Produção Científica em avaliação psicológica no contexto escolar/educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima,Thatiana Helena de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cunha,Neide de Brito, Suehiro,Adriana Cristina Boulhoça
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100305
Resumo: Resumo O presente estudo investigou a produção científica em avaliação psicológica no contexto escolar/educacional entre 2005 e 2015. Foram analisados 94 artigos de 11 periódicos científicos classificados como A1 e A2. Os resultados evidenciaram que as revistas Psico-USF, Psicologia: Reflexão e Crítica e Revista Brasileira de Orientação Profissional, se destacaram. Pesquisas desenvolvidas em parceria e, por ambos os sexos, foram as mais frequentes, assim como a temática propriedades psicométricas/construção de instrumentos. Observou-se, ainda, que 36,6% dos trabalhos envolviam até 200 participantes e que os estudos foram realizados predominantemente com o Ensino Superior e com base em avaliações do tipo psicométrica/fatorial. Os artigos empregaram uma grande variabilidade de técnicas nas avaliações realizadas, sendo que o instrumento mais utilizado foi a Escala de Aconselhamento Profissional (EAP).
id ABRAPEE-1_ee2c29f4b3aca532271d287b042a3d14
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572019000100305
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Produção Científica em avaliação psicológica no contexto escolar/educacionalAvaliação psicológicaambiente escolarpesquisa científicaResumo O presente estudo investigou a produção científica em avaliação psicológica no contexto escolar/educacional entre 2005 e 2015. Foram analisados 94 artigos de 11 periódicos científicos classificados como A1 e A2. Os resultados evidenciaram que as revistas Psico-USF, Psicologia: Reflexão e Crítica e Revista Brasileira de Orientação Profissional, se destacaram. Pesquisas desenvolvidas em parceria e, por ambos os sexos, foram as mais frequentes, assim como a temática propriedades psicométricas/construção de instrumentos. Observou-se, ainda, que 36,6% dos trabalhos envolviam até 200 participantes e que os estudos foram realizados predominantemente com o Ensino Superior e com base em avaliações do tipo psicométrica/fatorial. Os artigos empregaram uma grande variabilidade de técnicas nas avaliações realizadas, sendo que o instrumento mais utilizado foi a Escala de Aconselhamento Profissional (EAP).Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100305Psicologia Escolar e Educacional v.23 2019reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392019018897info:eu-repo/semantics/openAccessLima,Thatiana Helena deCunha,Neide de BritoSuehiro,Adriana Cristina Boulhoçapor2019-06-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572019000100305Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2019-06-03T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção Científica em avaliação psicológica no contexto escolar/educacional
title Produção Científica em avaliação psicológica no contexto escolar/educacional
spellingShingle Produção Científica em avaliação psicológica no contexto escolar/educacional
Lima,Thatiana Helena de
Avaliação psicológica
ambiente escolar
pesquisa científica
title_short Produção Científica em avaliação psicológica no contexto escolar/educacional
title_full Produção Científica em avaliação psicológica no contexto escolar/educacional
title_fullStr Produção Científica em avaliação psicológica no contexto escolar/educacional
title_full_unstemmed Produção Científica em avaliação psicológica no contexto escolar/educacional
title_sort Produção Científica em avaliação psicológica no contexto escolar/educacional
author Lima,Thatiana Helena de
author_facet Lima,Thatiana Helena de
Cunha,Neide de Brito
Suehiro,Adriana Cristina Boulhoça
author_role author
author2 Cunha,Neide de Brito
Suehiro,Adriana Cristina Boulhoça
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima,Thatiana Helena de
Cunha,Neide de Brito
Suehiro,Adriana Cristina Boulhoça
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação psicológica
ambiente escolar
pesquisa científica
topic Avaliação psicológica
ambiente escolar
pesquisa científica
description Resumo O presente estudo investigou a produção científica em avaliação psicológica no contexto escolar/educacional entre 2005 e 2015. Foram analisados 94 artigos de 11 periódicos científicos classificados como A1 e A2. Os resultados evidenciaram que as revistas Psico-USF, Psicologia: Reflexão e Crítica e Revista Brasileira de Orientação Profissional, se destacaram. Pesquisas desenvolvidas em parceria e, por ambos os sexos, foram as mais frequentes, assim como a temática propriedades psicométricas/construção de instrumentos. Observou-se, ainda, que 36,6% dos trabalhos envolviam até 200 participantes e que os estudos foram realizados predominantemente com o Ensino Superior e com base em avaliações do tipo psicométrica/fatorial. Os artigos empregaram uma grande variabilidade de técnicas nas avaliações realizadas, sendo que o instrumento mais utilizado foi a Escala de Aconselhamento Profissional (EAP).
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100305
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-35392019018897
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.23 2019
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212607274778624