VIOLÊNCIA E PREVENÇÃO NA ESCOLA: AS POSSIBILIDADES DA PSICOLOGIA DA LIBERTAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira,Ana Paula Gomes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Guzzo,Raquel Souza Lobo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia & Sociedade (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822017000100206
Resumo: Resumo O artigo reflete sobre a violência no contexto da escola pública brasileira a partir da concepção construída por Ignacio Martín-Baró. Tomamos o conceito de situação-limite, construído pelo autor com o objetivo de investigar qual a compreensão que professoras da educação básica têm a respeito do que sejam situações-limite para o desenvolvimento de seus alunos. Para tanto, construímos um questionário, composto por perguntas norteadoras que foram respondidas por duas professoras de uma escola pública de ensino fundamental de uma cidade no interior do Estado de São Paulo. O método está fundamentado no Materialismo Histórico Dialético e busca evidenciar, por meio das respostas ao questionário, o confronto entre um conceito teoricamente sistematizado e os sentidos que ele pode assumir na prática. A promoção da consciência sobre esses sentidos, bem como o papel do psicólogo escolar na escola e na comunidade, são necessidades apontadas pelos resultados, cujas implicações devem sustentar pesquisas futuras.
id ABRAPSO-1_4dc928baddc73bf629918fb326a0801b
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-71822017000100206
network_acronym_str ABRAPSO-1
network_name_str Psicologia & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling VIOLÊNCIA E PREVENÇÃO NA ESCOLA: AS POSSIBILIDADES DA PSICOLOGIA DA LIBERTAÇÃOviolênciapsicologia social da libertaçãosituação-limitepsicologia escolarResumo O artigo reflete sobre a violência no contexto da escola pública brasileira a partir da concepção construída por Ignacio Martín-Baró. Tomamos o conceito de situação-limite, construído pelo autor com o objetivo de investigar qual a compreensão que professoras da educação básica têm a respeito do que sejam situações-limite para o desenvolvimento de seus alunos. Para tanto, construímos um questionário, composto por perguntas norteadoras que foram respondidas por duas professoras de uma escola pública de ensino fundamental de uma cidade no interior do Estado de São Paulo. O método está fundamentado no Materialismo Histórico Dialético e busca evidenciar, por meio das respostas ao questionário, o confronto entre um conceito teoricamente sistematizado e os sentidos que ele pode assumir na prática. A promoção da consciência sobre esses sentidos, bem como o papel do psicólogo escolar na escola e na comunidade, são necessidades apontadas pelos resultados, cujas implicações devem sustentar pesquisas futuras.Associação Brasileira de Psicologia Social2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822017000100206Psicologia & Sociedade v.29 2017reponame:Psicologia & Sociedade (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)instacron:ABRAPSO10.1590/1807-0310/2017v29141683info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira,Ana Paula GomesGuzzo,Raquel Souza Lobopor2017-03-21T00:00:00Zoai:scielo:S0102-71822017000100206Revistahttps://www.scielo.br/j/psoc/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistapsisoc@gmail.com1807-03100102-7182opendoar:2017-03-21T00:00Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)false
dc.title.none.fl_str_mv VIOLÊNCIA E PREVENÇÃO NA ESCOLA: AS POSSIBILIDADES DA PSICOLOGIA DA LIBERTAÇÃO
title VIOLÊNCIA E PREVENÇÃO NA ESCOLA: AS POSSIBILIDADES DA PSICOLOGIA DA LIBERTAÇÃO
spellingShingle VIOLÊNCIA E PREVENÇÃO NA ESCOLA: AS POSSIBILIDADES DA PSICOLOGIA DA LIBERTAÇÃO
Moreira,Ana Paula Gomes
violência
psicologia social da libertação
situação-limite
psicologia escolar
title_short VIOLÊNCIA E PREVENÇÃO NA ESCOLA: AS POSSIBILIDADES DA PSICOLOGIA DA LIBERTAÇÃO
title_full VIOLÊNCIA E PREVENÇÃO NA ESCOLA: AS POSSIBILIDADES DA PSICOLOGIA DA LIBERTAÇÃO
title_fullStr VIOLÊNCIA E PREVENÇÃO NA ESCOLA: AS POSSIBILIDADES DA PSICOLOGIA DA LIBERTAÇÃO
title_full_unstemmed VIOLÊNCIA E PREVENÇÃO NA ESCOLA: AS POSSIBILIDADES DA PSICOLOGIA DA LIBERTAÇÃO
title_sort VIOLÊNCIA E PREVENÇÃO NA ESCOLA: AS POSSIBILIDADES DA PSICOLOGIA DA LIBERTAÇÃO
author Moreira,Ana Paula Gomes
author_facet Moreira,Ana Paula Gomes
Guzzo,Raquel Souza Lobo
author_role author
author2 Guzzo,Raquel Souza Lobo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira,Ana Paula Gomes
Guzzo,Raquel Souza Lobo
dc.subject.por.fl_str_mv violência
psicologia social da libertação
situação-limite
psicologia escolar
topic violência
psicologia social da libertação
situação-limite
psicologia escolar
description Resumo O artigo reflete sobre a violência no contexto da escola pública brasileira a partir da concepção construída por Ignacio Martín-Baró. Tomamos o conceito de situação-limite, construído pelo autor com o objetivo de investigar qual a compreensão que professoras da educação básica têm a respeito do que sejam situações-limite para o desenvolvimento de seus alunos. Para tanto, construímos um questionário, composto por perguntas norteadoras que foram respondidas por duas professoras de uma escola pública de ensino fundamental de uma cidade no interior do Estado de São Paulo. O método está fundamentado no Materialismo Histórico Dialético e busca evidenciar, por meio das respostas ao questionário, o confronto entre um conceito teoricamente sistematizado e os sentidos que ele pode assumir na prática. A promoção da consciência sobre esses sentidos, bem como o papel do psicólogo escolar na escola e na comunidade, são necessidades apontadas pelos resultados, cujas implicações devem sustentar pesquisas futuras.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822017000100206
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822017000100206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-0310/2017v29141683
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Social
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Social
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia & Sociedade v.29 2017
reponame:Psicologia & Sociedade (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
instacron:ABRAPSO
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
instacron_str ABRAPSO
institution ABRAPSO
reponame_str Psicologia & Sociedade (Online)
collection Psicologia & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
repository.mail.fl_str_mv revistapsisoc@gmail.com
_version_ 1754212535122264064