Formação humana e competências: o debate nas diretrizes curriculares de psicologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima,Vinicius Cesca de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Souza,Régis de Toledo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia & Sociedade (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822014000300027
Resumo: O artigo analisa as perspectivas de formação humana e de desenvolvimento de competências identificadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Psicologia. A partir da crítica aos processos modernos de formação humana, realizada pela Teoria Crítica da Sociedade, analisamos sua institucionalização em práticas escolares, incluindo a pedagogia por competências, e mais especificamente na educação universitária. Por fim, discutimos essas questões na formação de psicólogos. Confrontando as propostas de formação para a emancipação e de formação para o desenvolvimento de competências, apontamos, a partir da matriz pautada nas Diretrizes Curriculares, que a formação em psicologia representa um processo contraditório que evidencia um projeto em disputa.
id ABRAPSO-1_256a61e9820cf087352726969ba573cb
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-71822014000300027
network_acronym_str ABRAPSO-1
network_name_str Psicologia & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Formação humana e competências: o debate nas diretrizes curriculares de psicologiaformação em psicologiaformação humanacompetênciasO artigo analisa as perspectivas de formação humana e de desenvolvimento de competências identificadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Psicologia. A partir da crítica aos processos modernos de formação humana, realizada pela Teoria Crítica da Sociedade, analisamos sua institucionalização em práticas escolares, incluindo a pedagogia por competências, e mais especificamente na educação universitária. Por fim, discutimos essas questões na formação de psicólogos. Confrontando as propostas de formação para a emancipação e de formação para o desenvolvimento de competências, apontamos, a partir da matriz pautada nas Diretrizes Curriculares, que a formação em psicologia representa um processo contraditório que evidencia um projeto em disputa.Associação Brasileira de Psicologia Social2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822014000300027Psicologia & Sociedade v.26 n.3 2014reponame:Psicologia & Sociedade (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)instacron:ABRAPSO10.1590/S0102-71822014000300027info:eu-repo/semantics/openAccessLima,Vinicius Cesca deSouza,Régis de Toledopor2014-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S0102-71822014000300027Revistahttps://www.scielo.br/j/psoc/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistapsisoc@gmail.com1807-03100102-7182opendoar:2014-10-09T00:00Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação humana e competências: o debate nas diretrizes curriculares de psicologia
title Formação humana e competências: o debate nas diretrizes curriculares de psicologia
spellingShingle Formação humana e competências: o debate nas diretrizes curriculares de psicologia
Lima,Vinicius Cesca de
formação em psicologia
formação humana
competências
title_short Formação humana e competências: o debate nas diretrizes curriculares de psicologia
title_full Formação humana e competências: o debate nas diretrizes curriculares de psicologia
title_fullStr Formação humana e competências: o debate nas diretrizes curriculares de psicologia
title_full_unstemmed Formação humana e competências: o debate nas diretrizes curriculares de psicologia
title_sort Formação humana e competências: o debate nas diretrizes curriculares de psicologia
author Lima,Vinicius Cesca de
author_facet Lima,Vinicius Cesca de
Souza,Régis de Toledo
author_role author
author2 Souza,Régis de Toledo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima,Vinicius Cesca de
Souza,Régis de Toledo
dc.subject.por.fl_str_mv formação em psicologia
formação humana
competências
topic formação em psicologia
formação humana
competências
description O artigo analisa as perspectivas de formação humana e de desenvolvimento de competências identificadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Psicologia. A partir da crítica aos processos modernos de formação humana, realizada pela Teoria Crítica da Sociedade, analisamos sua institucionalização em práticas escolares, incluindo a pedagogia por competências, e mais especificamente na educação universitária. Por fim, discutimos essas questões na formação de psicólogos. Confrontando as propostas de formação para a emancipação e de formação para o desenvolvimento de competências, apontamos, a partir da matriz pautada nas Diretrizes Curriculares, que a formação em psicologia representa um processo contraditório que evidencia um projeto em disputa.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822014000300027
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822014000300027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-71822014000300027
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Social
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Social
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia & Sociedade v.26 n.3 2014
reponame:Psicologia & Sociedade (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
instacron:ABRAPSO
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
instacron_str ABRAPSO
institution ABRAPSO
reponame_str Psicologia & Sociedade (Online)
collection Psicologia & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
repository.mail.fl_str_mv revistapsisoc@gmail.com
_version_ 1754212534122971136