Psicologia, diretrizes curriculares e processos educativos na Amazônia: um estudo da formação de psicólogos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572010000100012 |
Resumo: | Este estudo objetiva analisar a formação de psicólogos frente às Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Psicologia no que tange aos processos educativos. Realizamos revisão da literatura pertinente ao tema, pesquisa documental e empírica com alunos, professores e coordenador de curso, utilizando questionário, entrevistas e adotando a estratégia de triangulação a partir das categorias: perfil sociocultural; nível de conhecimento acerca das mudanças oriundas das Diretrizes para o curso de Psicologia; percepção na qualidade da prática docente; nível de satisfação com relação à própria formação universitária, tomando como referência os conhecimentos, habilidades e competências adquiridas. Apresenta contribuições para a compreensão da formação de psicólogos no campo da educação na Amazônia no Ensino Superior, centrada na construção de um profissional de pensamento e prática críticos, capaz de analisar as transformações nos vários contextos educacionais e escolares, utilizando referenciais que permitam a compreensão do fenômeno educativo na sua complexidade. |
id |
ABRAPEE-1_044594463ca589cdba4c136ee8703703 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572010000100012 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Psicologia, diretrizes curriculares e processos educativos na Amazônia: um estudo da formação de psicólogosFormação do psicólogoPsicologia EscolarEnsino superiorEste estudo objetiva analisar a formação de psicólogos frente às Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Psicologia no que tange aos processos educativos. Realizamos revisão da literatura pertinente ao tema, pesquisa documental e empírica com alunos, professores e coordenador de curso, utilizando questionário, entrevistas e adotando a estratégia de triangulação a partir das categorias: perfil sociocultural; nível de conhecimento acerca das mudanças oriundas das Diretrizes para o curso de Psicologia; percepção na qualidade da prática docente; nível de satisfação com relação à própria formação universitária, tomando como referência os conhecimentos, habilidades e competências adquiridas. Apresenta contribuições para a compreensão da formação de psicólogos no campo da educação na Amazônia no Ensino Superior, centrada na construção de um profissional de pensamento e prática críticos, capaz de analisar as transformações nos vários contextos educacionais e escolares, utilizando referenciais que permitam a compreensão do fenômeno educativo na sua complexidade.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572010000100012Psicologia Escolar e Educacional v.14 n.1 2010reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572010000100012info:eu-repo/semantics/openAccessBrasileiro,Tânia Suely AzevedoSouza,Marilene Proença Rebello depor2010-10-19T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572010000100012Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-10-19T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Psicologia, diretrizes curriculares e processos educativos na Amazônia: um estudo da formação de psicólogos |
title |
Psicologia, diretrizes curriculares e processos educativos na Amazônia: um estudo da formação de psicólogos |
spellingShingle |
Psicologia, diretrizes curriculares e processos educativos na Amazônia: um estudo da formação de psicólogos Brasileiro,Tânia Suely Azevedo Formação do psicólogo Psicologia Escolar Ensino superior |
title_short |
Psicologia, diretrizes curriculares e processos educativos na Amazônia: um estudo da formação de psicólogos |
title_full |
Psicologia, diretrizes curriculares e processos educativos na Amazônia: um estudo da formação de psicólogos |
title_fullStr |
Psicologia, diretrizes curriculares e processos educativos na Amazônia: um estudo da formação de psicólogos |
title_full_unstemmed |
Psicologia, diretrizes curriculares e processos educativos na Amazônia: um estudo da formação de psicólogos |
title_sort |
Psicologia, diretrizes curriculares e processos educativos na Amazônia: um estudo da formação de psicólogos |
author |
Brasileiro,Tânia Suely Azevedo |
author_facet |
Brasileiro,Tânia Suely Azevedo Souza,Marilene Proença Rebello de |
author_role |
author |
author2 |
Souza,Marilene Proença Rebello de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brasileiro,Tânia Suely Azevedo Souza,Marilene Proença Rebello de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação do psicólogo Psicologia Escolar Ensino superior |
topic |
Formação do psicólogo Psicologia Escolar Ensino superior |
description |
Este estudo objetiva analisar a formação de psicólogos frente às Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Psicologia no que tange aos processos educativos. Realizamos revisão da literatura pertinente ao tema, pesquisa documental e empírica com alunos, professores e coordenador de curso, utilizando questionário, entrevistas e adotando a estratégia de triangulação a partir das categorias: perfil sociocultural; nível de conhecimento acerca das mudanças oriundas das Diretrizes para o curso de Psicologia; percepção na qualidade da prática docente; nível de satisfação com relação à própria formação universitária, tomando como referência os conhecimentos, habilidades e competências adquiridas. Apresenta contribuições para a compreensão da formação de psicólogos no campo da educação na Amazônia no Ensino Superior, centrada na construção de um profissional de pensamento e prática críticos, capaz de analisar as transformações nos vários contextos educacionais e escolares, utilizando referenciais que permitam a compreensão do fenômeno educativo na sua complexidade. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572010000100012 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572010000100012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-85572010000100012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.14 n.1 2010 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212605306601472 |