Relação entre autoestima, nível intelectual geral e metacognição em adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deffendi,Luma Tiziotto
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Schelini,Patrícia Waltz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572014000200313
Resumo: O objetivo do presente estudo constitui-se em verificar se o conhecimento de jovens sobre suas capacidades cognitivas, o chamado conhecimento metacognitivo, corresponde ao desempenho real em tarefas cognitivas e ao nível em que a autoestima está envolvida nessa relação. Participaram do estudo 61 alunos, de ambos os sexos, de duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola particular do Interior do Estado de São Paulo, com idades variando entre 16 e 18 anos. Foram utilizados três instrumentos psicológicos: as Matrizes Progressivas de Raven; a Escala de Metacognição (EMETA) e a Escala de Autoestima de Rosemberg. Os escores obtidos nas três medidas foram correlacionados e os resultados indicaram a existência de uma correlação forte entre os escores da Escala de Metacognição e Autoestima, confirmando uma das hipóteses iniciais de que os componentes metacognitivos podem estar relacionados ao conceito de autoestima.
id ABRAPEE-1_f93b3413833bbbb1f6b0b3d1c23cb3f2
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572014000200313
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Relação entre autoestima, nível intelectual geral e metacognição em adolescentesAutoestimametacogniçãointeligênciaO objetivo do presente estudo constitui-se em verificar se o conhecimento de jovens sobre suas capacidades cognitivas, o chamado conhecimento metacognitivo, corresponde ao desempenho real em tarefas cognitivas e ao nível em que a autoestima está envolvida nessa relação. Participaram do estudo 61 alunos, de ambos os sexos, de duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola particular do Interior do Estado de São Paulo, com idades variando entre 16 e 18 anos. Foram utilizados três instrumentos psicológicos: as Matrizes Progressivas de Raven; a Escala de Metacognição (EMETA) e a Escala de Autoestima de Rosemberg. Os escores obtidos nas três medidas foram correlacionados e os resultados indicaram a existência de uma correlação forte entre os escores da Escala de Metacognição e Autoestima, confirmando uma das hipóteses iniciais de que os componentes metacognitivos podem estar relacionados ao conceito de autoestima.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2014-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572014000200313Psicologia Escolar e Educacional v.18 n.2 2014reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-3539/2014/0182752info:eu-repo/semantics/openAccessDeffendi,Luma TiziottoSchelini,Patrícia Waltzpor2015-09-21T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572014000200313Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2015-09-21T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre autoestima, nível intelectual geral e metacognição em adolescentes
title Relação entre autoestima, nível intelectual geral e metacognição em adolescentes
spellingShingle Relação entre autoestima, nível intelectual geral e metacognição em adolescentes
Deffendi,Luma Tiziotto
Autoestima
metacognição
inteligência
title_short Relação entre autoestima, nível intelectual geral e metacognição em adolescentes
title_full Relação entre autoestima, nível intelectual geral e metacognição em adolescentes
title_fullStr Relação entre autoestima, nível intelectual geral e metacognição em adolescentes
title_full_unstemmed Relação entre autoestima, nível intelectual geral e metacognição em adolescentes
title_sort Relação entre autoestima, nível intelectual geral e metacognição em adolescentes
author Deffendi,Luma Tiziotto
author_facet Deffendi,Luma Tiziotto
Schelini,Patrícia Waltz
author_role author
author2 Schelini,Patrícia Waltz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Deffendi,Luma Tiziotto
Schelini,Patrícia Waltz
dc.subject.por.fl_str_mv Autoestima
metacognição
inteligência
topic Autoestima
metacognição
inteligência
description O objetivo do presente estudo constitui-se em verificar se o conhecimento de jovens sobre suas capacidades cognitivas, o chamado conhecimento metacognitivo, corresponde ao desempenho real em tarefas cognitivas e ao nível em que a autoestima está envolvida nessa relação. Participaram do estudo 61 alunos, de ambos os sexos, de duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola particular do Interior do Estado de São Paulo, com idades variando entre 16 e 18 anos. Foram utilizados três instrumentos psicológicos: as Matrizes Progressivas de Raven; a Escala de Metacognição (EMETA) e a Escala de Autoestima de Rosemberg. Os escores obtidos nas três medidas foram correlacionados e os resultados indicaram a existência de uma correlação forte entre os escores da Escala de Metacognição e Autoestima, confirmando uma das hipóteses iniciais de que os componentes metacognitivos podem estar relacionados ao conceito de autoestima.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572014000200313
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572014000200313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-3539/2014/0182752
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.18 n.2 2014
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212606073110528