É POSSÍVEL A SUBJETIVIDADE RESISTIR AO MARKETING DA EDUCAÇÃO E DA POLÍTICA?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos,Flávia Cristina Silveira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva,Ellen Aguiar da, Ueyama,Feliciana, Couto,Marilda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia & Sociedade (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822017000100241
Resumo: Resumo O presente artigo aborda a produção de subjetividades, baseada nas imagens, no marketing, na política educativa, pautada em uma economia neoliberal. O controle social pela comunicação e informação atua pela rapidez e fluxo de imagens, a interatividade e o jogo veloz, na política instrumental do mercado. O artigo está construído a partir de táticas analíticas com os autores: Deleuze, Guattari, Arendt, Levy, Foucault e Virílio. Se a vigilância da captura e distribuição das imagens é ampliada e parece ser incontornável, as resistências podem ser realizadas pela tentativa de criações clandestinas, fugas à visibilidade constante, à velocidade da política e ao mercado da educação. Assim, a criação pode operar pelos mecanismos dos deslocamentos das subjetividades utilitaristas e controladas pela opinião. Criticar a capitalização e o empreendedorismo visual-auditivo permanente face à sociedade da informação e da comunicação instantâneas permite fabular uma problematização do presente.
id ABRAPSO-1_1ff23f2d1b033d0c4889def60ce7244e
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-71822017000100241
network_acronym_str ABRAPSO-1
network_name_str Psicologia & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling É POSSÍVEL A SUBJETIVIDADE RESISTIR AO MARKETING DA EDUCAÇÃO E DA POLÍTICA?subjetividades e imagenseducaçãomarketingresistênciasResumo O presente artigo aborda a produção de subjetividades, baseada nas imagens, no marketing, na política educativa, pautada em uma economia neoliberal. O controle social pela comunicação e informação atua pela rapidez e fluxo de imagens, a interatividade e o jogo veloz, na política instrumental do mercado. O artigo está construído a partir de táticas analíticas com os autores: Deleuze, Guattari, Arendt, Levy, Foucault e Virílio. Se a vigilância da captura e distribuição das imagens é ampliada e parece ser incontornável, as resistências podem ser realizadas pela tentativa de criações clandestinas, fugas à visibilidade constante, à velocidade da política e ao mercado da educação. Assim, a criação pode operar pelos mecanismos dos deslocamentos das subjetividades utilitaristas e controladas pela opinião. Criticar a capitalização e o empreendedorismo visual-auditivo permanente face à sociedade da informação e da comunicação instantâneas permite fabular uma problematização do presente.Associação Brasileira de Psicologia Social2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822017000100241Psicologia & Sociedade v.29 2017reponame:Psicologia & Sociedade (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)instacron:ABRAPSO10.1590/1807-0310/2017v29152232info:eu-repo/semantics/openAccessLemos,Flávia Cristina SilveiraSilva,Ellen Aguiar daUeyama,FelicianaCouto,Marildapor2018-05-02T00:00:00Zoai:scielo:S0102-71822017000100241Revistahttps://www.scielo.br/j/psoc/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistapsisoc@gmail.com1807-03100102-7182opendoar:2018-05-02T00:00Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)false
dc.title.none.fl_str_mv É POSSÍVEL A SUBJETIVIDADE RESISTIR AO MARKETING DA EDUCAÇÃO E DA POLÍTICA?
title É POSSÍVEL A SUBJETIVIDADE RESISTIR AO MARKETING DA EDUCAÇÃO E DA POLÍTICA?
spellingShingle É POSSÍVEL A SUBJETIVIDADE RESISTIR AO MARKETING DA EDUCAÇÃO E DA POLÍTICA?
Lemos,Flávia Cristina Silveira
subjetividades e imagens
educação
marketing
resistências
title_short É POSSÍVEL A SUBJETIVIDADE RESISTIR AO MARKETING DA EDUCAÇÃO E DA POLÍTICA?
title_full É POSSÍVEL A SUBJETIVIDADE RESISTIR AO MARKETING DA EDUCAÇÃO E DA POLÍTICA?
title_fullStr É POSSÍVEL A SUBJETIVIDADE RESISTIR AO MARKETING DA EDUCAÇÃO E DA POLÍTICA?
title_full_unstemmed É POSSÍVEL A SUBJETIVIDADE RESISTIR AO MARKETING DA EDUCAÇÃO E DA POLÍTICA?
title_sort É POSSÍVEL A SUBJETIVIDADE RESISTIR AO MARKETING DA EDUCAÇÃO E DA POLÍTICA?
author Lemos,Flávia Cristina Silveira
author_facet Lemos,Flávia Cristina Silveira
Silva,Ellen Aguiar da
Ueyama,Feliciana
Couto,Marilda
author_role author
author2 Silva,Ellen Aguiar da
Ueyama,Feliciana
Couto,Marilda
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos,Flávia Cristina Silveira
Silva,Ellen Aguiar da
Ueyama,Feliciana
Couto,Marilda
dc.subject.por.fl_str_mv subjetividades e imagens
educação
marketing
resistências
topic subjetividades e imagens
educação
marketing
resistências
description Resumo O presente artigo aborda a produção de subjetividades, baseada nas imagens, no marketing, na política educativa, pautada em uma economia neoliberal. O controle social pela comunicação e informação atua pela rapidez e fluxo de imagens, a interatividade e o jogo veloz, na política instrumental do mercado. O artigo está construído a partir de táticas analíticas com os autores: Deleuze, Guattari, Arendt, Levy, Foucault e Virílio. Se a vigilância da captura e distribuição das imagens é ampliada e parece ser incontornável, as resistências podem ser realizadas pela tentativa de criações clandestinas, fugas à visibilidade constante, à velocidade da política e ao mercado da educação. Assim, a criação pode operar pelos mecanismos dos deslocamentos das subjetividades utilitaristas e controladas pela opinião. Criticar a capitalização e o empreendedorismo visual-auditivo permanente face à sociedade da informação e da comunicação instantâneas permite fabular uma problematização do presente.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822017000100241
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822017000100241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-0310/2017v29152232
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Social
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Social
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia & Sociedade v.29 2017
reponame:Psicologia & Sociedade (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
instacron:ABRAPSO
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
instacron_str ABRAPSO
institution ABRAPSO
reponame_str Psicologia & Sociedade (Online)
collection Psicologia & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
repository.mail.fl_str_mv revistapsisoc@gmail.com
_version_ 1754212535200907264