Significando a morte, através de redes sociais, em um contexto de vulnerabilidade social: um estudo com crianças pré-escolares, seus pais e professores
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822007000200016 |
Resumo: | O presente artigo resulta de uma pesquisa realizada durante 2004, em um bairro popular de Salvador, com o objetivo de compreender os processos de significação da morte, apresentados por um grupo de crianças pré-escolares, que se encontravam em uma situação de vulnerabilidade social. O intuito primordial não foi descrever tais significados, mas compreender como o contexto vivenciado, intermediado pelas relações com pais e outros educadores, promoviam o surgimento de determinadas falas e comportamentos por parte das crianças. No contexto investigado, as crianças se encontravam expostas a mortes decorrentes de conflitos relacionados ao tráfico de drogas. Para atingir tal objetivo, foi desenvolvido um estudo exploratório, em uma creche, na qual entrevistamos doze crianças, nove dos seus responsáveis e quatro educadores. Os instrumentos foram adequados de acordo com cada um dos grupos. Como resultado do estudo, observamos que, apesar das crianças conviverem com situações de violência e morte, os pais encontram grandes dificuldades em abordarem o tema com as mesmas que não obstante trazem, principalmente para a escola, através da fala e das brincadeiras, as experiências vividas em sua comunidade. |
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Significando a morte, através de redes sociais, em um contexto de vulnerabilidade social: um estudo com crianças pré-escolares, seus pais e professoresMorteviolênciacrianças pré-escolaresvulnerabilidade socialO presente artigo resulta de uma pesquisa realizada durante 2004, em um bairro popular de Salvador, com o objetivo de compreender os processos de significação da morte, apresentados por um grupo de crianças pré-escolares, que se encontravam em uma situação de vulnerabilidade social. O intuito primordial não foi descrever tais significados, mas compreender como o contexto vivenciado, intermediado pelas relações com pais e outros educadores, promoviam o surgimento de determinadas falas e comportamentos por parte das crianças. No contexto investigado, as crianças se encontravam expostas a mortes decorrentes de conflitos relacionados ao tráfico de drogas. Para atingir tal objetivo, foi desenvolvido um estudo exploratório, em uma creche, na qual entrevistamos doze crianças, nove dos seus responsáveis e quatro educadores. Os instrumentos foram adequados de acordo com cada um dos grupos. Como resultado do estudo, observamos que, apesar das crianças conviverem com situações de violência e morte, os pais encontram grandes dificuldades em abordarem o tema com as mesmas que não obstante trazem, principalmente para a escola, através da fala e das brincadeiras, as experiências vividas em sua comunidade.Associação Brasileira de Psicologia Social2007-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822007000200016Psicologia & Sociedade v.19 n.2 2007reponame:Psicologia & Sociedade (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)instacron:ABRAPSO10.1590/S0102-71822007000200016info:eu-repo/semantics/openAccessJucá,Vládia Jamile dos SantosSilva,Ana Carla Nunes daPassos,Cecília MelloCastro,Gabriela Alves deMelo,Geisa BastosTortorella,IsabeleSena,Isael de JesusSouza,Juliana da Arcela deOliveira,LaísLima,PolianeSampaio,Renata OliveiraReis,Samara dospor2007-10-17T00:00:00Zoai:scielo:S0102-71822007000200016Revistahttps://www.scielo.br/j/psoc/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistapsisoc@gmail.com1807-03100102-7182opendoar:2007-10-17T00:00Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)false |
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