Rizomas e fluxos molares e moleculares da máquina-escola: confissões de um cartógrafo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822011000200011 |
Resumo: | Nosso estudo é resultante de uma pesquisa de campo em uma escola pública Municipal de Porto Alegre-RS, localizada em um bairro que enfrenta diversos problemas referentes a urbanização precária e conflitos armados. A pesquisa durou quatro meses, nos quais o pesquisador conviveu no espaço escolar em horário de aula, e também explorou o ambiente social. Os instrumentos de produção de dados da pesquisa foram o diário de campo, a fotografia e a gravação dos sons ambientes. O método empregado foi a cartografia social de Deleuze e Guattari. As experiências apontam para uma experimentação da cartografia do espaço escolar enquanto produção caótica e estética do cartógrafo, e mapeamento dos rizomas e das linhas de fuga da escola enquanto produção de fluxos molares e moleculares de alunos, professores e comunidade transversalizados pelas políticas de educação e conflitos da comunidade. |
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