O desenvolvimento da inteligência emocional de crianças em idade Pré-Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Micaela Roque
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/7982
Resumo: O presente Relatório Final de Estágio (RFE) elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar do 1.º Ciclo do Ensino Básico compreende duas partes. Uma primeira parte que incide na reflexão crítico-reflexiva sobre as aprendizagens de desempenho potenciadas em contexto da Educação Pré-Escolar (EPE) e do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) e uma segunda parte que remete para o estudo desenvolvido num jardim de infância na periferia da cidade de Viseu, com o intuito de compreender a inteligência emocional e que estratégias potenciam o desenvolvimento de competências emocionais de crianças em idade pré-escolar. A reflexão crítico-reflexiva sustentada nas orientações dos Padrões de Desempenho Docente, debruça-se sobre as práticas educativas implementadas e os materiais desenvolvidos e utilizados durante a prática. A segunda parte reporta-se à investigação realizada, é um estudo de cariz qualitativo, com características de investigação-ação, recorrendo à observação participante em contexto de estágio, a gravações áudio e ao registo fotográfico. A investigação realizada tem como principais objetivos: identificar as estratégias adequadas para a abordagem da inteligência emocional com crianças em idade pré-escolar; compreender de que forma as atividades desenvolvidas num jardim de infância influenciam as competências emocionais das crianças; compreender a importância da inteligência emocional no desenvolvimento de competências emocionais da criança; e construir conhecimento no âmbito da inteligência emocional com crianças em idade pré-escolar. Com os dados obtidos conseguimos tirar algumas conclusões, coincidentes com alguns estudos divulgados, dando resposta à questão-problema. Os resultados permitem-nos concluir que efetivamente existem estratégias que promovem as habilidades da inteligência emocional, o que possibilita competências emocionais. Assim, é necessário criar uma prática consciente e assente nas emoções, sabendo escutar e acolher a criança naquilo que a rodeia e desperta emoções.
id RCAP_035a67d8a9b58776bf855043ce6df5d8
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7982
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O desenvolvimento da inteligência emocional de crianças em idade Pré-EscolarEducação Pré-EscolarEmoçõesInteligência EmocionalCompetências EmocionaisEarly childhoodEmotionsEmotional intelligenceEmotional SkillsO presente Relatório Final de Estágio (RFE) elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar do 1.º Ciclo do Ensino Básico compreende duas partes. Uma primeira parte que incide na reflexão crítico-reflexiva sobre as aprendizagens de desempenho potenciadas em contexto da Educação Pré-Escolar (EPE) e do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) e uma segunda parte que remete para o estudo desenvolvido num jardim de infância na periferia da cidade de Viseu, com o intuito de compreender a inteligência emocional e que estratégias potenciam o desenvolvimento de competências emocionais de crianças em idade pré-escolar. A reflexão crítico-reflexiva sustentada nas orientações dos Padrões de Desempenho Docente, debruça-se sobre as práticas educativas implementadas e os materiais desenvolvidos e utilizados durante a prática. A segunda parte reporta-se à investigação realizada, é um estudo de cariz qualitativo, com características de investigação-ação, recorrendo à observação participante em contexto de estágio, a gravações áudio e ao registo fotográfico. A investigação realizada tem como principais objetivos: identificar as estratégias adequadas para a abordagem da inteligência emocional com crianças em idade pré-escolar; compreender de que forma as atividades desenvolvidas num jardim de infância influenciam as competências emocionais das crianças; compreender a importância da inteligência emocional no desenvolvimento de competências emocionais da criança; e construir conhecimento no âmbito da inteligência emocional com crianças em idade pré-escolar. Com os dados obtidos conseguimos tirar algumas conclusões, coincidentes com alguns estudos divulgados, dando resposta à questão-problema. Os resultados permitem-nos concluir que efetivamente existem estratégias que promovem as habilidades da inteligência emocional, o que possibilita competências emocionais. Assim, é necessário criar uma prática consciente e assente nas emoções, sabendo escutar e acolher a criança naquilo que a rodeia e desperta emoções.This Final Internship Report prepared within the framework of the master’s degree in Early Childhood Education in the 1st Cycle of Basic Education comprises two parts. A first part that focuses on critical-reflexive reflection on performance learning enhanced in the context of Early childhood and the 1st Cycle of Basic Education and a second part that refers to the study developed in a kindergarten on the outskirts of the city of Viseu, with the aim of understanding emotional intelligence and which strategies enhance the development of emotional skills in preschool children. The critical-reflexive reflection supported by the guidelines of the Teaching Performance Standards, focuses on the educational practices implemented and the materials developed and used during practice. The second part refers to the research carried out, it is a qualitative study, with action-research characteristics, using participant observation in the context of an internship, audio recordings and photographic records. The main objectives of the investigation carried out are: to identify adequate strategies for approaching emotional intelligence with children of preschool age; understand how the activities developed in a kindergarten influence children's emotional skills; understand the importance of emotional intelligence in the development of children's emotional skills; and build knowledge in the field of emotional intelligence with children of preschool age. With the data obtained we were able to draw some conclusions, coinciding with some published studies, giving an answer to the question-problem. The results allow us to conclude that there are indeed strategies that promote emotional intelligence skills, which makes emotional skills possible. Thus, it is necessary to create a conscious practice based on emotions, knowing how to listen and accept the child in what surrounds him and arouses emotions.Rocha, JoãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuFernandes, Micaela Roque2023-03-132025-03-13T00:00:00Z2023-03-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/7982TID:203370937porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-21T02:31:59Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7982Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:39:09.375807Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento da inteligência emocional de crianças em idade Pré-Escolar
title O desenvolvimento da inteligência emocional de crianças em idade Pré-Escolar
spellingShingle O desenvolvimento da inteligência emocional de crianças em idade Pré-Escolar
Fernandes, Micaela Roque
Educação Pré-Escolar
Emoções
Inteligência Emocional
Competências Emocionais
Early childhood
Emotions
Emotional intelligence
Emotional Skills
title_short O desenvolvimento da inteligência emocional de crianças em idade Pré-Escolar
title_full O desenvolvimento da inteligência emocional de crianças em idade Pré-Escolar
title_fullStr O desenvolvimento da inteligência emocional de crianças em idade Pré-Escolar
title_full_unstemmed O desenvolvimento da inteligência emocional de crianças em idade Pré-Escolar
title_sort O desenvolvimento da inteligência emocional de crianças em idade Pré-Escolar
author Fernandes, Micaela Roque
author_facet Fernandes, Micaela Roque
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocha, João
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Micaela Roque
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Emoções
Inteligência Emocional
Competências Emocionais
Early childhood
Emotions
Emotional intelligence
Emotional Skills
topic Educação Pré-Escolar
Emoções
Inteligência Emocional
Competências Emocionais
Early childhood
Emotions
Emotional intelligence
Emotional Skills
description O presente Relatório Final de Estágio (RFE) elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar do 1.º Ciclo do Ensino Básico compreende duas partes. Uma primeira parte que incide na reflexão crítico-reflexiva sobre as aprendizagens de desempenho potenciadas em contexto da Educação Pré-Escolar (EPE) e do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) e uma segunda parte que remete para o estudo desenvolvido num jardim de infância na periferia da cidade de Viseu, com o intuito de compreender a inteligência emocional e que estratégias potenciam o desenvolvimento de competências emocionais de crianças em idade pré-escolar. A reflexão crítico-reflexiva sustentada nas orientações dos Padrões de Desempenho Docente, debruça-se sobre as práticas educativas implementadas e os materiais desenvolvidos e utilizados durante a prática. A segunda parte reporta-se à investigação realizada, é um estudo de cariz qualitativo, com características de investigação-ação, recorrendo à observação participante em contexto de estágio, a gravações áudio e ao registo fotográfico. A investigação realizada tem como principais objetivos: identificar as estratégias adequadas para a abordagem da inteligência emocional com crianças em idade pré-escolar; compreender de que forma as atividades desenvolvidas num jardim de infância influenciam as competências emocionais das crianças; compreender a importância da inteligência emocional no desenvolvimento de competências emocionais da criança; e construir conhecimento no âmbito da inteligência emocional com crianças em idade pré-escolar. Com os dados obtidos conseguimos tirar algumas conclusões, coincidentes com alguns estudos divulgados, dando resposta à questão-problema. Os resultados permitem-nos concluir que efetivamente existem estratégias que promovem as habilidades da inteligência emocional, o que possibilita competências emocionais. Assim, é necessário criar uma prática consciente e assente nas emoções, sabendo escutar e acolher a criança naquilo que a rodeia e desperta emoções.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-13
2023-03-13T00:00:00Z
2025-03-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/7982
TID:203370937
url http://hdl.handle.net/10400.19/7982
identifier_str_mv TID:203370937
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133652227981312