Fatores associados à percepção de ruído ocupacional intenso pelos professores da educação básica no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista brasileira de epidemiologia (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2019000100451 |
Resumo: | RESUMO: Objetivo: Estimar a prevalência e os fatores associados à percepção de ruído intenso nas escolas da educação básica no Brasil. Métodos: Estudo transversal com amostra nacional representativa dos professores. A coleta de dados foi realizada com 6.510 professores, de outubro de 2015 a março de 2016. Todos os professores responderam a um questionário via telefone com perguntas referentes à saúde e às condições de trabalho. A medida de associação foi a razão de prevalência (RP), estimada com a regressão de Poisson. Resultados: A prevalência de ruído ocupacional intenso referido foi de 33,0%. Houve associação positiva ao desfecho os relatos de agitação em sala de aula (RP = 3,41; IC95% 3,07 - 3,75), percepção de trabalhar sob alto nível de exigência (RP = 1,33; IC95% 1,22 - 1,45), ter sofrido violência verbal praticada pelos alunos (RP = 1,21; IC95% 1,11 - 1,31), lecionar para diferentes modalidades de ensino (RP = 1,21; IC95% 1,02 - 1,42) e a escola contar com número de professores atuantes superior a 30 (RP = 1,28; IC95% 1,07 - 1,54). Os professores que relataram um ambiente agradável na escola (RP = 0,81; IC95% 0,75 - 0,87), assim como os que atuavam na área censitária rural (RP = 0,84; IC95% 0,75 - 0,95), perceberam menor ruído no trabalho. Conclusão: A prevalência de percepção de ruído intenso nas escolas brasileiras foi elevada e apresentou significância estatística com as características da escola e do trabalho de professores da educação básica. Esses achados demonstram a necessidade de planejamento de políticas públicas que considerem a redução dos níveis de ruído no ambiente escolar. |
id |
ABRASCO-1_491daca921627a9f77c0721aa62eee89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1415-790X2019000100451 |
network_acronym_str |
ABRASCO-1 |
network_name_str |
Revista brasileira de epidemiologia (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Fatores associados à percepção de ruído ocupacional intenso pelos professores da educação básica no BrasilRuído ocupacionalDocentesSaúde do trabalhadorCondições de trabalhoEstudos transversaisRESUMO: Objetivo: Estimar a prevalência e os fatores associados à percepção de ruído intenso nas escolas da educação básica no Brasil. Métodos: Estudo transversal com amostra nacional representativa dos professores. A coleta de dados foi realizada com 6.510 professores, de outubro de 2015 a março de 2016. Todos os professores responderam a um questionário via telefone com perguntas referentes à saúde e às condições de trabalho. A medida de associação foi a razão de prevalência (RP), estimada com a regressão de Poisson. Resultados: A prevalência de ruído ocupacional intenso referido foi de 33,0%. Houve associação positiva ao desfecho os relatos de agitação em sala de aula (RP = 3,41; IC95% 3,07 - 3,75), percepção de trabalhar sob alto nível de exigência (RP = 1,33; IC95% 1,22 - 1,45), ter sofrido violência verbal praticada pelos alunos (RP = 1,21; IC95% 1,11 - 1,31), lecionar para diferentes modalidades de ensino (RP = 1,21; IC95% 1,02 - 1,42) e a escola contar com número de professores atuantes superior a 30 (RP = 1,28; IC95% 1,07 - 1,54). Os professores que relataram um ambiente agradável na escola (RP = 0,81; IC95% 0,75 - 0,87), assim como os que atuavam na área censitária rural (RP = 0,84; IC95% 0,75 - 0,95), perceberam menor ruído no trabalho. Conclusão: A prevalência de percepção de ruído intenso nas escolas brasileiras foi elevada e apresentou significância estatística com as características da escola e do trabalho de professores da educação básica. Esses achados demonstram a necessidade de planejamento de políticas públicas que considerem a redução dos níveis de ruído no ambiente escolar.Associação Brasileira de Saúde Coletiva2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2019000100451Revista Brasileira de Epidemiologia v.22 2019reponame:Revista brasileira de epidemiologia (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/1980-549720190063info:eu-repo/semantics/openAccessRezende,Bárbara AntunesMedeiros,Adriane Mesquita deSilva,Airton Marinho daAssunção,Ada Ávilapor2019-12-02T00:00:00Zoai:scielo:S1415-790X2019000100451Revistahttp://www.scielo.br/rbepidhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revbrepi@usp.br1980-54971415-790Xopendoar:2019-12-02T00:00Revista brasileira de epidemiologia (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores associados à percepção de ruído ocupacional intenso pelos professores da educação básica no Brasil |
title |
Fatores associados à percepção de ruído ocupacional intenso pelos professores da educação básica no Brasil |
spellingShingle |
Fatores associados à percepção de ruído ocupacional intenso pelos professores da educação básica no Brasil Rezende,Bárbara Antunes Ruído ocupacional Docentes Saúde do trabalhador Condições de trabalho Estudos transversais |
title_short |
Fatores associados à percepção de ruído ocupacional intenso pelos professores da educação básica no Brasil |
title_full |
Fatores associados à percepção de ruído ocupacional intenso pelos professores da educação básica no Brasil |
title_fullStr |
Fatores associados à percepção de ruído ocupacional intenso pelos professores da educação básica no Brasil |
title_full_unstemmed |
Fatores associados à percepção de ruído ocupacional intenso pelos professores da educação básica no Brasil |
title_sort |
Fatores associados à percepção de ruído ocupacional intenso pelos professores da educação básica no Brasil |
author |
Rezende,Bárbara Antunes |
author_facet |
Rezende,Bárbara Antunes Medeiros,Adriane Mesquita de Silva,Airton Marinho da Assunção,Ada Ávila |
author_role |
author |
author2 |
Medeiros,Adriane Mesquita de Silva,Airton Marinho da Assunção,Ada Ávila |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rezende,Bárbara Antunes Medeiros,Adriane Mesquita de Silva,Airton Marinho da Assunção,Ada Ávila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ruído ocupacional Docentes Saúde do trabalhador Condições de trabalho Estudos transversais |
topic |
Ruído ocupacional Docentes Saúde do trabalhador Condições de trabalho Estudos transversais |
description |
RESUMO: Objetivo: Estimar a prevalência e os fatores associados à percepção de ruído intenso nas escolas da educação básica no Brasil. Métodos: Estudo transversal com amostra nacional representativa dos professores. A coleta de dados foi realizada com 6.510 professores, de outubro de 2015 a março de 2016. Todos os professores responderam a um questionário via telefone com perguntas referentes à saúde e às condições de trabalho. A medida de associação foi a razão de prevalência (RP), estimada com a regressão de Poisson. Resultados: A prevalência de ruído ocupacional intenso referido foi de 33,0%. Houve associação positiva ao desfecho os relatos de agitação em sala de aula (RP = 3,41; IC95% 3,07 - 3,75), percepção de trabalhar sob alto nível de exigência (RP = 1,33; IC95% 1,22 - 1,45), ter sofrido violência verbal praticada pelos alunos (RP = 1,21; IC95% 1,11 - 1,31), lecionar para diferentes modalidades de ensino (RP = 1,21; IC95% 1,02 - 1,42) e a escola contar com número de professores atuantes superior a 30 (RP = 1,28; IC95% 1,07 - 1,54). Os professores que relataram um ambiente agradável na escola (RP = 0,81; IC95% 0,75 - 0,87), assim como os que atuavam na área censitária rural (RP = 0,84; IC95% 0,75 - 0,95), perceberam menor ruído no trabalho. Conclusão: A prevalência de percepção de ruído intenso nas escolas brasileiras foi elevada e apresentou significância estatística com as características da escola e do trabalho de professores da educação básica. Esses achados demonstram a necessidade de planejamento de políticas públicas que considerem a redução dos níveis de ruído no ambiente escolar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2019000100451 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2019000100451 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1980-549720190063 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Saúde Coletiva |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Saúde Coletiva |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Epidemiologia v.22 2019 reponame:Revista brasileira de epidemiologia (Online) instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) instacron:ABRASCO |
instname_str |
Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) |
instacron_str |
ABRASCO |
institution |
ABRASCO |
reponame_str |
Revista brasileira de epidemiologia (Online) |
collection |
Revista brasileira de epidemiologia (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista brasileira de epidemiologia (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revbrepi@usp.br |
_version_ |
1754212955864432640 |