METÁFORAS NO PROCESSO DE OBJETIVAÇÃO DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Psicologia & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822018000100201 |
Resumo: | RESUMO Este trabalho destaca o papel das metáforas no processo de objetivação de representações sociais, considerando-as noções-chave para a compreensão das teorias do senso comum. Hoje, com o surgimento contínuo de novos objetos sociais, as metáforas facilitam e economizam o tempo e o esforço cognitivo da pragmática comunicativa. A articulação proposta exemplifica-se a partir de pesquisa anterior, que utilizou a metodologia do Modelo da Estratégia Argumentativa (MEA) para a análise do discurso sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. Essa metodologia busca não só a estrutura do discurso, quer dizer os tipos de argumentos e sua força argumentativa, mas principalmente as intenções dos oradores, quando argumentam buscando persuadir um auditório específico. Os resultados evidenciaram metáforas usadas por diferentes grupos de agentes sociais, p. e, juiz como bombeiro, para organizar e justificar posturas e práxis relacionadas ao objeto ECA. |
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METÁFORAS NO PROCESSO DE OBJETIVAÇÃO DE REPRESENTAÇÕES SOCIAISrepresentações sociaisobjetivação por metáforasanálise do discurso retóricoagentes educativosRESUMO Este trabalho destaca o papel das metáforas no processo de objetivação de representações sociais, considerando-as noções-chave para a compreensão das teorias do senso comum. Hoje, com o surgimento contínuo de novos objetos sociais, as metáforas facilitam e economizam o tempo e o esforço cognitivo da pragmática comunicativa. A articulação proposta exemplifica-se a partir de pesquisa anterior, que utilizou a metodologia do Modelo da Estratégia Argumentativa (MEA) para a análise do discurso sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. Essa metodologia busca não só a estrutura do discurso, quer dizer os tipos de argumentos e sua força argumentativa, mas principalmente as intenções dos oradores, quando argumentam buscando persuadir um auditório específico. Os resultados evidenciaram metáforas usadas por diferentes grupos de agentes sociais, p. e, juiz como bombeiro, para organizar e justificar posturas e práxis relacionadas ao objeto ECA.Associação Brasileira de Psicologia Social2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822018000100201Psicologia & Sociedade v.30 2018reponame:Psicologia & Sociedade (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)instacron:ABRAPSO10.1590/1807-0310/2018v30159429info:eu-repo/semantics/openAccessCastro,Claudia Rabello deCastro,Monica Rabello depor2018-06-05T00:00:00Zoai:scielo:S0102-71822018000100201Revistahttps://www.scielo.br/j/psoc/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistapsisoc@gmail.com1807-03100102-7182opendoar:2018-06-05T00:00Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)false |
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