A inclusão escolar nas autobiografias de autistas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000300485 |
Resumo: | Resumo: O objetivo deste texto é abordar a inserção escolar no campo do autismo por meio de diversas experiências escolares relatadas nas autobiografias escritas por autistas. O estudo é teórico e está alicerçado na análise dos livros escritos por 14 autistas. Discutem-se as críticas que estes realizam em relação à impermeabilidade dos especialistas do campo do autismo ao saber que os autistas têm sobre si, constatando-se a importância de se estudar as orientações fornecidas pelos próprios autistas nestas autobiografias para uma mais efetiva inclusão escolar do autista. |
id |
ABRAPEE-1_f9e86e15baacb88763d8403af3565649 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572015000300485 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A inclusão escolar nas autobiografias de autistasPsicanáliseautismoinclusão escolarResumo: O objetivo deste texto é abordar a inserção escolar no campo do autismo por meio de diversas experiências escolares relatadas nas autobiografias escritas por autistas. O estudo é teórico e está alicerçado na análise dos livros escritos por 14 autistas. Discutem-se as críticas que estes realizam em relação à impermeabilidade dos especialistas do campo do autismo ao saber que os autistas têm sobre si, constatando-se a importância de se estudar as orientações fornecidas pelos próprios autistas nestas autobiografias para uma mais efetiva inclusão escolar do autista.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000300485Psicologia Escolar e Educacional v.19 n.3 2015reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-3539/2015/0193876info:eu-repo/semantics/openAccessBialer,Marinapor2016-01-06T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572015000300485Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2016-01-06T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inclusão escolar nas autobiografias de autistas |
title |
A inclusão escolar nas autobiografias de autistas |
spellingShingle |
A inclusão escolar nas autobiografias de autistas Bialer,Marina Psicanálise autismo inclusão escolar |
title_short |
A inclusão escolar nas autobiografias de autistas |
title_full |
A inclusão escolar nas autobiografias de autistas |
title_fullStr |
A inclusão escolar nas autobiografias de autistas |
title_full_unstemmed |
A inclusão escolar nas autobiografias de autistas |
title_sort |
A inclusão escolar nas autobiografias de autistas |
author |
Bialer,Marina |
author_facet |
Bialer,Marina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bialer,Marina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicanálise autismo inclusão escolar |
topic |
Psicanálise autismo inclusão escolar |
description |
Resumo: O objetivo deste texto é abordar a inserção escolar no campo do autismo por meio de diversas experiências escolares relatadas nas autobiografias escritas por autistas. O estudo é teórico e está alicerçado na análise dos livros escritos por 14 autistas. Discutem-se as críticas que estes realizam em relação à impermeabilidade dos especialistas do campo do autismo ao saber que os autistas têm sobre si, constatando-se a importância de se estudar as orientações fornecidas pelos próprios autistas nestas autobiografias para uma mais efetiva inclusão escolar do autista. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000300485 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000300485 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2175-3539/2015/0193876 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.19 n.3 2015 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212606170628096 |