Envolvimento materno e desempenho acadêmico: comparando crianças residindo com a mãe e com ambos os pais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa,Carolina Severino Lopes da
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Cia,Fabiana, Barham,Elizabeth Joan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572007000200012
Resumo: Este estudo objetivou comparar o envolvimento materno de crianças que vivem com a mãe e com ambos os pais e o desempenho acadêmico de crianças que vivem nesses dois contextos e relacionar a freqüência de envolvimento materno com o desempenho acadêmico das crianças. Participaram 30 crianças com idades entre 9 e 11 anos, alunos de 3a e 4a séries, metade vivendo em famílias monoparentais e metade com ambos os pais. Para avaliar o desempenho escolar das crianças, utilizou-se o Teste de Desempenho Escolar (TDE). Para caracterizar o envolvimento materno, usou-se o Questionário da Qualidade da Interação Familiar na Visão dos Filhos. Os resultados mostraram que houve algumas diferenças significativas no envolvimento materno nos dois grupos. Além disso, o envolvimento materno no grupo monoparental apresentou uma relação muito maior com o desempenho escolar de seus filhos do que no grupo biparental.
id ABRAPEE-1_f4e1994f3c4d0683e9aed97977bccefa
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572007000200012
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Envolvimento materno e desempenho acadêmico: comparando crianças residindo com a mãe e com ambos os paisFamílias monoparentaisFamíliaDesempenho acadêmicoEste estudo objetivou comparar o envolvimento materno de crianças que vivem com a mãe e com ambos os pais e o desempenho acadêmico de crianças que vivem nesses dois contextos e relacionar a freqüência de envolvimento materno com o desempenho acadêmico das crianças. Participaram 30 crianças com idades entre 9 e 11 anos, alunos de 3a e 4a séries, metade vivendo em famílias monoparentais e metade com ambos os pais. Para avaliar o desempenho escolar das crianças, utilizou-se o Teste de Desempenho Escolar (TDE). Para caracterizar o envolvimento materno, usou-se o Questionário da Qualidade da Interação Familiar na Visão dos Filhos. Os resultados mostraram que houve algumas diferenças significativas no envolvimento materno nos dois grupos. Além disso, o envolvimento materno no grupo monoparental apresentou uma relação muito maior com o desempenho escolar de seus filhos do que no grupo biparental.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572007000200012Psicologia Escolar e Educacional v.11 n.2 2007reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572007000200012info:eu-repo/semantics/openAccessCosta,Carolina Severino Lopes daCia,FabianaBarham,Elizabeth Joanpor2010-10-27T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572007000200012Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-10-27T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Envolvimento materno e desempenho acadêmico: comparando crianças residindo com a mãe e com ambos os pais
title Envolvimento materno e desempenho acadêmico: comparando crianças residindo com a mãe e com ambos os pais
spellingShingle Envolvimento materno e desempenho acadêmico: comparando crianças residindo com a mãe e com ambos os pais
Costa,Carolina Severino Lopes da
Famílias monoparentais
Família
Desempenho acadêmico
title_short Envolvimento materno e desempenho acadêmico: comparando crianças residindo com a mãe e com ambos os pais
title_full Envolvimento materno e desempenho acadêmico: comparando crianças residindo com a mãe e com ambos os pais
title_fullStr Envolvimento materno e desempenho acadêmico: comparando crianças residindo com a mãe e com ambos os pais
title_full_unstemmed Envolvimento materno e desempenho acadêmico: comparando crianças residindo com a mãe e com ambos os pais
title_sort Envolvimento materno e desempenho acadêmico: comparando crianças residindo com a mãe e com ambos os pais
author Costa,Carolina Severino Lopes da
author_facet Costa,Carolina Severino Lopes da
Cia,Fabiana
Barham,Elizabeth Joan
author_role author
author2 Cia,Fabiana
Barham,Elizabeth Joan
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa,Carolina Severino Lopes da
Cia,Fabiana
Barham,Elizabeth Joan
dc.subject.por.fl_str_mv Famílias monoparentais
Família
Desempenho acadêmico
topic Famílias monoparentais
Família
Desempenho acadêmico
description Este estudo objetivou comparar o envolvimento materno de crianças que vivem com a mãe e com ambos os pais e o desempenho acadêmico de crianças que vivem nesses dois contextos e relacionar a freqüência de envolvimento materno com o desempenho acadêmico das crianças. Participaram 30 crianças com idades entre 9 e 11 anos, alunos de 3a e 4a séries, metade vivendo em famílias monoparentais e metade com ambos os pais. Para avaliar o desempenho escolar das crianças, utilizou-se o Teste de Desempenho Escolar (TDE). Para caracterizar o envolvimento materno, usou-se o Questionário da Qualidade da Interação Familiar na Visão dos Filhos. Os resultados mostraram que houve algumas diferenças significativas no envolvimento materno nos dois grupos. Além disso, o envolvimento materno no grupo monoparental apresentou uma relação muito maior com o desempenho escolar de seus filhos do que no grupo biparental.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572007000200012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572007000200012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572007000200012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.11 n.2 2007
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212604927016960