A afetividade como traço da constituição identitária docente: o olhar da psicologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822013000300007 |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de investigar os aspectos envolvidos na constituição da identidade docente, em especial o papel da afetividade. A base de nossa investigação é a teoria histórico-cultural, em especial os pressupostos de Vigotski. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas com professores de escolas públicas e privadas do interior de São Paulo. Suas falas estão diretamente ligadas a sentidos atribuídos à vivência docente, e esses sentidos forneceram os dados para a construção e análise do aspecto Afetividade na Escola e sua influência na construção da identidade docente. Ao analisarmos todos os relatos, podemos notar nos professores, em termos de afetividade dentro da escola, a predominância do sentimento de sofrimento, cuja base é a frustração por tantas expectativas e desejos não realizados. |
id |
ABRAPSO-1_ca1b2df664abf2f184035a4b8fcaa297 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-71822013000300007 |
network_acronym_str |
ABRAPSO-1 |
network_name_str |
Psicologia & Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A afetividade como traço da constituição identitária docente: o olhar da psicologiapsicologia histórico-culturalafetividadeidentidade docentesentidosEste trabalho tem o objetivo de investigar os aspectos envolvidos na constituição da identidade docente, em especial o papel da afetividade. A base de nossa investigação é a teoria histórico-cultural, em especial os pressupostos de Vigotski. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas com professores de escolas públicas e privadas do interior de São Paulo. Suas falas estão diretamente ligadas a sentidos atribuídos à vivência docente, e esses sentidos forneceram os dados para a construção e análise do aspecto Afetividade na Escola e sua influência na construção da identidade docente. Ao analisarmos todos os relatos, podemos notar nos professores, em termos de afetividade dentro da escola, a predominância do sentimento de sofrimento, cuja base é a frustração por tantas expectativas e desejos não realizados.Associação Brasileira de Psicologia Social2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822013000300007Psicologia & Sociedade v.25 n.3 2013reponame:Psicologia & Sociedade (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)instacron:ABRAPSO10.1590/S0102-71822013000300007info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Vera Lucia Trevisan dePetroni,Ana PaulaAndrada,Paula Costa depor2014-01-24T00:00:00Zoai:scielo:S0102-71822013000300007Revistahttps://www.scielo.br/j/psoc/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistapsisoc@gmail.com1807-03100102-7182opendoar:2014-01-24T00:00Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A afetividade como traço da constituição identitária docente: o olhar da psicologia |
title |
A afetividade como traço da constituição identitária docente: o olhar da psicologia |
spellingShingle |
A afetividade como traço da constituição identitária docente: o olhar da psicologia Souza,Vera Lucia Trevisan de psicologia histórico-cultural afetividade identidade docente sentidos |
title_short |
A afetividade como traço da constituição identitária docente: o olhar da psicologia |
title_full |
A afetividade como traço da constituição identitária docente: o olhar da psicologia |
title_fullStr |
A afetividade como traço da constituição identitária docente: o olhar da psicologia |
title_full_unstemmed |
A afetividade como traço da constituição identitária docente: o olhar da psicologia |
title_sort |
A afetividade como traço da constituição identitária docente: o olhar da psicologia |
author |
Souza,Vera Lucia Trevisan de |
author_facet |
Souza,Vera Lucia Trevisan de Petroni,Ana Paula Andrada,Paula Costa de |
author_role |
author |
author2 |
Petroni,Ana Paula Andrada,Paula Costa de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza,Vera Lucia Trevisan de Petroni,Ana Paula Andrada,Paula Costa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
psicologia histórico-cultural afetividade identidade docente sentidos |
topic |
psicologia histórico-cultural afetividade identidade docente sentidos |
description |
Este trabalho tem o objetivo de investigar os aspectos envolvidos na constituição da identidade docente, em especial o papel da afetividade. A base de nossa investigação é a teoria histórico-cultural, em especial os pressupostos de Vigotski. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas com professores de escolas públicas e privadas do interior de São Paulo. Suas falas estão diretamente ligadas a sentidos atribuídos à vivência docente, e esses sentidos forneceram os dados para a construção e análise do aspecto Afetividade na Escola e sua influência na construção da identidade docente. Ao analisarmos todos os relatos, podemos notar nos professores, em termos de afetividade dentro da escola, a predominância do sentimento de sofrimento, cuja base é a frustração por tantas expectativas e desejos não realizados. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822013000300007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822013000300007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-71822013000300007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia & Sociedade v.25 n.3 2013 reponame:Psicologia & Sociedade (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) instacron:ABRAPSO |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) |
instacron_str |
ABRAPSO |
institution |
ABRAPSO |
reponame_str |
Psicologia & Sociedade (Online) |
collection |
Psicologia & Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapsisoc@gmail.com |
_version_ |
1754212533609168896 |