A sociedade de consumo, o marketing e a produção de subjetividades: questões para a educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cassiano Paes da
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Molon, Susana Inês
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/1185
Resumo: O capitalismo visa à expansão crescente e, para tanto, suas organizações desenvolvem estratégias de criação e recriação de produtos, e, assim, fomentam a sociedade de consumo. O marketing é uma das funções que, através de inúmeros mecanismos de produção de sentidos, cria expectativas e incentiva o consumo, a fim de tornar os consumidores permanentemente insatisfeitos. As organizações influenciam os processos sociais, interferem e delimitam as possibilidades de relações entre indivíduos e de construções culturais. Com base nesse contexto, procura-se, no presente ensaio, apresentar uma reflexão a respeito das construções sígnicas de marketing, mediante a utilização das ferramentas de produto, preço, promoção e distribuição, que influenciam as subjetividades e que participam ativamente na constituição do “sujeito semiótico”, que é produzido numa “atividade mediada semioticamente, portanto, no campo da intersubjetividade” (MOLON, 2003). Em seguida, reflete-se sobre algumas influências do sistema vigente nas três ecologias propostas por Guattari (1990), a saber: a natural, a social e a mental, que constituem a experiência humana. E, ainda, enfatiza-se algumas considerações sobre o papel que deve ser assumido pela educação ambiental na constituição e apropriação de um conhecimento crítico e transformador (LOUREIRO, 2004-b) que possibilite reflexões e intervenções na busca de mudanças no atual contexto social, econômico, político e ambiental, e principalmente que vise à emancipação, como diz Boaventura de Sousa Santos um conhecimento prudente para uma vida decente (1996).
id FURG_ee1712a2f912801b81c2993a6340e80f
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/1185
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Silva, Cassiano Paes daMolon, Susana Inês2011-10-29T23:06:41Z2011-10-29T23:06:41Z2007SILVA, Cassiano Paes da; MOLON, Susana Inês . A sociedade de consumo, o marketing e a produção de subjetividades: questões para a educação ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 19, p. 122-138, jul./dez, 2007. Disponível em: <http://www.remea.furg.br/edicoes/vol19/art04v19a10.pdf>. Acesso em: 28 out 2011.http://repositorio.furg.br/handle/1/1185O capitalismo visa à expansão crescente e, para tanto, suas organizações desenvolvem estratégias de criação e recriação de produtos, e, assim, fomentam a sociedade de consumo. O marketing é uma das funções que, através de inúmeros mecanismos de produção de sentidos, cria expectativas e incentiva o consumo, a fim de tornar os consumidores permanentemente insatisfeitos. As organizações influenciam os processos sociais, interferem e delimitam as possibilidades de relações entre indivíduos e de construções culturais. Com base nesse contexto, procura-se, no presente ensaio, apresentar uma reflexão a respeito das construções sígnicas de marketing, mediante a utilização das ferramentas de produto, preço, promoção e distribuição, que influenciam as subjetividades e que participam ativamente na constituição do “sujeito semiótico”, que é produzido numa “atividade mediada semioticamente, portanto, no campo da intersubjetividade” (MOLON, 2003). Em seguida, reflete-se sobre algumas influências do sistema vigente nas três ecologias propostas por Guattari (1990), a saber: a natural, a social e a mental, que constituem a experiência humana. E, ainda, enfatiza-se algumas considerações sobre o papel que deve ser assumido pela educação ambiental na constituição e apropriação de um conhecimento crítico e transformador (LOUREIRO, 2004-b) que possibilite reflexões e intervenções na busca de mudanças no atual contexto social, econômico, político e ambiental, e principalmente que vise à emancipação, como diz Boaventura de Sousa Santos um conhecimento prudente para uma vida decente (1996).The capitalism aims the growing expansion and, for that much, its organizations develop permanent strategies of creation and recreation of products, in this way, it contributes to the constitution of the consumption society. The marketing is one of the functions that through numberless senses production mechanisms create expectation and encourage the incessant consumption, in a way to become consumers constantly unsatisfied. The organization influences the social process interfering and delimiting possibilities of relations between individuals and cultural constructions. Based on this context, we search in this present article to show, a reflection about the constructions of marketing signs, through utilization of product tools, prizes,promotion and distribution, that encourage the subjectivities(inter and intra-subjectivities) and that actively participate in the constitution of “semiotics being”, which is produced in an “activity mediate by semiotics, however, in the field of inter-subjectivity”(MOLON, 2003. Following, we search for some influences of the standing system in the three ecologies proposed by Guattari (1990), such as: the natural, the social, and the mental, that constitute the human experience. We still emphasize some considerations on the role that must be assumed for the environmental education in the constitution and appropriation of a critical and transforming knowledge(LOUREIRO,2004-b)that makes possible reflections and interventions in the search of changing the present social, economic, politic and environmental context, mainly that aims the emancipation, like says Boaventura de Sousa Santos, a prudent knowledge for a decent life (1996).porConsumoMarketingSubjetividadeEducação ambientalConsumptionSubjectivityEnvironmental educationA sociedade de consumo, o marketing e a produção de subjetividades: questões para a educação ambientalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81724https://repositorio.furg.br/bitstream/1/1185/2/license.txt5b92b9704b4f13242d70e45ddef35a68MD52open accessORIGINALA sociedade de consumo, o marketing e a produção de subjetividades questões para a educação ambiental..pdfA sociedade de consumo, o marketing e a produção de subjetividades questões para a educação ambiental..pdfapplication/pdf152977https://repositorio.furg.br/bitstream/1/1185/1/A%20sociedade%20de%20consumo%2c%20o%20marketing%20e%20a%20produ%c3%a7%c3%a3o%20de%20subjetividades%20quest%c3%b5es%20para%20a%20educa%c3%a7%c3%a3o%20ambiental..pdf91298eb703d75928abda45e29fccbf4cMD51open access1/11852011-10-29 21:06:41.622open accessoai:repositorio.furg.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-10-29T23:06:41Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A sociedade de consumo, o marketing e a produção de subjetividades: questões para a educação ambiental
title A sociedade de consumo, o marketing e a produção de subjetividades: questões para a educação ambiental
spellingShingle A sociedade de consumo, o marketing e a produção de subjetividades: questões para a educação ambiental
Silva, Cassiano Paes da
Consumo
Marketing
Subjetividade
Educação ambiental
Consumption
Subjectivity
Environmental education
title_short A sociedade de consumo, o marketing e a produção de subjetividades: questões para a educação ambiental
title_full A sociedade de consumo, o marketing e a produção de subjetividades: questões para a educação ambiental
title_fullStr A sociedade de consumo, o marketing e a produção de subjetividades: questões para a educação ambiental
title_full_unstemmed A sociedade de consumo, o marketing e a produção de subjetividades: questões para a educação ambiental
title_sort A sociedade de consumo, o marketing e a produção de subjetividades: questões para a educação ambiental
author Silva, Cassiano Paes da
author_facet Silva, Cassiano Paes da
Molon, Susana Inês
author_role author
author2 Molon, Susana Inês
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cassiano Paes da
Molon, Susana Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo
Marketing
Subjetividade
Educação ambiental
Consumption
Subjectivity
Environmental education
topic Consumo
Marketing
Subjetividade
Educação ambiental
Consumption
Subjectivity
Environmental education
description O capitalismo visa à expansão crescente e, para tanto, suas organizações desenvolvem estratégias de criação e recriação de produtos, e, assim, fomentam a sociedade de consumo. O marketing é uma das funções que, através de inúmeros mecanismos de produção de sentidos, cria expectativas e incentiva o consumo, a fim de tornar os consumidores permanentemente insatisfeitos. As organizações influenciam os processos sociais, interferem e delimitam as possibilidades de relações entre indivíduos e de construções culturais. Com base nesse contexto, procura-se, no presente ensaio, apresentar uma reflexão a respeito das construções sígnicas de marketing, mediante a utilização das ferramentas de produto, preço, promoção e distribuição, que influenciam as subjetividades e que participam ativamente na constituição do “sujeito semiótico”, que é produzido numa “atividade mediada semioticamente, portanto, no campo da intersubjetividade” (MOLON, 2003). Em seguida, reflete-se sobre algumas influências do sistema vigente nas três ecologias propostas por Guattari (1990), a saber: a natural, a social e a mental, que constituem a experiência humana. E, ainda, enfatiza-se algumas considerações sobre o papel que deve ser assumido pela educação ambiental na constituição e apropriação de um conhecimento crítico e transformador (LOUREIRO, 2004-b) que possibilite reflexões e intervenções na busca de mudanças no atual contexto social, econômico, político e ambiental, e principalmente que vise à emancipação, como diz Boaventura de Sousa Santos um conhecimento prudente para uma vida decente (1996).
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-10-29T23:06:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2011-10-29T23:06:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Cassiano Paes da; MOLON, Susana Inês . A sociedade de consumo, o marketing e a produção de subjetividades: questões para a educação ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 19, p. 122-138, jul./dez, 2007. Disponível em: <http://www.remea.furg.br/edicoes/vol19/art04v19a10.pdf>. Acesso em: 28 out 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.furg.br/handle/1/1185
identifier_str_mv SILVA, Cassiano Paes da; MOLON, Susana Inês . A sociedade de consumo, o marketing e a produção de subjetividades: questões para a educação ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 19, p. 122-138, jul./dez, 2007. Disponível em: <http://www.remea.furg.br/edicoes/vol19/art04v19a10.pdf>. Acesso em: 28 out 2011.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/1185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.furg.br/bitstream/1/1185/2/license.txt
https://repositorio.furg.br/bitstream/1/1185/1/A%20sociedade%20de%20consumo%2c%20o%20marketing%20e%20a%20produ%c3%a7%c3%a3o%20de%20subjetividades%20quest%c3%b5es%20para%20a%20educa%c3%a7%c3%a3o%20ambiental..pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5b92b9704b4f13242d70e45ddef35a68
91298eb703d75928abda45e29fccbf4c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313580362203136