca-se a supervisão em Psicologia Escolar e como esta se delineou no Brasil ao longo do tempo. Reconhece-se a potencialidade da supervisão para romper com práticas profissionais centradas em concepções individuais ou médico-clínicas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000300573
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000300573
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-353920170213111111
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.21 n.3 2017
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212606837522432