A sociedade de consumo, o marketing e a produção de subjetividades: questões para a educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cassiano Paes da
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Molon, Susana Inês
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/1185
Resumo: O capitalismo visa à expansão crescente e, para tanto, suas organizações desenvolvem estratégias de criação e recriação de produtos, e, assim, fomentam a sociedade de consumo. O marketing é uma das funções que, através de inúmeros mecanismos de produção de sentidos, cria expectativas e incentiva o consumo, a fim de tornar os consumidores permanentemente insatisfeitos. As organizações influenciam os processos sociais, interferem e delimitam as possibilidades de relações entre indivíduos e de construções culturais. Com base nesse contexto, procura-se, no presente ensaio, apresentar uma reflexão a respeito das construções sígnicas de marketing, mediante a utilização das ferramentas de produto, preço, promoção e distribuição, que influenciam as subjetividades e que participam ativamente na constituição do “sujeito semiótico”, que é produzido numa “atividade mediada semioticamente, portanto, no campo da intersubjetividade” (MOLON, 2003). Em seguida, reflete-se sobre algumas influências do sistema vigente nas três ecologias propostas por Guattari (1990), a saber: a natural, a social e a mental, que constituem a experiência humana. E, ainda, enfatiza-se algumas considerações sobre o papel que deve ser assumido pela educação ambiental na constituição e apropriação de um conhecimento crítico e transformador (LOUREIRO, 2004-b) que possibilite reflexões e intervenções na busca de mudanças no atual contexto social, econômico, político e ambiental, e principalmente que vise à emancipação, como diz Boaventura de Sousa Santos um conhecimento prudente para uma vida decente (1996).
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