Do Currículo Mínimo às Diretrizes Curriculares: os estágios na formação do psicólogo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Revista (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2014V20N3P494 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é investigar o processo de transformação dos estágios curriculares em Psicologia, desde o período de regulamentação da profissão, com o Currículo Mínimo, até a formalização das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia, no período entre 1962 e 2004. Sua estratégia metodológica é a análise de documentos da área da Psicologia, considerados importantes nesse percurso. Nessa linha do tempo foram trabalhados oito documentos governamentais ou de entidades representativas, selecionados por critérios históricos e de relevância. Concluiu-se que documentos regulatórios produzidos por “consensos”, na verdade, são frutos de lutas e estratégias. Houve um longo e árduo percurso até a formulação do texto final das Diretrizes Curriculares. Nesse percurso os estágios deixaram de ser pensados como espaços de aplicação de conhecimentos e ganharam autonomia própria, passando a ser reconhecidos como integradores das competências a partir do enfrentamento de problemas concretos dos campos de atuação do psicólogo no Brasil. |
id |
PUC_MG-3_b920a478d528bff083ddbc6d90f20e85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7950 |
network_acronym_str |
PUC_MG-3 |
network_name_str |
Psicologia em Revista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Do Currículo Mínimo às Diretrizes Curriculares: os estágios na formação do psicólogoFormação do psicólogoensino da psicologiahistória da psicologia. O objetivo deste artigo é investigar o processo de transformação dos estágios curriculares em Psicologia, desde o período de regulamentação da profissão, com o Currículo Mínimo, até a formalização das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia, no período entre 1962 e 2004. Sua estratégia metodológica é a análise de documentos da área da Psicologia, considerados importantes nesse percurso. Nessa linha do tempo foram trabalhados oito documentos governamentais ou de entidades representativas, selecionados por critérios históricos e de relevância. Concluiu-se que documentos regulatórios produzidos por “consensos”, na verdade, são frutos de lutas e estratégias. Houve um longo e árduo percurso até a formulação do texto final das Diretrizes Curriculares. Nesse percurso os estágios deixaram de ser pensados como espaços de aplicação de conhecimentos e ganharam autonomia própria, passando a ser reconhecidos como integradores das competências a partir do enfrentamento de problemas concretos dos campos de atuação do psicólogo no Brasil. Editora PUC Minas2015-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2014V20N3P49410.5752/P.1678-9523.2014V20N3P494Psicologia em Revista; v. 20 n. 3 (2014): Psicologia em Revista; 494-5121678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2014V20N3P494/8156http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2014V20N3P494/15519Cury, Bruno MoraisFerreira Neto, João Leiteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T12:36:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7950Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2023-01-10T12:36:20Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do Currículo Mínimo às Diretrizes Curriculares: os estágios na formação do psicólogo |
title |
Do Currículo Mínimo às Diretrizes Curriculares: os estágios na formação do psicólogo |
spellingShingle |
Do Currículo Mínimo às Diretrizes Curriculares: os estágios na formação do psicólogo Cury, Bruno Morais Formação do psicólogo ensino da psicologia história da psicologia. |
title_short |
Do Currículo Mínimo às Diretrizes Curriculares: os estágios na formação do psicólogo |
title_full |
Do Currículo Mínimo às Diretrizes Curriculares: os estágios na formação do psicólogo |
title_fullStr |
Do Currículo Mínimo às Diretrizes Curriculares: os estágios na formação do psicólogo |
title_full_unstemmed |
Do Currículo Mínimo às Diretrizes Curriculares: os estágios na formação do psicólogo |
title_sort |
Do Currículo Mínimo às Diretrizes Curriculares: os estágios na formação do psicólogo |
author |
Cury, Bruno Morais |
author_facet |
Cury, Bruno Morais Ferreira Neto, João Leite |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira Neto, João Leite |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cury, Bruno Morais Ferreira Neto, João Leite |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação do psicólogo ensino da psicologia história da psicologia. |
topic |
Formação do psicólogo ensino da psicologia história da psicologia. |
description |
O objetivo deste artigo é investigar o processo de transformação dos estágios curriculares em Psicologia, desde o período de regulamentação da profissão, com o Currículo Mínimo, até a formalização das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia, no período entre 1962 e 2004. Sua estratégia metodológica é a análise de documentos da área da Psicologia, considerados importantes nesse percurso. Nessa linha do tempo foram trabalhados oito documentos governamentais ou de entidades representativas, selecionados por critérios históricos e de relevância. Concluiu-se que documentos regulatórios produzidos por “consensos”, na verdade, são frutos de lutas e estratégias. Houve um longo e árduo percurso até a formulação do texto final das Diretrizes Curriculares. Nesse percurso os estágios deixaram de ser pensados como espaços de aplicação de conhecimentos e ganharam autonomia própria, passando a ser reconhecidos como integradores das competências a partir do enfrentamento de problemas concretos dos campos de atuação do psicólogo no Brasil. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2014V20N3P494 10.5752/P.1678-9523.2014V20N3P494 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2014V20N3P494 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1678-9523.2014V20N3P494 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2014V20N3P494/8156 http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2014V20N3P494/15519 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Revista; v. 20 n. 3 (2014): Psicologia em Revista; 494-512 1678-9563 1677-1168 reponame:Psicologia em Revista (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC MINAS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC MINAS |
institution |
PUC MINAS |
reponame_str |
Psicologia em Revista (Online) |
collection |
Psicologia em Revista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
psirevista@pucminas.br |
_version_ |
1797688272797827072 |