EXPERIMENTOS E PSICOLOGIA SOVIÉTICA: UMA ANTÍTESE METODOLÓGICA EQUIVOCADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira,Ana Paula Gomes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Brockington,Guilherme, Guzzo,Raquel Souza Lobo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100334
Resumo: RESUMO Este trabalho apresenta-se como um ensaio teórico dedicado a enfatizar as bases ontológicas e epistemológicas da Psicologia Soviética para delimitar suas necessárias propriedades metodológicas. Acentuamos o risco anunciado para o campo da Psicologia Histórico-Cultural quando cedemos ao equívoco de esvaziar os sentidos atribuídos por Vigotski e pelos integrantes de seu Círculo ao Método Genético-Experimental à organização metodológica no campo das pesquisas em Psicologia. Por isso, propõe-se como objetivo deste trabalho o resgate da ênfase sobre as dimensões de experimentação no âmbito da organização da psicologia soviética com o intuito de desvendar seu impacto a esse respeito no campo das produções brasileiras, na interface entre a Psicologia e a Educação. Esse cuidado evita que contribuamos com a manutenção de um projeto teórico e político que anunciamos combater. Pretende-se contribuir com a compreensão de que as atividades de experimentação não se opõem às dimensões da crítica no interior do Materialismo Histórico-Dialético, ao contrário, são, muitas vezes, requeridas por ele.
id ABRAPEE-1_f3a1bb0af5e7df08e7cf08e025a605d6
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572021000100334
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling EXPERIMENTOS E PSICOLOGIA SOVIÉTICA: UMA ANTÍTESE METODOLÓGICA EQUIVOCADAmétodo genético-experimentalpsicologia histórico-culturalexperimentoRESUMO Este trabalho apresenta-se como um ensaio teórico dedicado a enfatizar as bases ontológicas e epistemológicas da Psicologia Soviética para delimitar suas necessárias propriedades metodológicas. Acentuamos o risco anunciado para o campo da Psicologia Histórico-Cultural quando cedemos ao equívoco de esvaziar os sentidos atribuídos por Vigotski e pelos integrantes de seu Círculo ao Método Genético-Experimental à organização metodológica no campo das pesquisas em Psicologia. Por isso, propõe-se como objetivo deste trabalho o resgate da ênfase sobre as dimensões de experimentação no âmbito da organização da psicologia soviética com o intuito de desvendar seu impacto a esse respeito no campo das produções brasileiras, na interface entre a Psicologia e a Educação. Esse cuidado evita que contribuamos com a manutenção de um projeto teórico e político que anunciamos combater. Pretende-se contribuir com a compreensão de que as atividades de experimentação não se opõem às dimensões da crítica no interior do Materialismo Histórico-Dialético, ao contrário, são, muitas vezes, requeridas por ele.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100334Psicologia Escolar e Educacional v.25 2021reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392021228188info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira,Ana Paula GomesBrockington,GuilhermeGuzzo,Raquel Souza Lobopor2021-12-01T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572021000100334Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2021-12-01T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv EXPERIMENTOS E PSICOLOGIA SOVIÉTICA: UMA ANTÍTESE METODOLÓGICA EQUIVOCADA
title EXPERIMENTOS E PSICOLOGIA SOVIÉTICA: UMA ANTÍTESE METODOLÓGICA EQUIVOCADA
spellingShingle EXPERIMENTOS E PSICOLOGIA SOVIÉTICA: UMA ANTÍTESE METODOLÓGICA EQUIVOCADA
Moreira,Ana Paula Gomes
método genético-experimental
psicologia histórico-cultural
experimento
title_short EXPERIMENTOS E PSICOLOGIA SOVIÉTICA: UMA ANTÍTESE METODOLÓGICA EQUIVOCADA
title_full EXPERIMENTOS E PSICOLOGIA SOVIÉTICA: UMA ANTÍTESE METODOLÓGICA EQUIVOCADA
title_fullStr EXPERIMENTOS E PSICOLOGIA SOVIÉTICA: UMA ANTÍTESE METODOLÓGICA EQUIVOCADA
title_full_unstemmed EXPERIMENTOS E PSICOLOGIA SOVIÉTICA: UMA ANTÍTESE METODOLÓGICA EQUIVOCADA
title_sort EXPERIMENTOS E PSICOLOGIA SOVIÉTICA: UMA ANTÍTESE METODOLÓGICA EQUIVOCADA
author Moreira,Ana Paula Gomes
author_facet Moreira,Ana Paula Gomes
Brockington,Guilherme
Guzzo,Raquel Souza Lobo
author_role author
author2 Brockington,Guilherme
Guzzo,Raquel Souza Lobo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira,Ana Paula Gomes
Brockington,Guilherme
Guzzo,Raquel Souza Lobo
dc.subject.por.fl_str_mv método genético-experimental
psicologia histórico-cultural
experimento
topic método genético-experimental
psicologia histórico-cultural
experimento
description RESUMO Este trabalho apresenta-se como um ensaio teórico dedicado a enfatizar as bases ontológicas e epistemológicas da Psicologia Soviética para delimitar suas necessárias propriedades metodológicas. Acentuamos o risco anunciado para o campo da Psicologia Histórico-Cultural quando cedemos ao equívoco de esvaziar os sentidos atribuídos por Vigotski e pelos integrantes de seu Círculo ao Método Genético-Experimental à organização metodológica no campo das pesquisas em Psicologia. Por isso, propõe-se como objetivo deste trabalho o resgate da ênfase sobre as dimensões de experimentação no âmbito da organização da psicologia soviética com o intuito de desvendar seu impacto a esse respeito no campo das produções brasileiras, na interface entre a Psicologia e a Educação. Esse cuidado evita que contribuamos com a manutenção de um projeto teórico e político que anunciamos combater. Pretende-se contribuir com a compreensão de que as atividades de experimentação não se opõem às dimensões da crítica no interior do Materialismo Histórico-Dialético, ao contrário, são, muitas vezes, requeridas por ele.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100334
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-35392021228188
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.25 2021
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212607719374848