TRADIÇÃO E SOCIALIZAÇÃO NOS TERREIROS DE CANDOMBLÉ DE UBERABA-MG: ANÁLISE BIOECOLÓGICA DOS PERCURSOS RELIGIOSOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scorsolini-Comin,Fabio
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ribeiro,Ariadne Christie Silva, Gaia,Ronan da Silva Parreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia & Sociedade (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822020000100221
Resumo: Resumo Este estudo teve por objetivo compreender, a partir de uma análise bioecológica, como se dão as relações entre tradição e sociabilidade em terreiros de Candomblé da cidade de Uberaba-MG, Brasil, a partir das narrativas desenvolvimentais de seus adeptos. Foram entrevistados 14 adeptos de dois terreiros de nações diferentes (Ketu e Efon), com pelo menos sete anos de iniciação. Os resultados indicaram forte tradição e transmissão geracional e oral de conhecimentos. As relações interpessoais nos terreiros são fraternas e resgatam elementos da hierarquia familiar, com forte percepção do apoio social dessa rede. Os entrevistados, pelo tempo de iniciação, assumem a responsabilidade de transmitir os conhecimentos religiosos, preservando a tradição. Este estudo evidenciou como as noções de tradição e sociabilidade atravessam os processos desenvolvimentais dos adeptos do Candomblé, permitindo a construção de normas, relações e itinerários que encontram nas comunidades de referência um espaço de acolhimento e pertencimento.
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spelling TRADIÇÃO E SOCIALIZAÇÃO NOS TERREIROS DE CANDOMBLÉ DE UBERABA-MG: ANÁLISE BIOECOLÓGICA DOS PERCURSOS RELIGIOSOSCultos afro-brasileirosCrenças religiosasCandombléDesenvolvimento humanoResumo Este estudo teve por objetivo compreender, a partir de uma análise bioecológica, como se dão as relações entre tradição e sociabilidade em terreiros de Candomblé da cidade de Uberaba-MG, Brasil, a partir das narrativas desenvolvimentais de seus adeptos. Foram entrevistados 14 adeptos de dois terreiros de nações diferentes (Ketu e Efon), com pelo menos sete anos de iniciação. Os resultados indicaram forte tradição e transmissão geracional e oral de conhecimentos. As relações interpessoais nos terreiros são fraternas e resgatam elementos da hierarquia familiar, com forte percepção do apoio social dessa rede. Os entrevistados, pelo tempo de iniciação, assumem a responsabilidade de transmitir os conhecimentos religiosos, preservando a tradição. Este estudo evidenciou como as noções de tradição e sociabilidade atravessam os processos desenvolvimentais dos adeptos do Candomblé, permitindo a construção de normas, relações e itinerários que encontram nas comunidades de referência um espaço de acolhimento e pertencimento.Associação Brasileira de Psicologia Social2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822020000100221Psicologia & Sociedade v.32 2020reponame:Psicologia & Sociedade (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)instacron:ABRAPSO10.1590/1807-0310/2020v32223042info:eu-repo/semantics/openAccessScorsolini-Comin,FabioRibeiro,Ariadne Christie SilvaGaia,Ronan da Silva Parreirapor2020-07-07T00:00:00Zoai:scielo:S0102-71822020000100221Revistahttps://www.scielo.br/j/psoc/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistapsisoc@gmail.com1807-03100102-7182opendoar:2020-07-07T00:00Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)false
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