Teste de Desempenho Escolar: um estudo de levantamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psico-USF (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712013000300007 |
Resumo: | O Teste de Desempenho Escolar (TDE), de 1994, é um instrumento psicométrico de aplicação individual que avalia de forma ampla as capacidades fundamentais para o desempenho escolar em três áreas específicas: leitura, escrita e aritmética, voltado para 1ª a 6ª séries do Ensino Fundamental. O objetivo do presente estudo foi realizar um levantamento das publicações científicas que utilizaram o TDE de 1994 a 2011. Foi realizada busca nas bases de dados nacionais e internacionais. Os dados de 222 publicações foram analisados, e observou-se um aumento gradativo do número de publicações, em especial no biênio 2008-9 com um total de 73 publicações científicas. Verificou-se que o teste segue apresentando relevância, assim como a importância de atualizar o TDE, tendo em vista que o instrumento é amplamente utilizado em todo o país, porém possui normas desatualizadas e não está adequado à nova realidade de ensino brasileiro (Ensino Fundamental de nove anos). |
id |
USF-1_cc075d2ed0004cc50ce5a220ac0532c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-82712013000300007 |
network_acronym_str |
USF-1 |
network_name_str |
Psico-USF (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Teste de Desempenho Escolar: um estudo de levantamentoRendimento escolarTeste de Desempenho EscolarAvaliação psicológicaO Teste de Desempenho Escolar (TDE), de 1994, é um instrumento psicométrico de aplicação individual que avalia de forma ampla as capacidades fundamentais para o desempenho escolar em três áreas específicas: leitura, escrita e aritmética, voltado para 1ª a 6ª séries do Ensino Fundamental. O objetivo do presente estudo foi realizar um levantamento das publicações científicas que utilizaram o TDE de 1994 a 2011. Foi realizada busca nas bases de dados nacionais e internacionais. Os dados de 222 publicações foram analisados, e observou-se um aumento gradativo do número de publicações, em especial no biênio 2008-9 com um total de 73 publicações científicas. Verificou-se que o teste segue apresentando relevância, assim como a importância de atualizar o TDE, tendo em vista que o instrumento é amplamente utilizado em todo o país, porém possui normas desatualizadas e não está adequado à nova realidade de ensino brasileiro (Ensino Fundamental de nove anos).Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712013000300007Psico-USF v.18 n.3 2013reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/S1413-82712013000300007info:eu-repo/semantics/openAccessKnijnik,Luiza FeijóGiacomoni,ClaudiaStein,Lilian Milnitskypor2014-01-10T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712013000300007Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2014-01-10T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teste de Desempenho Escolar: um estudo de levantamento |
title |
Teste de Desempenho Escolar: um estudo de levantamento |
spellingShingle |
Teste de Desempenho Escolar: um estudo de levantamento Knijnik,Luiza Feijó Rendimento escolar Teste de Desempenho Escolar Avaliação psicológica |
title_short |
Teste de Desempenho Escolar: um estudo de levantamento |
title_full |
Teste de Desempenho Escolar: um estudo de levantamento |
title_fullStr |
Teste de Desempenho Escolar: um estudo de levantamento |
title_full_unstemmed |
Teste de Desempenho Escolar: um estudo de levantamento |
title_sort |
Teste de Desempenho Escolar: um estudo de levantamento |
author |
Knijnik,Luiza Feijó |
author_facet |
Knijnik,Luiza Feijó Giacomoni,Claudia Stein,Lilian Milnitsky |
author_role |
author |
author2 |
Giacomoni,Claudia Stein,Lilian Milnitsky |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Knijnik,Luiza Feijó Giacomoni,Claudia Stein,Lilian Milnitsky |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rendimento escolar Teste de Desempenho Escolar Avaliação psicológica |
topic |
Rendimento escolar Teste de Desempenho Escolar Avaliação psicológica |
description |
O Teste de Desempenho Escolar (TDE), de 1994, é um instrumento psicométrico de aplicação individual que avalia de forma ampla as capacidades fundamentais para o desempenho escolar em três áreas específicas: leitura, escrita e aritmética, voltado para 1ª a 6ª séries do Ensino Fundamental. O objetivo do presente estudo foi realizar um levantamento das publicações científicas que utilizaram o TDE de 1994 a 2011. Foi realizada busca nas bases de dados nacionais e internacionais. Os dados de 222 publicações foram analisados, e observou-se um aumento gradativo do número de publicações, em especial no biênio 2008-9 com um total de 73 publicações científicas. Verificou-se que o teste segue apresentando relevância, assim como a importância de atualizar o TDE, tendo em vista que o instrumento é amplamente utilizado em todo o país, porém possui normas desatualizadas e não está adequado à nova realidade de ensino brasileiro (Ensino Fundamental de nove anos). |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712013000300007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712013000300007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-82712013000300007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psico-USF v.18 n.3 2013 reponame:Psico-USF (Online) instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Psico-USF (Online) |
collection |
Psico-USF (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
edusf@saofrancisco.edu.br |
_version_ |
1748937787536572416 |