Envolvimento materno e desempenho acadêmico: comparando crianças residindo com a mãe e com ambos os pais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572007000200012 |
Resumo: | Este estudo objetivou comparar o envolvimento materno de crianças que vivem com a mãe e com ambos os pais e o desempenho acadêmico de crianças que vivem nesses dois contextos e relacionar a freqüência de envolvimento materno com o desempenho acadêmico das crianças. Participaram 30 crianças com idades entre 9 e 11 anos, alunos de 3a e 4a séries, metade vivendo em famílias monoparentais e metade com ambos os pais. Para avaliar o desempenho escolar das crianças, utilizou-se o Teste de Desempenho Escolar (TDE). Para caracterizar o envolvimento materno, usou-se o Questionário da Qualidade da Interação Familiar na Visão dos Filhos. Os resultados mostraram que houve algumas diferenças significativas no envolvimento materno nos dois grupos. Além disso, o envolvimento materno no grupo monoparental apresentou uma relação muito maior com o desempenho escolar de seus filhos do que no grupo biparental. |
id |
ABRAPEE-1_f4e1994f3c4d0683e9aed97977bccefa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572007000200012 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Envolvimento materno e desempenho acadêmico: comparando crianças residindo com a mãe e com ambos os paisFamílias monoparentaisFamíliaDesempenho acadêmicoEste estudo objetivou comparar o envolvimento materno de crianças que vivem com a mãe e com ambos os pais e o desempenho acadêmico de crianças que vivem nesses dois contextos e relacionar a freqüência de envolvimento materno com o desempenho acadêmico das crianças. Participaram 30 crianças com idades entre 9 e 11 anos, alunos de 3a e 4a séries, metade vivendo em famílias monoparentais e metade com ambos os pais. Para avaliar o desempenho escolar das crianças, utilizou-se o Teste de Desempenho Escolar (TDE). Para caracterizar o envolvimento materno, usou-se o Questionário da Qualidade da Interação Familiar na Visão dos Filhos. Os resultados mostraram que houve algumas diferenças significativas no envolvimento materno nos dois grupos. Além disso, o envolvimento materno no grupo monoparental apresentou uma relação muito maior com o desempenho escolar de seus filhos do que no grupo biparental.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572007000200012Psicologia Escolar e Educacional v.11 n.2 2007reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572007000200012info:eu-repo/semantics/openAccessCosta,Carolina Severino Lopes daCia,FabianaBarham,Elizabeth Joanpor2010-10-27T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572007000200012Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-10-27T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Envolvimento materno e desempenho acadêmico: comparando crianças residindo com a mãe e com ambos os pais |
title |
Envolvimento materno e desempenho acadêmico: comparando crianças residindo com a mãe e com ambos os pais |
spellingShingle |
Envolvimento materno e desempenho acadêmico: comparando crianças residindo com a mãe e com ambos os pais Costa,Carolina Severino Lopes da Famílias monoparentais Família Desempenho acadêmico |
title_short |
Envolvimento materno e desempenho acadêmico: comparando crianças residindo com a mãe e com ambos os pais |
title_full |
Envolvimento materno e desempenho acadêmico: comparando crianças residindo com a mãe e com ambos os pais |
title_fullStr |
Envolvimento materno e desempenho acadêmico: comparando crianças residindo com a mãe e com ambos os pais |
title_full_unstemmed |
Envolvimento materno e desempenho acadêmico: comparando crianças residindo com a mãe e com ambos os pais |
title_sort |
Envolvimento materno e desempenho acadêmico: comparando crianças residindo com a mãe e com ambos os pais |
author |
Costa,Carolina Severino Lopes da |
author_facet |
Costa,Carolina Severino Lopes da Cia,Fabiana Barham,Elizabeth Joan |
author_role |
author |
author2 |
Cia,Fabiana Barham,Elizabeth Joan |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa,Carolina Severino Lopes da Cia,Fabiana Barham,Elizabeth Joan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Famílias monoparentais Família Desempenho acadêmico |
topic |
Famílias monoparentais Família Desempenho acadêmico |
description |
Este estudo objetivou comparar o envolvimento materno de crianças que vivem com a mãe e com ambos os pais e o desempenho acadêmico de crianças que vivem nesses dois contextos e relacionar a freqüência de envolvimento materno com o desempenho acadêmico das crianças. Participaram 30 crianças com idades entre 9 e 11 anos, alunos de 3a e 4a séries, metade vivendo em famílias monoparentais e metade com ambos os pais. Para avaliar o desempenho escolar das crianças, utilizou-se o Teste de Desempenho Escolar (TDE). Para caracterizar o envolvimento materno, usou-se o Questionário da Qualidade da Interação Familiar na Visão dos Filhos. Os resultados mostraram que houve algumas diferenças significativas no envolvimento materno nos dois grupos. Além disso, o envolvimento materno no grupo monoparental apresentou uma relação muito maior com o desempenho escolar de seus filhos do que no grupo biparental. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572007000200012 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572007000200012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-85572007000200012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.11 n.2 2007 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212604927016960 |