Habilidade de escrita e compreensão de leitura como preditores de desempenho escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Fernandes,Eliane Sousa de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000300465
Resumo: Resumo A escrita e a compreensão de leitura se relacionam à capacidade de comunicação do ser humano por meio de símbolos escritos, estando vinculados ao desempenho acadêmico. Este estudo objetivou buscar relações entre instrumentos que avaliam escrita e compreensão de leitura, e verificar o valor preditivo destes para o desempenho escolar. Investigou, também, eventuais diferenças no desempenho de crianças nesses testes quanto ao sexo e série escolar. Participaram 485 crianças, de 6 a 12 anos, de ambos os sexos, recrutados nas cinco regiões brasileiras. Os instrumentos utilizados foram Escala de Avaliação da Escrita - EAVE, Teste de Cloze e Teste de Desempenho Escolar - TDE. Os resultados evidenciaram correlações significativas e fortes entre todos os testes e apontaram o EAVE e o Cloze como capazes de prever o desempenho no TDE. Esta amostra não apresentou diferença significativa entre os sexos, mas os testes se mostraram sensíveis para detectar diferenças entre os anos escolares.
id ABRAPEE-1_ff8f335da3dc76f6f00258cab6469cf7
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572016000300465
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Habilidade de escrita e compreensão de leitura como preditores de desempenho escolaravaliação psicológicarendimento escolararitmética.Resumo A escrita e a compreensão de leitura se relacionam à capacidade de comunicação do ser humano por meio de símbolos escritos, estando vinculados ao desempenho acadêmico. Este estudo objetivou buscar relações entre instrumentos que avaliam escrita e compreensão de leitura, e verificar o valor preditivo destes para o desempenho escolar. Investigou, também, eventuais diferenças no desempenho de crianças nesses testes quanto ao sexo e série escolar. Participaram 485 crianças, de 6 a 12 anos, de ambos os sexos, recrutados nas cinco regiões brasileiras. Os instrumentos utilizados foram Escala de Avaliação da Escrita - EAVE, Teste de Cloze e Teste de Desempenho Escolar - TDE. Os resultados evidenciaram correlações significativas e fortes entre todos os testes e apontaram o EAVE e o Cloze como capazes de prever o desempenho no TDE. Esta amostra não apresentou diferença significativa entre os sexos, mas os testes se mostraram sensíveis para detectar diferenças entre os anos escolares.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000300465Psicologia Escolar e Educacional v.20 n.3 2016reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-3539201502031013info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Acácia Aparecida Angeli dosFernandes,Eliane Sousa de Oliveirapor2017-01-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572016000300465Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2017-01-03T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Habilidade de escrita e compreensão de leitura como preditores de desempenho escolar
title Habilidade de escrita e compreensão de leitura como preditores de desempenho escolar
spellingShingle Habilidade de escrita e compreensão de leitura como preditores de desempenho escolar
Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
avaliação psicológica
rendimento escolar
aritmética.
title_short Habilidade de escrita e compreensão de leitura como preditores de desempenho escolar
title_full Habilidade de escrita e compreensão de leitura como preditores de desempenho escolar
title_fullStr Habilidade de escrita e compreensão de leitura como preditores de desempenho escolar
title_full_unstemmed Habilidade de escrita e compreensão de leitura como preditores de desempenho escolar
title_sort Habilidade de escrita e compreensão de leitura como preditores de desempenho escolar
author Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
author_facet Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
Fernandes,Eliane Sousa de Oliveira
author_role author
author2 Fernandes,Eliane Sousa de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
Fernandes,Eliane Sousa de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação psicológica
rendimento escolar
aritmética.
topic avaliação psicológica
rendimento escolar
aritmética.
description Resumo A escrita e a compreensão de leitura se relacionam à capacidade de comunicação do ser humano por meio de símbolos escritos, estando vinculados ao desempenho acadêmico. Este estudo objetivou buscar relações entre instrumentos que avaliam escrita e compreensão de leitura, e verificar o valor preditivo destes para o desempenho escolar. Investigou, também, eventuais diferenças no desempenho de crianças nesses testes quanto ao sexo e série escolar. Participaram 485 crianças, de 6 a 12 anos, de ambos os sexos, recrutados nas cinco regiões brasileiras. Os instrumentos utilizados foram Escala de Avaliação da Escrita - EAVE, Teste de Cloze e Teste de Desempenho Escolar - TDE. Os resultados evidenciaram correlações significativas e fortes entre todos os testes e apontaram o EAVE e o Cloze como capazes de prever o desempenho no TDE. Esta amostra não apresentou diferença significativa entre os sexos, mas os testes se mostraram sensíveis para detectar diferenças entre os anos escolares.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000300465
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000300465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-3539201502031013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.20 n.3 2016
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212606496735232