Molar e molecular: uma cartografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Caio Felipe Varela
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Mosaicum
Texto Completo: https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/462
Resumo: Discutimos neste ensaio sobre um mapeamento cartográfico dos conceitos de molar e molecular na obra de Deleuze e Guattari, compreendendo o molar como enquadrador, duro e que busca a unidade, e o molecular como o fugidio, liso, que afirma a multiplicidade e a diferença. Para atingir este objetivo, buscamos geograficamente nos livros dos autores conceitos relacionados às afecções territoriais molar e molecular, traçando assim um caminhopara a nossa leitura deleuzo-guattariana. Conceitos como “rizoma”, “agenciamento” e “Corpo sem Órgãos” estão em contato direto com essas afecções territoriais e delineiam uma topologia dos relevos deleuzo-guattarianos, determinando o que se encontra mais perto ou mais longe, e o que contagia ou não tais conceitos. Buscamos apreender, dentro dos livros, os locais que afetam a própria filosofia e suas implicações na realidade, chamando-nos deafecções territoriais, ilhas de conceitos dentro do arquipélago de uma obra filosófica.
id FASB-2_51f0ffcb21d0eeb5d0545d0a6bd86d7c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/462
network_acronym_str FASB-2
network_name_str Revista Mosaicum
spelling Molar e molecular: uma cartografiaFilosofiaDeleuzeCartografiaMolar e molecularDiscutimos neste ensaio sobre um mapeamento cartográfico dos conceitos de molar e molecular na obra de Deleuze e Guattari, compreendendo o molar como enquadrador, duro e que busca a unidade, e o molecular como o fugidio, liso, que afirma a multiplicidade e a diferença. Para atingir este objetivo, buscamos geograficamente nos livros dos autores conceitos relacionados às afecções territoriais molar e molecular, traçando assim um caminhopara a nossa leitura deleuzo-guattariana. Conceitos como “rizoma”, “agenciamento” e “Corpo sem Órgãos” estão em contato direto com essas afecções territoriais e delineiam uma topologia dos relevos deleuzo-guattarianos, determinando o que se encontra mais perto ou mais longe, e o que contagia ou não tais conceitos. Buscamos apreender, dentro dos livros, os locais que afetam a própria filosofia e suas implicações na realidade, chamando-nos deafecções territoriais, ilhas de conceitos dentro do arquipélago de uma obra filosófica.Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)2020-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado pelos pares"application/pdfhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/46210.26893/rm.v16i32.462Revista Mosaicum; n. 32 (2020): Revista Mosaicum1980-41801808-589X10.26893/rm.v16i32reponame:Revista Mosaicuminstname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)instacron:FASBporhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/462/423Copyright (c) 2020 Revista Mosaicumhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Caio Felipe Varela 2021-06-28T11:58:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/462Revista1980-41801808-589Xopendoar:null2021-06-28 12:01:45.769Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)true
dc.title.none.fl_str_mv Molar e molecular: uma cartografia
title Molar e molecular: uma cartografia
spellingShingle Molar e molecular: uma cartografia
Martins, Caio Felipe Varela
Filosofia
Deleuze
Cartografia
Molar e molecular
title_short Molar e molecular: uma cartografia
title_full Molar e molecular: uma cartografia
title_fullStr Molar e molecular: uma cartografia
title_full_unstemmed Molar e molecular: uma cartografia
title_sort Molar e molecular: uma cartografia
author Martins, Caio Felipe Varela
author_facet Martins, Caio Felipe Varela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Caio Felipe Varela
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia
Deleuze
Cartografia
Molar e molecular
topic Filosofia
Deleuze
Cartografia
Molar e molecular
dc.description.none.fl_txt_mv Discutimos neste ensaio sobre um mapeamento cartográfico dos conceitos de molar e molecular na obra de Deleuze e Guattari, compreendendo o molar como enquadrador, duro e que busca a unidade, e o molecular como o fugidio, liso, que afirma a multiplicidade e a diferença. Para atingir este objetivo, buscamos geograficamente nos livros dos autores conceitos relacionados às afecções territoriais molar e molecular, traçando assim um caminhopara a nossa leitura deleuzo-guattariana. Conceitos como “rizoma”, “agenciamento” e “Corpo sem Órgãos” estão em contato direto com essas afecções territoriais e delineiam uma topologia dos relevos deleuzo-guattarianos, determinando o que se encontra mais perto ou mais longe, e o que contagia ou não tais conceitos. Buscamos apreender, dentro dos livros, os locais que afetam a própria filosofia e suas implicações na realidade, chamando-nos deafecções territoriais, ilhas de conceitos dentro do arquipélago de uma obra filosófica.
description Discutimos neste ensaio sobre um mapeamento cartográfico dos conceitos de molar e molecular na obra de Deleuze e Guattari, compreendendo o molar como enquadrador, duro e que busca a unidade, e o molecular como o fugidio, liso, que afirma a multiplicidade e a diferença. Para atingir este objetivo, buscamos geograficamente nos livros dos autores conceitos relacionados às afecções territoriais molar e molecular, traçando assim um caminhopara a nossa leitura deleuzo-guattariana. Conceitos como “rizoma”, “agenciamento” e “Corpo sem Órgãos” estão em contato direto com essas afecções territoriais e delineiam uma topologia dos relevos deleuzo-guattarianos, determinando o que se encontra mais perto ou mais longe, e o que contagia ou não tais conceitos. Buscamos apreender, dentro dos livros, os locais que afetam a própria filosofia e suas implicações na realidade, chamando-nos deafecções territoriais, ilhas de conceitos dentro do arquipélago de uma obra filosófica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado pelos pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/462
10.26893/rm.v16i32.462
url https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/462
identifier_str_mv 10.26893/rm.v16i32.462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/462/423
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Mosaicum
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Mosaicum
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mosaicum; n. 32 (2020): Revista Mosaicum
1980-4180
1808-589X
10.26893/rm.v16i32
reponame:Revista Mosaicum
instname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
instacron:FASB
reponame_str Revista Mosaicum
collection Revista Mosaicum
instname_str Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
instacron_str FASB
institution FASB
repository.name.fl_str_mv Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Filosofia
Deleuze
Cartografia
Molar e molecular
_version_ 1704448768026345472