Processos educativos em um terreiro de candomblé de Uberaba ? MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godoi, Jéssica Caroline
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216441
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.
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spelling Processos educativos em um terreiro de candomblé de Uberaba ? MGEducaçãoCandombléCultos afro-brasileirosAprendizagemDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.O candomblé é uma religião afro-brasileira, com específico conjunto de ritos e crenças que cultua divindades denominadas santos ou orixás. Movida pela questão de como são construídos e negociados os ?processos educativos? de jovens no interior de uma comunidade terreiro, esta pesquisa foi realizada no terreiro de candomblé Ase Tobi Odé Kole, de nação Ketu, localizado na cidade de Uberaba, Minas Gerais. A proposta metodológica tem abordagem qualitativa, com ênfase na interpretação, compreensão e descrição dos dados construídos a partir de observação participante realizada no terreiro; escrita de um diário de campo; entrevistas semiestruturadas, individuais, com seis jovens da específica comunidade e a análise de um caderno de Certidão de Nascimento, uma maneira nativa de documentar todas as iniciações de filhos de santo realizadas na casa. Como resultados, percebemos que os ?processos educativos? ocorrem de maneira gradual, sendo o tempo um elemento poderoso no ritmo do candomblé, assim como a oralidade e a observação. Constatamos que o tempo engloba a percepção e reconhecimento da infância como período que possui suas especificidades e estas devem ser respeitadas no contexto sócio ritual. A coletividade é fator que promove os ?processos educativos?. O candomblé é uma religião que valoriza a prosperidade espiritual, mas também a prosperidade intelectual e material, e nos relatos ouvidos nesta específica casa de santo, os estudos formais, escolares, aparecem como ponte que conecta o presente e o devir próspero.Abstract: Candomblé is an African-Brazilian religion with its own set of beliefs and rites that worship deities called orixás. The driving force behind this paper is the question of how the \"learning processes\" that influence and shape the youth of terreiros are created and arranged. This research took place at the heart of Ase Tobi Odé Kole, a terreiro part of the Ketu nation, located in Uberaba, in the state of Minas Gerais. The methodology used is based on a qualitative approach, with emphasis on interpretation comprehension, and the description of data collected during several visits to the terreiro. This data includes the writings of a field diary, semistructured individual interviews with six young members of the terreiro, and the analysis of the Birth Certificates that document the initiation process of all saint-children of Ase Tobi Odé Kole. As a result, we've understood that the \"educational processes\" occur gradually, and have time, as well as orality and observation, as crucial elements in the rhythm of candomblé. We've found that time encompasses the perception and understanding of youth as a period that possesses its specificities that must be respected in the context of a social ritual. Collectiveness is also seen as an element that promotes \"education processes.\" Candomblé is a religion that values spiritual, as well as intellectual and material prosperity, and the testimonials taken at this specific saint-house alongside the formal study that happens at school are the bridge that connects the present with the development of prosperity.Passos, Joana Celia dosLima, Patricia de MoraesUniversidade Federal de Santa CatarinaGodoi, Jéssica Caroline2020-10-21T21:29:42Z2020-10-21T21:29:42Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis150 p.| il., tabs.application/pdf369881https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216441porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:29:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216441Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:29:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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