Discutindo a formação em Psicologia: a atividade de supervisão e suas diversidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000300573 |
Resumo: | Resumo Este estudo discute e explora a supervisão como momento importante da formação profissional em Psicologia. Mediante um ensaio teórico, objetivou-se refletir sobre a atividade de supervisão de estágios e a multiplicidade conceitual do termo, além de explorar aspectos específicos da Psicologia Escolar. A Psicologia Crítica foi adotada como referencial teórico para pensar nos elementos da supervisão analisados. Entram em cena seus aspectos históricos no contexto da formação em Psicologia, a diversidade de sentidos que a palavra supervisão adquire, os modelos teóricos e as áreas prevalentes. Destaca-se a supervisão em Psicologia Escolar e como esta se delineou no Brasil ao longo do tempo. Reconhece-se a potencialidade da supervisão para romper com práticas profissionais centradas em concepções individuais ou médico-clínicas. |
id |
ABRAPEE-1_edbf95a5c60e20209888aef5cbdf68d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572017000300573 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Discutindo a formação em Psicologia: a atividade de supervisão e suas diversidadesEnsino da PsicologiaFormação do PsicólogoPsicologia EscolarResumo Este estudo discute e explora a supervisão como momento importante da formação profissional em Psicologia. Mediante um ensaio teórico, objetivou-se refletir sobre a atividade de supervisão de estágios e a multiplicidade conceitual do termo, além de explorar aspectos específicos da Psicologia Escolar. A Psicologia Crítica foi adotada como referencial teórico para pensar nos elementos da supervisão analisados. Entram em cena seus aspectos históricos no contexto da formação em Psicologia, a diversidade de sentidos que a palavra supervisão adquire, os modelos teóricos e as áreas prevalentes. Destaca-se a supervisão em Psicologia Escolar e como esta se delineou no Brasil ao longo do tempo. Reconhece-se a potencialidade da supervisão para romper com práticas profissionais centradas em concepções individuais ou médico-clínicas.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000300573Psicologia Escolar e Educacional v.21 n.3 2017reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-353920170213111111info:eu-repo/semantics/openAccessSilva Neto,Walter Mariano de FariaOliveira,Wanderlei Abadio deGuzzo,Raquel Souza Lobopor2017-12-15T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572017000300573Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2017-12-15T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discutindo a formação em Psicologia: a atividade de supervisão e suas diversidades |
title |
Discutindo a formação em Psicologia: a atividade de supervisão e suas diversidades |
spellingShingle |
Discutindo a formação em Psicologia: a atividade de supervisão e suas diversidades Silva Neto,Walter Mariano de Faria Ensino da Psicologia Formação do Psicólogo Psicologia Escolar |
title_short |
Discutindo a formação em Psicologia: a atividade de supervisão e suas diversidades |
title_full |
Discutindo a formação em Psicologia: a atividade de supervisão e suas diversidades |
title_fullStr |
Discutindo a formação em Psicologia: a atividade de supervisão e suas diversidades |
title_full_unstemmed |
Discutindo a formação em Psicologia: a atividade de supervisão e suas diversidades |
title_sort |
Discutindo a formação em Psicologia: a atividade de supervisão e suas diversidades |
author |
Silva Neto,Walter Mariano de Faria |
author_facet |
Silva Neto,Walter Mariano de Faria Oliveira,Wanderlei Abadio de Guzzo,Raquel Souza Lobo |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira,Wanderlei Abadio de Guzzo,Raquel Souza Lobo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Neto,Walter Mariano de Faria Oliveira,Wanderlei Abadio de Guzzo,Raquel Souza Lobo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da Psicologia Formação do Psicólogo Psicologia Escolar |
topic |
Ensino da Psicologia Formação do Psicólogo Psicologia Escolar |
description |
Resumo Este estudo discute e explora a supervisão como momento importante da formação profissional em Psicologia. Mediante um ensaio teórico, objetivou-se refletir sobre a atividade de supervisão de estágios e a multiplicidade conceitual do termo, além de explorar aspectos específicos da Psicologia Escolar. A Psicologia Crítica foi adotada como referencial teórico para pensar nos elementos da supervisão analisados. Entram em cena seus aspectos históricos no contexto da formação em Psicologia, a diversidade de sentidos que a palavra supervisão adquire, os modelos teóricos e as áreas prevalentes. Destaca-se a supervisão em Psicologia Escolar e como esta se delineou no Brasil ao longo do tempo. Reconhece-se a potencialidade da supervisão para romper com práticas profissionais centradas em concepções individuais ou médico-clínicas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000300573 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000300573 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2175-353920170213111111 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.21 n.3 2017 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212606837522432 |