Desenvolvimento da inteligência emocional na escola: relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tessaro,Fernanda
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lampert,Claudia Daiane Trentin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100602
Resumo: Resumo O termo inteligência emocional refere-se à competência de reconhecer as próprias emoções e as dos outros, além da habilidade de lidar com sentimentos. Nesse sentido, intervenções através de atividades lúdicas, reflexivas e vivenciais podem auxiliar no desenvolvimento das habilidades referentes à inteligência emocional na escola. Este relato tem como objetivo apresentar um conjunto de ações desenvolvidas durante o período de estágio curricular da graduação em Psicologia, realizado numa escola pública, denominado “Aprendendo a lidar com as emoções”, o objetivo principal do projeto foi desenvolver e potencializar habilidades de inteligência emocional por meio da realização de grupos operativos. O desenvolvimento do projeto demonstrou a importância da inclusão da Psicologia no ambiente escolar com a possibilidade de realizar intervenções, especialmente de atividades de prevenção que auxiliem no desenvolvimento emocional dos alunos.
id ABRAPEE-1_f731fdf95a091b5f051550ab2221f599
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572019000100602
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento da inteligência emocional na escola: relato de experiênciaPsicologia escolaremoçõesescolas públicasResumo O termo inteligência emocional refere-se à competência de reconhecer as próprias emoções e as dos outros, além da habilidade de lidar com sentimentos. Nesse sentido, intervenções através de atividades lúdicas, reflexivas e vivenciais podem auxiliar no desenvolvimento das habilidades referentes à inteligência emocional na escola. Este relato tem como objetivo apresentar um conjunto de ações desenvolvidas durante o período de estágio curricular da graduação em Psicologia, realizado numa escola pública, denominado “Aprendendo a lidar com as emoções”, o objetivo principal do projeto foi desenvolver e potencializar habilidades de inteligência emocional por meio da realização de grupos operativos. O desenvolvimento do projeto demonstrou a importância da inclusão da Psicologia no ambiente escolar com a possibilidade de realizar intervenções, especialmente de atividades de prevenção que auxiliem no desenvolvimento emocional dos alunos.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100602Psicologia Escolar e Educacional v.23 2019reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392019018696info:eu-repo/semantics/openAccessTessaro,FernandaLampert,Claudia Daiane Trentinpor2019-10-30T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572019000100602Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2019-10-30T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento da inteligência emocional na escola: relato de experiência
title Desenvolvimento da inteligência emocional na escola: relato de experiência
spellingShingle Desenvolvimento da inteligência emocional na escola: relato de experiência
Tessaro,Fernanda
Psicologia escolar
emoções
escolas públicas
title_short Desenvolvimento da inteligência emocional na escola: relato de experiência
title_full Desenvolvimento da inteligência emocional na escola: relato de experiência
title_fullStr Desenvolvimento da inteligência emocional na escola: relato de experiência
title_full_unstemmed Desenvolvimento da inteligência emocional na escola: relato de experiência
title_sort Desenvolvimento da inteligência emocional na escola: relato de experiência
author Tessaro,Fernanda
author_facet Tessaro,Fernanda
Lampert,Claudia Daiane Trentin
author_role author
author2 Lampert,Claudia Daiane Trentin
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tessaro,Fernanda
Lampert,Claudia Daiane Trentin
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia escolar
emoções
escolas públicas
topic Psicologia escolar
emoções
escolas públicas
description Resumo O termo inteligência emocional refere-se à competência de reconhecer as próprias emoções e as dos outros, além da habilidade de lidar com sentimentos. Nesse sentido, intervenções através de atividades lúdicas, reflexivas e vivenciais podem auxiliar no desenvolvimento das habilidades referentes à inteligência emocional na escola. Este relato tem como objetivo apresentar um conjunto de ações desenvolvidas durante o período de estágio curricular da graduação em Psicologia, realizado numa escola pública, denominado “Aprendendo a lidar com as emoções”, o objetivo principal do projeto foi desenvolver e potencializar habilidades de inteligência emocional por meio da realização de grupos operativos. O desenvolvimento do projeto demonstrou a importância da inclusão da Psicologia no ambiente escolar com a possibilidade de realizar intervenções, especialmente de atividades de prevenção que auxiliem no desenvolvimento emocional dos alunos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100602
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-35392019018696
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.23 2019
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212607348178944