Preconceitos na escola: sentidos e significados atribuídos pelos adolescentes no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro,Aliciene Fusca Machado
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Buendgens,Jully Fortunato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572012000100005
Resumo: Este artigo discute de que forma o adolescente compreende e vivencia o preconceito na escola. O principal objetivo foi investigar os significados e sentidos atribuídos às situações de preconceito por adolescentes. Para coleta de dados utilizou-se entrevista semidirigida com 12 estudantes entre 14 e 17 anos de uma escola pública e uma privada de Joinville. Utilizaram-se para a fundamentação teórica os seguintes autores: Heller (1989), Silva (2005), Ozella (2002) e Aguiar (2006). Por meio da análise dos relatos foram criados quatro núcleos de significação: a) preconceitos: tipos e significados, b) manifestações de preconceito e sentimentos, c) movimentos de inclusão/exclusão na escola: a visão dos adolescentes e d) preconceito: equívocos e silenciamentos nas discussões escolares. As discussões revelam ambiguidades e dificuldades para identificar e discutir as situações de preconceito vivenciadas na escola. Tais resultados apontam para a necessidade de trabalhar a temática da diversidade e do preconceito com mais frequência no espaço escolar.
id ABRAPEE-1_f01c6c3e00f59ed90107c74c7d68b5b9
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572012000100005
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Preconceitos na escola: sentidos e significados atribuídos pelos adolescentes no ensino médioPreconceitoadolescentesinclusão escolarEste artigo discute de que forma o adolescente compreende e vivencia o preconceito na escola. O principal objetivo foi investigar os significados e sentidos atribuídos às situações de preconceito por adolescentes. Para coleta de dados utilizou-se entrevista semidirigida com 12 estudantes entre 14 e 17 anos de uma escola pública e uma privada de Joinville. Utilizaram-se para a fundamentação teórica os seguintes autores: Heller (1989), Silva (2005), Ozella (2002) e Aguiar (2006). Por meio da análise dos relatos foram criados quatro núcleos de significação: a) preconceitos: tipos e significados, b) manifestações de preconceito e sentimentos, c) movimentos de inclusão/exclusão na escola: a visão dos adolescentes e d) preconceito: equívocos e silenciamentos nas discussões escolares. As discussões revelam ambiguidades e dificuldades para identificar e discutir as situações de preconceito vivenciadas na escola. Tais resultados apontam para a necessidade de trabalhar a temática da diversidade e do preconceito com mais frequência no espaço escolar.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572012000100005Psicologia Escolar e Educacional v.16 n.1 2012reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572012000100005info:eu-repo/semantics/openAccessCordeiro,Aliciene Fusca MachadoBuendgens,Jully Fortunatopor2012-07-26T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572012000100005Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2012-07-26T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Preconceitos na escola: sentidos e significados atribuídos pelos adolescentes no ensino médio
title Preconceitos na escola: sentidos e significados atribuídos pelos adolescentes no ensino médio
spellingShingle Preconceitos na escola: sentidos e significados atribuídos pelos adolescentes no ensino médio
Cordeiro,Aliciene Fusca Machado
Preconceito
adolescentes
inclusão escolar
title_short Preconceitos na escola: sentidos e significados atribuídos pelos adolescentes no ensino médio
title_full Preconceitos na escola: sentidos e significados atribuídos pelos adolescentes no ensino médio
title_fullStr Preconceitos na escola: sentidos e significados atribuídos pelos adolescentes no ensino médio
title_full_unstemmed Preconceitos na escola: sentidos e significados atribuídos pelos adolescentes no ensino médio
title_sort Preconceitos na escola: sentidos e significados atribuídos pelos adolescentes no ensino médio
author Cordeiro,Aliciene Fusca Machado
author_facet Cordeiro,Aliciene Fusca Machado
Buendgens,Jully Fortunato
author_role author
author2 Buendgens,Jully Fortunato
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro,Aliciene Fusca Machado
Buendgens,Jully Fortunato
dc.subject.por.fl_str_mv Preconceito
adolescentes
inclusão escolar
topic Preconceito
adolescentes
inclusão escolar
description Este artigo discute de que forma o adolescente compreende e vivencia o preconceito na escola. O principal objetivo foi investigar os significados e sentidos atribuídos às situações de preconceito por adolescentes. Para coleta de dados utilizou-se entrevista semidirigida com 12 estudantes entre 14 e 17 anos de uma escola pública e uma privada de Joinville. Utilizaram-se para a fundamentação teórica os seguintes autores: Heller (1989), Silva (2005), Ozella (2002) e Aguiar (2006). Por meio da análise dos relatos foram criados quatro núcleos de significação: a) preconceitos: tipos e significados, b) manifestações de preconceito e sentimentos, c) movimentos de inclusão/exclusão na escola: a visão dos adolescentes e d) preconceito: equívocos e silenciamentos nas discussões escolares. As discussões revelam ambiguidades e dificuldades para identificar e discutir as situações de preconceito vivenciadas na escola. Tais resultados apontam para a necessidade de trabalhar a temática da diversidade e do preconceito com mais frequência no espaço escolar.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572012000100005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572012000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572012000100005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.16 n.1 2012
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212605640048640