VIOLÊNCIA E PREVENÇÃO NA ESCOLA: AS POSSIBILIDADES DA PSICOLOGIA DA LIBERTAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822017000100206 |
Resumo: | Resumo O artigo reflete sobre a violência no contexto da escola pública brasileira a partir da concepção construída por Ignacio Martín-Baró. Tomamos o conceito de situação-limite, construído pelo autor com o objetivo de investigar qual a compreensão que professoras da educação básica têm a respeito do que sejam situações-limite para o desenvolvimento de seus alunos. Para tanto, construímos um questionário, composto por perguntas norteadoras que foram respondidas por duas professoras de uma escola pública de ensino fundamental de uma cidade no interior do Estado de São Paulo. O método está fundamentado no Materialismo Histórico Dialético e busca evidenciar, por meio das respostas ao questionário, o confronto entre um conceito teoricamente sistematizado e os sentidos que ele pode assumir na prática. A promoção da consciência sobre esses sentidos, bem como o papel do psicólogo escolar na escola e na comunidade, são necessidades apontadas pelos resultados, cujas implicações devem sustentar pesquisas futuras. |
id |
ABRAPSO-1_4dc928baddc73bf629918fb326a0801b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-71822017000100206 |
network_acronym_str |
ABRAPSO-1 |
network_name_str |
Psicologia & Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
VIOLÊNCIA E PREVENÇÃO NA ESCOLA: AS POSSIBILIDADES DA PSICOLOGIA DA LIBERTAÇÃOviolênciapsicologia social da libertaçãosituação-limitepsicologia escolarResumo O artigo reflete sobre a violência no contexto da escola pública brasileira a partir da concepção construída por Ignacio Martín-Baró. Tomamos o conceito de situação-limite, construído pelo autor com o objetivo de investigar qual a compreensão que professoras da educação básica têm a respeito do que sejam situações-limite para o desenvolvimento de seus alunos. Para tanto, construímos um questionário, composto por perguntas norteadoras que foram respondidas por duas professoras de uma escola pública de ensino fundamental de uma cidade no interior do Estado de São Paulo. O método está fundamentado no Materialismo Histórico Dialético e busca evidenciar, por meio das respostas ao questionário, o confronto entre um conceito teoricamente sistematizado e os sentidos que ele pode assumir na prática. A promoção da consciência sobre esses sentidos, bem como o papel do psicólogo escolar na escola e na comunidade, são necessidades apontadas pelos resultados, cujas implicações devem sustentar pesquisas futuras.Associação Brasileira de Psicologia Social2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822017000100206Psicologia & Sociedade v.29 2017reponame:Psicologia & Sociedade (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)instacron:ABRAPSO10.1590/1807-0310/2017v29141683info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira,Ana Paula GomesGuzzo,Raquel Souza Lobopor2017-03-21T00:00:00Zoai:scielo:S0102-71822017000100206Revistahttps://www.scielo.br/j/psoc/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistapsisoc@gmail.com1807-03100102-7182opendoar:2017-03-21T00:00Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
VIOLÊNCIA E PREVENÇÃO NA ESCOLA: AS POSSIBILIDADES DA PSICOLOGIA DA LIBERTAÇÃO |
title |
VIOLÊNCIA E PREVENÇÃO NA ESCOLA: AS POSSIBILIDADES DA PSICOLOGIA DA LIBERTAÇÃO |
spellingShingle |
VIOLÊNCIA E PREVENÇÃO NA ESCOLA: AS POSSIBILIDADES DA PSICOLOGIA DA LIBERTAÇÃO Moreira,Ana Paula Gomes violência psicologia social da libertação situação-limite psicologia escolar |
title_short |
VIOLÊNCIA E PREVENÇÃO NA ESCOLA: AS POSSIBILIDADES DA PSICOLOGIA DA LIBERTAÇÃO |
title_full |
VIOLÊNCIA E PREVENÇÃO NA ESCOLA: AS POSSIBILIDADES DA PSICOLOGIA DA LIBERTAÇÃO |
title_fullStr |
VIOLÊNCIA E PREVENÇÃO NA ESCOLA: AS POSSIBILIDADES DA PSICOLOGIA DA LIBERTAÇÃO |
title_full_unstemmed |
VIOLÊNCIA E PREVENÇÃO NA ESCOLA: AS POSSIBILIDADES DA PSICOLOGIA DA LIBERTAÇÃO |
title_sort |
VIOLÊNCIA E PREVENÇÃO NA ESCOLA: AS POSSIBILIDADES DA PSICOLOGIA DA LIBERTAÇÃO |
author |
Moreira,Ana Paula Gomes |
author_facet |
Moreira,Ana Paula Gomes Guzzo,Raquel Souza Lobo |
author_role |
author |
author2 |
Guzzo,Raquel Souza Lobo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira,Ana Paula Gomes Guzzo,Raquel Souza Lobo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
violência psicologia social da libertação situação-limite psicologia escolar |
topic |
violência psicologia social da libertação situação-limite psicologia escolar |
description |
Resumo O artigo reflete sobre a violência no contexto da escola pública brasileira a partir da concepção construída por Ignacio Martín-Baró. Tomamos o conceito de situação-limite, construído pelo autor com o objetivo de investigar qual a compreensão que professoras da educação básica têm a respeito do que sejam situações-limite para o desenvolvimento de seus alunos. Para tanto, construímos um questionário, composto por perguntas norteadoras que foram respondidas por duas professoras de uma escola pública de ensino fundamental de uma cidade no interior do Estado de São Paulo. O método está fundamentado no Materialismo Histórico Dialético e busca evidenciar, por meio das respostas ao questionário, o confronto entre um conceito teoricamente sistematizado e os sentidos que ele pode assumir na prática. A promoção da consciência sobre esses sentidos, bem como o papel do psicólogo escolar na escola e na comunidade, são necessidades apontadas pelos resultados, cujas implicações devem sustentar pesquisas futuras. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822017000100206 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822017000100206 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1807-0310/2017v29141683 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia & Sociedade v.29 2017 reponame:Psicologia & Sociedade (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) instacron:ABRAPSO |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) |
instacron_str |
ABRAPSO |
institution |
ABRAPSO |
reponame_str |
Psicologia & Sociedade (Online) |
collection |
Psicologia & Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapsisoc@gmail.com |
_version_ |
1754212535122264064 |