Situação-limite na educação infantil: contradições e possibilidades de intervenção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15896 |
Resumo: | Este trabalho está circunscrito nos marcos da Psicologia Escolar, enquanto área de aplicação, pesquisa e intervenção. A sua realização buscou discutir a aplicação do conceito de situação-limite, delineado por Ignácio Martín-Baró, ao contexto da Educação Infantil. A situação-limite refere-se à situação que, de alguma forma, exerce impacto negativo sobre o desenvolvimento das crianças. Entendemos o processo de desenvolvimento como dinâmico e historicamente circunstanciado e, portanto, a discussão sobre situações-limite no âmbito do desenvolvimento está vinculada às noções de risco, proteção, vulnerabilidade e resiliência. Fundamentados nos princípios da Psicologia Social da Libertação e do Materialismo Histórico e Dialético, realizamos a análise dos diários de campo produzidos por profissionais de psicologia que atuaram em uma Instituição Municipal de Educação Infantil no período de 2008 a 2009. Delimitamos, por meio de um processo construtivo-interpretativo, grandes categorias referentes aos elementos da realidade que caracterizassem a ocorrência de situações-limite na visão dos principais agentes envolvidos com a Educação Infantil: os próprios profissionais de psicologia, os educadores e a as famílias e/ou crianças. A elaboração de tais categorias demonstra que estes elementos referem-se, prioritariamente, à dimensões de violência, relações conflituosas entre os membros da equipe educativa e desagregação das políticas de educação. |
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Moreira, Ana Paula GomesPontifícia Universidade Católica de CampinasGuzzo, Raquel Souza Lobo2022-02-16T18:58:35Z2022-02-16T18:58:35Z2010-12-07http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/158963602313133385566Este trabalho está circunscrito nos marcos da Psicologia Escolar, enquanto área de aplicação, pesquisa e intervenção. A sua realização buscou discutir a aplicação do conceito de situação-limite, delineado por Ignácio Martín-Baró, ao contexto da Educação Infantil. A situação-limite refere-se à situação que, de alguma forma, exerce impacto negativo sobre o desenvolvimento das crianças. Entendemos o processo de desenvolvimento como dinâmico e historicamente circunstanciado e, portanto, a discussão sobre situações-limite no âmbito do desenvolvimento está vinculada às noções de risco, proteção, vulnerabilidade e resiliência. Fundamentados nos princípios da Psicologia Social da Libertação e do Materialismo Histórico e Dialético, realizamos a análise dos diários de campo produzidos por profissionais de psicologia que atuaram em uma Instituição Municipal de Educação Infantil no período de 2008 a 2009. Delimitamos, por meio de um processo construtivo-interpretativo, grandes categorias referentes aos elementos da realidade que caracterizassem a ocorrência de situações-limite na visão dos principais agentes envolvidos com a Educação Infantil: os próprios profissionais de psicologia, os educadores e a as famílias e/ou crianças. A elaboração de tais categorias demonstra que estes elementos referem-se, prioritariamente, à dimensões de violência, relações conflituosas entre os membros da equipe educativa e desagregação das políticas de educação.This work is circumscribed within the framework of School Psychology, as a field of application, research and intervention. Its development tried to discuss the application of the concept of limit-situation, created by Ignacio Martín-Baró, to the context of early childhood education. The limit-situation refers to the situation that somehow plays negative impact to the development of children. We believe the development process as a dynamic and historically process detailed, so the discussion is linked to notions of risk, protection, vulnerability and resilience. Based on the principles of Liberation Social Psychology and the Historical and Dialectical Materialism, we made an analysis of field diaries produced by professionals of psychology who worked in an Municipal Kindergarten School during 2008 and 2009. Then, we delimited the dimensions of everyday life or elements of reality that characterized the occurrence of limit-situations in the view of key agents involved with the Early Childhood Education: psychology professionals, educators and families and / or children. This elements emphasizes the dimensions of violence, conflicting relations between the educational team members and breakdown of education politics.porPUC-Campinaspsicologia escolarsituação-limitepsicologia social da libertaçãoschool psychologylimit-situationliberation social psychologySituação-limite na educação infantil: contradições e possibilidades de intervençãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP8863163152848405Marinho-Araujo, Claisy MariaSouza, Vera Lúcia Trevisan de29991271738454636876954243774464CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_me_Ana_PGM.pdfccv_ppgpsico_me_Ana_PGM.pdfapplication/pdf2034444http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15896/1/ccv_ppgpsico_me_Ana_PGM.pdf1098d72ef357edbba0ca31fcd6a5dc99MD51123456789/158962022-09-02 11:36:16.225oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15896Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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