Treinamento de escolares de 7 a 10 anos para o preenchimento de um Diário Alimentar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Consolmagno,Denise Camargo
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Assunção,Nathalia Antiqueira, Giovannetti,Thaysa Laudari, Zeraib,Débora Pretti, Hinnig,Patrícia de Fragas, Freaza,Sílvia Rafaela Mascarenhas, França,Giovanny Vinicius Araújo de, Aguiar,Odaleia Barbosa de, Gambardella,Ana Maria Dianezi, Bergamaschi,Denise Pimental
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de epidemiologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2009000300009
Resumo: INTRODUÇÃO: É reconhecida a efetividade de um treinamento para melhorar a qualidade no relato do consumo alimentar em adultos, porém poucos estudos avaliam esta efetividade em crianças. OBJETIVO: Investigar o efeito da realização de um treinamento para o desenvolvimento de habilidades para um correto preenchimento de um Diário Alimentar, por escolares de 7 a 10 anos. METODOLOGIA: O estudo foi conduzido em uma escola pública da cidade de São Paulo e envolveu a realização de 3 sessões de treinamento de 30 minutos cada, direcionadas a 40 escolares de ambos os sexos. Para verificação do efeito do treinamento, 3 examinadores avaliaram o preenchimento dos dados antes e após o mesmo. Foram atribuídos escores de 0 a 5 para aspectos relativos à identificação, detalhamento e quantificação do alimento consumido, e calculado o escore médio a partir dos escores de cada examinador para cada aspecto. Utilizou-se o teste de Wilcoxon para comparação de amostras dependentes. RESULTADOS: Foi constatada evidência estatística de diferença entre os escores antes e após o treinamento para os três aspectos: identificação (p < 0,001), detalhamento (p = 0,003) e quantificação do alimento (p < 0,001), sendo grande parte dos valores após o treinamento maiores que os iniciais. CONCLUSÃO: É possível aumentar a habilidade de escolares de 7 a 10 anos no preenchimento de um Diário Alimentar a partir da realização de um treinamento nos moldes apresentados neste artigo.
id ABRASCO-1_041533b42a85f3535574840847c8b60e
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-790X2009000300009
network_acronym_str ABRASCO-1
network_name_str Revista brasileira de epidemiologia (Online)
repository_id_str
spelling Treinamento de escolares de 7 a 10 anos para o preenchimento de um Diário AlimentarTreinamentoDiário alimentarConsumo alimentarEstudantesCriançaINTRODUÇÃO: É reconhecida a efetividade de um treinamento para melhorar a qualidade no relato do consumo alimentar em adultos, porém poucos estudos avaliam esta efetividade em crianças. OBJETIVO: Investigar o efeito da realização de um treinamento para o desenvolvimento de habilidades para um correto preenchimento de um Diário Alimentar, por escolares de 7 a 10 anos. METODOLOGIA: O estudo foi conduzido em uma escola pública da cidade de São Paulo e envolveu a realização de 3 sessões de treinamento de 30 minutos cada, direcionadas a 40 escolares de ambos os sexos. Para verificação do efeito do treinamento, 3 examinadores avaliaram o preenchimento dos dados antes e após o mesmo. Foram atribuídos escores de 0 a 5 para aspectos relativos à identificação, detalhamento e quantificação do alimento consumido, e calculado o escore médio a partir dos escores de cada examinador para cada aspecto. Utilizou-se o teste de Wilcoxon para comparação de amostras dependentes. RESULTADOS: Foi constatada evidência estatística de diferença entre os escores antes e após o treinamento para os três aspectos: identificação (p < 0,001), detalhamento (p = 0,003) e quantificação do alimento (p < 0,001), sendo grande parte dos valores após o treinamento maiores que os iniciais. CONCLUSÃO: É possível aumentar a habilidade de escolares de 7 a 10 anos no preenchimento de um Diário Alimentar a partir da realização de um treinamento nos moldes apresentados neste artigo.Associação Brasileira de Saúde Coletiva2009-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2009000300009Revista Brasileira de Epidemiologia v.12 n.3 2009reponame:Revista brasileira de epidemiologia (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/S1415-790X2009000300009info:eu-repo/semantics/openAccessConsolmagno,Denise CamargoAssunção,Nathalia AntiqueiraGiovannetti,Thaysa LaudariZeraib,Débora PrettiHinnig,Patrícia de FragasFreaza,Sílvia Rafaela MascarenhasFrança,Giovanny Vinicius Araújo deAguiar,Odaleia Barbosa deGambardella,Ana Maria DianeziBergamaschi,Denise Pimentalpor2009-09-02T00:00:00Zoai:scielo:S1415-790X2009000300009Revistahttp://www.scielo.br/rbepidhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revbrepi@usp.br1980-54971415-790Xopendoar:2009-09-02T00:00Revista brasileira de epidemiologia (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false
dc.title.none.fl_str_mv Treinamento de escolares de 7 a 10 anos para o preenchimento de um Diário Alimentar
title Treinamento de escolares de 7 a 10 anos para o preenchimento de um Diário Alimentar
spellingShingle Treinamento de escolares de 7 a 10 anos para o preenchimento de um Diário Alimentar
Consolmagno,Denise Camargo
Treinamento
Diário alimentar
Consumo alimentar
Estudantes
Criança
title_short Treinamento de escolares de 7 a 10 anos para o preenchimento de um Diário Alimentar
title_full Treinamento de escolares de 7 a 10 anos para o preenchimento de um Diário Alimentar
title_fullStr Treinamento de escolares de 7 a 10 anos para o preenchimento de um Diário Alimentar
title_full_unstemmed Treinamento de escolares de 7 a 10 anos para o preenchimento de um Diário Alimentar
title_sort Treinamento de escolares de 7 a 10 anos para o preenchimento de um Diário Alimentar
author Consolmagno,Denise Camargo
author_facet Consolmagno,Denise Camargo
Assunção,Nathalia Antiqueira
Giovannetti,Thaysa Laudari
Zeraib,Débora Pretti
Hinnig,Patrícia de Fragas
Freaza,Sílvia Rafaela Mascarenhas
França,Giovanny Vinicius Araújo de
Aguiar,Odaleia Barbosa de
Gambardella,Ana Maria Dianezi
Bergamaschi,Denise Pimental
author_role author
author2 Assunção,Nathalia Antiqueira
Giovannetti,Thaysa Laudari
Zeraib,Débora Pretti
Hinnig,Patrícia de Fragas
Freaza,Sílvia Rafaela Mascarenhas
França,Giovanny Vinicius Araújo de
Aguiar,Odaleia Barbosa de
Gambardella,Ana Maria Dianezi
Bergamaschi,Denise Pimental
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Consolmagno,Denise Camargo
Assunção,Nathalia Antiqueira
Giovannetti,Thaysa Laudari
Zeraib,Débora Pretti
Hinnig,Patrícia de Fragas
Freaza,Sílvia Rafaela Mascarenhas
França,Giovanny Vinicius Araújo de
Aguiar,Odaleia Barbosa de
Gambardella,Ana Maria Dianezi
Bergamaschi,Denise Pimental
dc.subject.por.fl_str_mv Treinamento
Diário alimentar
Consumo alimentar
Estudantes
Criança
topic Treinamento
Diário alimentar
Consumo alimentar
Estudantes
Criança
description INTRODUÇÃO: É reconhecida a efetividade de um treinamento para melhorar a qualidade no relato do consumo alimentar em adultos, porém poucos estudos avaliam esta efetividade em crianças. OBJETIVO: Investigar o efeito da realização de um treinamento para o desenvolvimento de habilidades para um correto preenchimento de um Diário Alimentar, por escolares de 7 a 10 anos. METODOLOGIA: O estudo foi conduzido em uma escola pública da cidade de São Paulo e envolveu a realização de 3 sessões de treinamento de 30 minutos cada, direcionadas a 40 escolares de ambos os sexos. Para verificação do efeito do treinamento, 3 examinadores avaliaram o preenchimento dos dados antes e após o mesmo. Foram atribuídos escores de 0 a 5 para aspectos relativos à identificação, detalhamento e quantificação do alimento consumido, e calculado o escore médio a partir dos escores de cada examinador para cada aspecto. Utilizou-se o teste de Wilcoxon para comparação de amostras dependentes. RESULTADOS: Foi constatada evidência estatística de diferença entre os escores antes e após o treinamento para os três aspectos: identificação (p < 0,001), detalhamento (p = 0,003) e quantificação do alimento (p < 0,001), sendo grande parte dos valores após o treinamento maiores que os iniciais. CONCLUSÃO: É possível aumentar a habilidade de escolares de 7 a 10 anos no preenchimento de um Diário Alimentar a partir da realização de um treinamento nos moldes apresentados neste artigo.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2009000300009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2009000300009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1415-790X2009000300009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Epidemiologia v.12 n.3 2009
reponame:Revista brasileira de epidemiologia (Online)
instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron:ABRASCO
instname_str Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron_str ABRASCO
institution ABRASCO
reponame_str Revista brasileira de epidemiologia (Online)
collection Revista brasileira de epidemiologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de epidemiologia (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
repository.mail.fl_str_mv ||revbrepi@usp.br
_version_ 1754212951923884032