A afetividade como traço da constituição identitária docente: o olhar da psicologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza,Vera Lucia Trevisan de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Petroni,Ana Paula, Andrada,Paula Costa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia & Sociedade (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822013000300007
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de investigar os aspectos envolvidos na constituição da identidade docente, em especial o papel da afetividade. A base de nossa investigação é a teoria histórico-cultural, em especial os pressupostos de Vigotski. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas com professores de escolas públicas e privadas do interior de São Paulo. Suas falas estão diretamente ligadas a sentidos atribuídos à vivência docente, e esses sentidos forneceram os dados para a construção e análise do aspecto Afetividade na Escola e sua influência na construção da identidade docente. Ao analisarmos todos os relatos, podemos notar nos professores, em termos de afetividade dentro da escola, a predominância do sentimento de sofrimento, cuja base é a frustração por tantas expectativas e desejos não realizados.
id ABRAPSO-1_ca1b2df664abf2f184035a4b8fcaa297
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-71822013000300007
network_acronym_str ABRAPSO-1
network_name_str Psicologia & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling A afetividade como traço da constituição identitária docente: o olhar da psicologiapsicologia histórico-culturalafetividadeidentidade docentesentidosEste trabalho tem o objetivo de investigar os aspectos envolvidos na constituição da identidade docente, em especial o papel da afetividade. A base de nossa investigação é a teoria histórico-cultural, em especial os pressupostos de Vigotski. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas com professores de escolas públicas e privadas do interior de São Paulo. Suas falas estão diretamente ligadas a sentidos atribuídos à vivência docente, e esses sentidos forneceram os dados para a construção e análise do aspecto Afetividade na Escola e sua influência na construção da identidade docente. Ao analisarmos todos os relatos, podemos notar nos professores, em termos de afetividade dentro da escola, a predominância do sentimento de sofrimento, cuja base é a frustração por tantas expectativas e desejos não realizados.Associação Brasileira de Psicologia Social2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822013000300007Psicologia & Sociedade v.25 n.3 2013reponame:Psicologia & Sociedade (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)instacron:ABRAPSO10.1590/S0102-71822013000300007info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Vera Lucia Trevisan dePetroni,Ana PaulaAndrada,Paula Costa depor2014-01-24T00:00:00Zoai:scielo:S0102-71822013000300007Revistahttps://www.scielo.br/j/psoc/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistapsisoc@gmail.com1807-03100102-7182opendoar:2014-01-24T00:00Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)false
dc.title.none.fl_str_mv A afetividade como traço da constituição identitária docente: o olhar da psicologia
title A afetividade como traço da constituição identitária docente: o olhar da psicologia
spellingShingle A afetividade como traço da constituição identitária docente: o olhar da psicologia
Souza,Vera Lucia Trevisan de
psicologia histórico-cultural
afetividade
identidade docente
sentidos
title_short A afetividade como traço da constituição identitária docente: o olhar da psicologia
title_full A afetividade como traço da constituição identitária docente: o olhar da psicologia
title_fullStr A afetividade como traço da constituição identitária docente: o olhar da psicologia
title_full_unstemmed A afetividade como traço da constituição identitária docente: o olhar da psicologia
title_sort A afetividade como traço da constituição identitária docente: o olhar da psicologia
author Souza,Vera Lucia Trevisan de
author_facet Souza,Vera Lucia Trevisan de
Petroni,Ana Paula
Andrada,Paula Costa de
author_role author
author2 Petroni,Ana Paula
Andrada,Paula Costa de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza,Vera Lucia Trevisan de
Petroni,Ana Paula
Andrada,Paula Costa de
dc.subject.por.fl_str_mv psicologia histórico-cultural
afetividade
identidade docente
sentidos
topic psicologia histórico-cultural
afetividade
identidade docente
sentidos
description Este trabalho tem o objetivo de investigar os aspectos envolvidos na constituição da identidade docente, em especial o papel da afetividade. A base de nossa investigação é a teoria histórico-cultural, em especial os pressupostos de Vigotski. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas com professores de escolas públicas e privadas do interior de São Paulo. Suas falas estão diretamente ligadas a sentidos atribuídos à vivência docente, e esses sentidos forneceram os dados para a construção e análise do aspecto Afetividade na Escola e sua influência na construção da identidade docente. Ao analisarmos todos os relatos, podemos notar nos professores, em termos de afetividade dentro da escola, a predominância do sentimento de sofrimento, cuja base é a frustração por tantas expectativas e desejos não realizados.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822013000300007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822013000300007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-71822013000300007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Social
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Social
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia & Sociedade v.25 n.3 2013
reponame:Psicologia & Sociedade (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
instacron:ABRAPSO
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
instacron_str ABRAPSO
institution ABRAPSO
reponame_str Psicologia & Sociedade (Online)
collection Psicologia & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
repository.mail.fl_str_mv revistapsisoc@gmail.com
_version_ 1754212533609168896