A metacognição e sua relação com a afetividade e a cognição na aprendizagem matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roder, Luciana
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/57260
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Tania T. Bruns Zimer
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spelling Roder, LucianaZimer, Tania Teresinha BrunsUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática2021-05-06T17:08:29Z2021-05-06T17:08:29Z2018https://hdl.handle.net/1884/57260Orientadora: Profª. Drª. Tania T. Bruns ZimerDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 26/06/2018Inclui referências: p.176-183Resumo: A preocupação em torno da aprendizagem em Matemática conduziu a pesquisadora a envolver-se em estudos voltados para essa temática, encaminhando seu interesse em pesquisar sobre a importância da metacognição, mais especificamente investigar de que forma é possível promover o desenvolvimento de estratégias metacognitivas em alunos da 1ª. série do Ensino Médio, para a aprendizagem com vistas à mudança conceptual sobre a Matemática? O processo de aprendizagem demanda a articulação das diversas dimensões de habilidades do indivíduo, motivo pelo qual compreendese que o fortalecimento das habilidades metacognitivas pode favorecer a autonomia do aluno na aprendizagem da Matemática e produzir efeitos positivos sobre sua afetividade. Com base em Chacón (2003) e Echeíta e Martín (1995), que relacionam as atitudes do estudante frente à aprendizagem em Matemática com sua afetividade, em Ponte (1992) a respeito da influência que as concepções do aluno sobre a Matemática apresentam para sua aprendizagem, estruturou-se a proposta com objetivo de investigar sobre como promover o desenvolvimento de estratégias metacognitivas, em alunos da 1ª. série do Ensino Médio, de uma escola pública da rede estadual de ensino do interior do estado do Paraná, para a aprendizagem com vistas à mudança conceptual sobre a Matemática, segundo a Noção de Perfil Conceitual (MORTIMER, 1996). Esse estudo trata de uma pesquisa-intervenção com desenvolvimento de uma sequência didática destinada às questões metacognitivas e utilização do instrumento mapa afetivo, adaptado de Bonfim (2010), além de diversos tipos de registros, que se constituíram de imagens em vídeos, interações verbais em áudios e de diário de bordo da pesquisadora. A afetividade dos sujeitos ficou caracterizada segundo os sentimentos expressos de agrado, desagrado ou ausência de demonstrações a esse respeito, constituindo os grupos de sentimentos negativos, positivos e indefinidos. Entre os resultados pode-se apontar que houve movimentações tanto em relação à afetividade como em relação à concepção de Matemática e de aprendizagem da Matemática entre alguns dos sujeitos. O grupo de sentimentos positivos apresenta as movimentações de perfis mais adequadas, com maior evidência de concepções nas zonas tidas como ideais para os dois conceitos, enquanto a maior instabilidade de constituição de concepções foi demonstrada pelos sujeitos de sentimentos negativos. Entretanto, nas expressões em torno das tarefas os sujeitos informam sobre conhecimentos que buscam acessar (cálculo, regra ou fórmula), aliadas a ausência de referências que evidenciem processos metacognitivos, favorecem ponderar que a consciência a respeito de como pensam e como estruturam seus pensamentos na aprendizagem de Matemática seja incipiente, situação que impede o desenvolvimento de procedimentos de manejo e controle sobre a dimensão cognitiva, visto a metacognição se efetivar por processo consciente, informações que evidenciam a importância desse aspecto e a necessidade de ampliação de seus estudos. Palavras-chave: Afetividade. Metacognição. Perfil conceitual. Pesquisaintervenção. Matemática.Abstract: The concern about learning in Mathematics led the researcher to get involved in studies focused on this theme, heading her interest in researching into the importance of metacognition, more specifically investigate of how it is possible to promote the development of metacognitive strategies, in students from the First Year of High School, onto learning with a view towards the conceptual change over Mathematics? The learning process demands the articulation of various dimensions of the individual's abilities, a reason why it is understood that the fortification of metacognitive skills can give an advantage to the student's autonomy in Mathematics learning and result in positive effects on their affectivity. Based on Chacón (2003) and Echeíta and Martín (1995), who relate the pupil's attitudes towards Mathematics learning with their affectivity, and on Ponte (1992), regarding the influence that the student's conceptions about Mathematics present for their learning, it was structured a proposal whit goal for investigating about how to promote the development of metacognitive strategies, in students from the First Year of High School, at a public school from the state education network of the interior of Paraná state, onto learning with a view towards the conceptual change over Mathematics, according to the Conceptual Profile Notion (MORTIMER, 1996). This study is about an intervention research with the development of a didactic sequence aimed at metacognitive issues and utilization of the affective map instrument, adapted from Bonfim (2010), besides several kinds of records, which were constituted of images in videos, of verbal interactions in audios and of the researcher's logbook. The individuals' affectivity was characterized according to the expressed feelings of pleasure, dislike or lack of demonstrations in this respect, constituting the groups of negative, positive and indefinite feelings. Among the results, it is possible to indicate that there were movements regarding both the affectivity and the conception of Mathematics and Mathematics learning among some of the individuals. The positive feelings group presents more suitable profile movements, with greater evidence of conceptions in the zones considered ideal for both concepts, whereas the greater instability of conceptual constitution was demonstrated by individuals whose feelings were negative. Nevertheless, in expressions around the tasks, the individuals inform about the knowledge they seek to access (calculations, rules or formulae), allied to the absence of references that evidence metacognitive processes, which gives advantage to ponder that the conscience regarding how they think and how they structure their thoughts during Mathematics learning is incipient, a situation which impedes the development of management and control procedures over the cognitive dimension, due to the fact that metacognition is effected by a conscious process - information which evidences the importance of this aspect and the necessity of enlarging its studies. Key-words: Affectivity. Metacognition. Conceptual profile. Intervention research. Mathematics.258 p. : il. (algumas color.).application/pdfAprendizagemMetacogniçãoMatemáticaA metacognição e sua relação com a afetividade e a cognição na aprendizagem matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LUCIANA RODER.pdfapplication/pdf37130805https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/57260/1/R%20-%20D%20-%20LUCIANA%20RODER.pdf7f9e3f278ed5fce251fc52d9193d260bMD51open access1884/572602021-05-06 14:08:29.778open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/57260Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-05-06T17:08:29Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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