Experimentos de eletrostática como metodologia de aprendizagem significativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luiz, Rodrigo de Lima [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/158320
Resumo: Neste trabalho, foi pesquisada uma forma alternativa de aplicação de experimentos em sala de aula, na qual os alunos foram responsáveis pela confecção deles e não meros expectadores que observaram o professor realizar a atividade experimental. Assim, os estudantes produziram, executaram e tiraram suas conclusões acerca das atividades propostas. Propôs-se, neste trabalho, a aplicação de uma sequência didática para abordar eletrostática utilizando atividades experimentais, como metodologia de aprendizagem significativa, proposta por David Ausubel. Antes da realização dos experimentos, o tema foi contextualizado através de vídeos que mostravam situações intrigantes no cotidiano dos alunos, envolvendo eletrostática. Também foi abordada a história da eletricidade com suas principais descobertas e como os conceitos científicos foram evoluindo ao longo do tempo. Em seguida, utilizando materiais de baixo custo e fáceis de serem encontrados e seguindo roteiros experimentais, os alunos construíram experimentos que permitiram a verificação dos três processos de eletrização: atrito, contato e indução. Também, verificaram a distribuição de cargas em condutores em equilíbrio eletrostático, a blindagem eletrostática e o poder das pontas. O trabalho visou despertar o interesse e motivação dos alunos nas aulas de Física, desenvolvendo suas habilidades em seguir roteiros simples, coletar e analisar dados, além de aplicar os conceitos, abordados em sala, em situações de seu cotidiano.
id UNSP_3cad135bfe47f425e54b28fb9259ee09
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/158320
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Experimentos de eletrostática como metodologia de aprendizagem significativaExperiments of electrostatics as a methodology of significant learningAtividade experimentalEletrostáticaConfecção de experimentosExperimental activityElectrostaticsPreparation of experimentsNeste trabalho, foi pesquisada uma forma alternativa de aplicação de experimentos em sala de aula, na qual os alunos foram responsáveis pela confecção deles e não meros expectadores que observaram o professor realizar a atividade experimental. Assim, os estudantes produziram, executaram e tiraram suas conclusões acerca das atividades propostas. Propôs-se, neste trabalho, a aplicação de uma sequência didática para abordar eletrostática utilizando atividades experimentais, como metodologia de aprendizagem significativa, proposta por David Ausubel. Antes da realização dos experimentos, o tema foi contextualizado através de vídeos que mostravam situações intrigantes no cotidiano dos alunos, envolvendo eletrostática. Também foi abordada a história da eletricidade com suas principais descobertas e como os conceitos científicos foram evoluindo ao longo do tempo. Em seguida, utilizando materiais de baixo custo e fáceis de serem encontrados e seguindo roteiros experimentais, os alunos construíram experimentos que permitiram a verificação dos três processos de eletrização: atrito, contato e indução. Também, verificaram a distribuição de cargas em condutores em equilíbrio eletrostático, a blindagem eletrostática e o poder das pontas. O trabalho visou despertar o interesse e motivação dos alunos nas aulas de Física, desenvolvendo suas habilidades em seguir roteiros simples, coletar e analisar dados, além de aplicar os conceitos, abordados em sala, em situações de seu cotidiano.In this work, an alternative way of applying experiments in the classroom has been investigated, in which the students were responsible by their confections and not mere spectators who observed the teacher to perform an experimental activity. Thus, students produced, performed, and concluded on the proposed activities. It was proposed, in this work, the application of a Didactic Sequence to approach electrostatic using experimental activities, as significant learning methodology, proposed by David Ausubel. Before the experiments, the theme was contextualized through videos that showed intriguing situations in the daily life of students, involving electrostatics. It was also discussed the electricity history with its main discoveries, and how scientific concepts were developed over time. Then, using inexpensive, easy-to-find materials and following experimental script, the students constructed experiments that allowed the verification of the three electrification processes: friction, contact and induction. Also, they verified the charges distribution in conductors in electrostatic equilibrium, the electrostatic shield and the power of the tips. The aim of this work was to arouse student’s interest and motivation in physics classes, developing their skills in following simple scripts, collecting and analyzing data, and applying the concepts, addressed in the classroom, in everyday situations.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Albas, Agda Eunice de Souza [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Luiz, Rodrigo de Lima [UNESP]2018-11-22T10:50:34Z2018-11-22T10:50:34Z2018-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15832000091020033283010001P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T13:19:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/158320Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:56:32.294223Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Experimentos de eletrostática como metodologia de aprendizagem significativa
Experiments of electrostatics as a methodology of significant learning
title Experimentos de eletrostática como metodologia de aprendizagem significativa
spellingShingle Experimentos de eletrostática como metodologia de aprendizagem significativa
Luiz, Rodrigo de Lima [UNESP]
Atividade experimental
Eletrostática
Confecção de experimentos
Experimental activity
Electrostatics
Preparation of experiments
title_short Experimentos de eletrostática como metodologia de aprendizagem significativa
title_full Experimentos de eletrostática como metodologia de aprendizagem significativa
title_fullStr Experimentos de eletrostática como metodologia de aprendizagem significativa
title_full_unstemmed Experimentos de eletrostática como metodologia de aprendizagem significativa
title_sort Experimentos de eletrostática como metodologia de aprendizagem significativa
author Luiz, Rodrigo de Lima [UNESP]
author_facet Luiz, Rodrigo de Lima [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Albas, Agda Eunice de Souza [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Luiz, Rodrigo de Lima [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Atividade experimental
Eletrostática
Confecção de experimentos
Experimental activity
Electrostatics
Preparation of experiments
topic Atividade experimental
Eletrostática
Confecção de experimentos
Experimental activity
Electrostatics
Preparation of experiments
description Neste trabalho, foi pesquisada uma forma alternativa de aplicação de experimentos em sala de aula, na qual os alunos foram responsáveis pela confecção deles e não meros expectadores que observaram o professor realizar a atividade experimental. Assim, os estudantes produziram, executaram e tiraram suas conclusões acerca das atividades propostas. Propôs-se, neste trabalho, a aplicação de uma sequência didática para abordar eletrostática utilizando atividades experimentais, como metodologia de aprendizagem significativa, proposta por David Ausubel. Antes da realização dos experimentos, o tema foi contextualizado através de vídeos que mostravam situações intrigantes no cotidiano dos alunos, envolvendo eletrostática. Também foi abordada a história da eletricidade com suas principais descobertas e como os conceitos científicos foram evoluindo ao longo do tempo. Em seguida, utilizando materiais de baixo custo e fáceis de serem encontrados e seguindo roteiros experimentais, os alunos construíram experimentos que permitiram a verificação dos três processos de eletrização: atrito, contato e indução. Também, verificaram a distribuição de cargas em condutores em equilíbrio eletrostático, a blindagem eletrostática e o poder das pontas. O trabalho visou despertar o interesse e motivação dos alunos nas aulas de Física, desenvolvendo suas habilidades em seguir roteiros simples, coletar e analisar dados, além de aplicar os conceitos, abordados em sala, em situações de seu cotidiano.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-22T10:50:34Z
2018-11-22T10:50:34Z
2018-10-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/158320
000910200
33283010001P5
url http://hdl.handle.net/11449/158320
identifier_str_mv 000910200
33283010001P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128293352767488