A sociedade de consumo, o marketing e a produção de subjetividades: questões para a educação ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/1185 |
Resumo: | O capitalismo visa à expansão crescente e, para tanto, suas organizações desenvolvem estratégias de criação e recriação de produtos, e, assim, fomentam a sociedade de consumo. O marketing é uma das funções que, através de inúmeros mecanismos de produção de sentidos, cria expectativas e incentiva o consumo, a fim de tornar os consumidores permanentemente insatisfeitos. As organizações influenciam os processos sociais, interferem e delimitam as possibilidades de relações entre indivíduos e de construções culturais. Com base nesse contexto, procura-se, no presente ensaio, apresentar uma reflexão a respeito das construções sígnicas de marketing, mediante a utilização das ferramentas de produto, preço, promoção e distribuição, que influenciam as subjetividades e que participam ativamente na constituição do “sujeito semiótico”, que é produzido numa “atividade mediada semioticamente, portanto, no campo da intersubjetividade” (MOLON, 2003). Em seguida, reflete-se sobre algumas influências do sistema vigente nas três ecologias propostas por Guattari (1990), a saber: a natural, a social e a mental, que constituem a experiência humana. E, ainda, enfatiza-se algumas considerações sobre o papel que deve ser assumido pela educação ambiental na constituição e apropriação de um conhecimento crítico e transformador (LOUREIRO, 2004-b) que possibilite reflexões e intervenções na busca de mudanças no atual contexto social, econômico, político e ambiental, e principalmente que vise à emancipação, como diz Boaventura de Sousa Santos um conhecimento prudente para uma vida decente (1996). |
id |
FURG_ee1712a2f912801b81c2993a6340e80f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/1185 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
A sociedade de consumo, o marketing e a produção de subjetividades: questões para a educação ambientalConsumoMarketingSubjetividadeEducação ambientalConsumptionSubjectivityEnvironmental educationO capitalismo visa à expansão crescente e, para tanto, suas organizações desenvolvem estratégias de criação e recriação de produtos, e, assim, fomentam a sociedade de consumo. O marketing é uma das funções que, através de inúmeros mecanismos de produção de sentidos, cria expectativas e incentiva o consumo, a fim de tornar os consumidores permanentemente insatisfeitos. As organizações influenciam os processos sociais, interferem e delimitam as possibilidades de relações entre indivíduos e de construções culturais. Com base nesse contexto, procura-se, no presente ensaio, apresentar uma reflexão a respeito das construções sígnicas de marketing, mediante a utilização das ferramentas de produto, preço, promoção e distribuição, que influenciam as subjetividades e que participam ativamente na constituição do “sujeito semiótico”, que é produzido numa “atividade mediada semioticamente, portanto, no campo da intersubjetividade” (MOLON, 2003). Em seguida, reflete-se sobre algumas influências do sistema vigente nas três ecologias propostas por Guattari (1990), a saber: a natural, a social e a mental, que constituem a experiência humana. E, ainda, enfatiza-se algumas considerações sobre o papel que deve ser assumido pela educação ambiental na constituição e apropriação de um conhecimento crítico e transformador (LOUREIRO, 2004-b) que possibilite reflexões e intervenções na busca de mudanças no atual contexto social, econômico, político e ambiental, e principalmente que vise à emancipação, como diz Boaventura de Sousa Santos um conhecimento prudente para uma vida decente (1996).The capitalism aims the growing expansion and, for that much, its organizations develop permanent strategies of creation and recreation of products, in this way, it contributes to the constitution of the consumption society. The marketing is one of the functions that through numberless senses production mechanisms create expectation and encourage the incessant consumption, in a way to become consumers constantly unsatisfied. The organization influences the social process interfering and delimiting possibilities of relations between individuals and cultural constructions. Based on this context, we search in this present article to show, a reflection about the constructions of marketing signs, through utilization of product tools, prizes,promotion and distribution, that encourage the subjectivities(inter and intra-subjectivities) and that actively participate in the constitution of “semiotics being”, which is produced in an “activity mediate by semiotics, however, in the field of inter-subjectivity”(MOLON, 2003. Following, we search for some influences of the standing system in the three ecologies proposed by Guattari (1990), such as: the natural, the social, and the mental, that constitute the human experience. We still emphasize some considerations on the role that must be assumed for the environmental education in the constitution and appropriation of a critical and transforming knowledge(LOUREIRO,2004-b)that makes possible reflections and interventions in the search of changing the present social, economic, politic and environmental context, mainly that aims the emancipation, like says Boaventura de Sousa Santos, a prudent knowledge for a decent life (1996).2011-10-29T23:06:41Z2011-10-29T23:06:41Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Cassiano Paes da; MOLON, Susana Inês . A sociedade de consumo, o marketing e a produção de subjetividades: questões para a educação ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 19, p. 122-138, jul./dez, 2007. Disponível em: <http://www.remea.furg.br/edicoes/vol19/art04v19a10.pdf>. Acesso em: 28 out 2011.http://repositorio.furg.br/handle/1/1185porSilva, Cassiano Paes daMolon, Susana Inêsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-10-29T23:06:41Zoai:repositorio.furg.br:1/1185Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-10-29T23:06:41Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A sociedade de consumo, o marketing e a produção de subjetividades: questões para a educação ambiental |
title |
A sociedade de consumo, o marketing e a produção de subjetividades: questões para a educação ambiental |
spellingShingle |
A sociedade de consumo, o marketing e a produção de subjetividades: questões para a educação ambiental Silva, Cassiano Paes da Consumo Marketing Subjetividade Educação ambiental Consumption Subjectivity Environmental education |
title_short |
A sociedade de consumo, o marketing e a produção de subjetividades: questões para a educação ambiental |
title_full |
A sociedade de consumo, o marketing e a produção de subjetividades: questões para a educação ambiental |
title_fullStr |
A sociedade de consumo, o marketing e a produção de subjetividades: questões para a educação ambiental |
title_full_unstemmed |
A sociedade de consumo, o marketing e a produção de subjetividades: questões para a educação ambiental |
title_sort |
A sociedade de consumo, o marketing e a produção de subjetividades: questões para a educação ambiental |
author |
Silva, Cassiano Paes da |
author_facet |
Silva, Cassiano Paes da Molon, Susana Inês |
author_role |
author |
author2 |
Molon, Susana Inês |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Cassiano Paes da Molon, Susana Inês |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumo Marketing Subjetividade Educação ambiental Consumption Subjectivity Environmental education |
topic |
Consumo Marketing Subjetividade Educação ambiental Consumption Subjectivity Environmental education |
description |
O capitalismo visa à expansão crescente e, para tanto, suas organizações desenvolvem estratégias de criação e recriação de produtos, e, assim, fomentam a sociedade de consumo. O marketing é uma das funções que, através de inúmeros mecanismos de produção de sentidos, cria expectativas e incentiva o consumo, a fim de tornar os consumidores permanentemente insatisfeitos. As organizações influenciam os processos sociais, interferem e delimitam as possibilidades de relações entre indivíduos e de construções culturais. Com base nesse contexto, procura-se, no presente ensaio, apresentar uma reflexão a respeito das construções sígnicas de marketing, mediante a utilização das ferramentas de produto, preço, promoção e distribuição, que influenciam as subjetividades e que participam ativamente na constituição do “sujeito semiótico”, que é produzido numa “atividade mediada semioticamente, portanto, no campo da intersubjetividade” (MOLON, 2003). Em seguida, reflete-se sobre algumas influências do sistema vigente nas três ecologias propostas por Guattari (1990), a saber: a natural, a social e a mental, que constituem a experiência humana. E, ainda, enfatiza-se algumas considerações sobre o papel que deve ser assumido pela educação ambiental na constituição e apropriação de um conhecimento crítico e transformador (LOUREIRO, 2004-b) que possibilite reflexões e intervenções na busca de mudanças no atual contexto social, econômico, político e ambiental, e principalmente que vise à emancipação, como diz Boaventura de Sousa Santos um conhecimento prudente para uma vida decente (1996). |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2011-10-29T23:06:41Z 2011-10-29T23:06:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Cassiano Paes da; MOLON, Susana Inês . A sociedade de consumo, o marketing e a produção de subjetividades: questões para a educação ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 19, p. 122-138, jul./dez, 2007. Disponível em: <http://www.remea.furg.br/edicoes/vol19/art04v19a10.pdf>. Acesso em: 28 out 2011. http://repositorio.furg.br/handle/1/1185 |
identifier_str_mv |
SILVA, Cassiano Paes da; MOLON, Susana Inês . A sociedade de consumo, o marketing e a produção de subjetividades: questões para a educação ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 19, p. 122-138, jul./dez, 2007. Disponível em: <http://www.remea.furg.br/edicoes/vol19/art04v19a10.pdf>. Acesso em: 28 out 2011. |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1185 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187229381558272 |