A relação entre pesquisadores e escolas públicas: um diálogo a partir do tempo livre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarriera,Jorge Castellá
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Zandonai,Zuleika Köhler Gonzales, Hermel,Júlia Schneider, Mousquer,Paula Nunes, Coelho,Roberta Paula Schell
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia & Sociedade (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822007000100012
Resumo: Este artigo é um relato de experiência no desenvolvimento da pesquisa intitulada: Tempo Livre de Adolescentes de Classe Popular: Bem-estar ou Comportamento de Risco? A partir da apresentação e discussão dos resultados com as escolas participantes deste estudo, despertou-nos o interesse de refletir sobre a relação entre Universidade - Escolas Públicas. Através do encontro destes dois territórios se estabeleceu um espaço propício para problematizarmos temas como: controle das instituições dirigido aos alunos; a passividade destes nas suas escolhas pessoais; o estranhamento das escolas diante do novo, daquilo que coloca em risco sua autoridade e poder; e as expressões e atitudes destes adolescentes uma vez inseridos numa prática reflexiva.
id ABRAPSO-1_ced5d64d9590dce107d98b44b7014b87
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-71822007000100012
network_acronym_str ABRAPSO-1
network_name_str Psicologia & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling A relação entre pesquisadores e escolas públicas: um diálogo a partir do tempo livreRelato de experiênciatempo livrepesquisa em escolaEste artigo é um relato de experiência no desenvolvimento da pesquisa intitulada: Tempo Livre de Adolescentes de Classe Popular: Bem-estar ou Comportamento de Risco? A partir da apresentação e discussão dos resultados com as escolas participantes deste estudo, despertou-nos o interesse de refletir sobre a relação entre Universidade - Escolas Públicas. Através do encontro destes dois territórios se estabeleceu um espaço propício para problematizarmos temas como: controle das instituições dirigido aos alunos; a passividade destes nas suas escolhas pessoais; o estranhamento das escolas diante do novo, daquilo que coloca em risco sua autoridade e poder; e as expressões e atitudes destes adolescentes uma vez inseridos numa prática reflexiva.Associação Brasileira de Psicologia Social2007-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822007000100012Psicologia & Sociedade v.19 n.1 2007reponame:Psicologia & Sociedade (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)instacron:ABRAPSO10.1590/S0102-71822007000100012info:eu-repo/semantics/openAccessSarriera,Jorge CastelláZandonai,Zuleika Köhler GonzalesHermel,Júlia SchneiderMousquer,Paula NunesCoelho,Roberta Paula Schellpor2007-05-28T00:00:00Zoai:scielo:S0102-71822007000100012Revistahttps://www.scielo.br/j/psoc/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistapsisoc@gmail.com1807-03100102-7182opendoar:2007-05-28T00:00Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre pesquisadores e escolas públicas: um diálogo a partir do tempo livre
title A relação entre pesquisadores e escolas públicas: um diálogo a partir do tempo livre
spellingShingle A relação entre pesquisadores e escolas públicas: um diálogo a partir do tempo livre
Sarriera,Jorge Castellá
Relato de experiência
tempo livre
pesquisa em escola
title_short A relação entre pesquisadores e escolas públicas: um diálogo a partir do tempo livre
title_full A relação entre pesquisadores e escolas públicas: um diálogo a partir do tempo livre
title_fullStr A relação entre pesquisadores e escolas públicas: um diálogo a partir do tempo livre
title_full_unstemmed A relação entre pesquisadores e escolas públicas: um diálogo a partir do tempo livre
title_sort A relação entre pesquisadores e escolas públicas: um diálogo a partir do tempo livre
author Sarriera,Jorge Castellá
author_facet Sarriera,Jorge Castellá
Zandonai,Zuleika Köhler Gonzales
Hermel,Júlia Schneider
Mousquer,Paula Nunes
Coelho,Roberta Paula Schell
author_role author
author2 Zandonai,Zuleika Köhler Gonzales
Hermel,Júlia Schneider
Mousquer,Paula Nunes
Coelho,Roberta Paula Schell
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sarriera,Jorge Castellá
Zandonai,Zuleika Köhler Gonzales
Hermel,Júlia Schneider
Mousquer,Paula Nunes
Coelho,Roberta Paula Schell
dc.subject.por.fl_str_mv Relato de experiência
tempo livre
pesquisa em escola
topic Relato de experiência
tempo livre
pesquisa em escola
description Este artigo é um relato de experiência no desenvolvimento da pesquisa intitulada: Tempo Livre de Adolescentes de Classe Popular: Bem-estar ou Comportamento de Risco? A partir da apresentação e discussão dos resultados com as escolas participantes deste estudo, despertou-nos o interesse de refletir sobre a relação entre Universidade - Escolas Públicas. Através do encontro destes dois territórios se estabeleceu um espaço propício para problematizarmos temas como: controle das instituições dirigido aos alunos; a passividade destes nas suas escolhas pessoais; o estranhamento das escolas diante do novo, daquilo que coloca em risco sua autoridade e poder; e as expressões e atitudes destes adolescentes uma vez inseridos numa prática reflexiva.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822007000100012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822007000100012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-71822007000100012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Social
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Social
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia & Sociedade v.19 n.1 2007
reponame:Psicologia & Sociedade (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
instacron:ABRAPSO
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
instacron_str ABRAPSO
institution ABRAPSO
reponame_str Psicologia & Sociedade (Online)
collection Psicologia & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
repository.mail.fl_str_mv revistapsisoc@gmail.com
_version_ 1754212531385139200