Perfil de idosos com internação por quedas nos hospitais públicos de Niterói (RJ)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula,Fátima de Lima
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Fonseca,Maria de Jesus Mendes da, Oliveira,Raquel de Vasconcellos Carvalhaes de, Rozenfeld,Suely
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de epidemiologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2010000400004
Resumo: OBJETIVO: Descrever as características comuns de idosos internados, por quedas, em hospitais públicos do município de Niterói - RJ. MÉTODOS: Estudo seccional com 110 pacientes com 60 anos ou mais, nos hospitais públicos de Niterói, internados devido a fraturas pós-queda. Os dados foram coletados com um questionário multidimensional aplicado por meio de entrevista. Foram utilizadas a análise de correspondência múltipla e a análise de conglomerados para descrever as características dos entrevistados. RESULTADOS: Os resultados apontaram quatro grupos. O primeiro grupo era composto de idosos com melhores condições físicas: não fraturaram o fêmur, eram mais independentes, saíam mais de casa antes da queda, tinham boa visão, permaneceram menos tempo internados e saíram do hospital com alta para casa. Outro grupo apresentou indivíduos em piores condições físicas: os menos independentes, os que ficaram mais tempo internados e os que saíram do hospital por óbito. Ainda foi apontado um grupo dos que fraturaram o fêmur, não tinham boa visão e dos que saíam de casa menos de uma vez por semana. O quarto grupo apontou os que saíam de casa uma a duas vezes por semana e os que ficaram internados de 11 a 30 dias. CONCLUSÕES: A análise de correspondência múltipla foi uma técnica útil para identificar subgrupos de pacientes com características comuns, o que fornece indícios para a criação de estratégias nos programas de prevenção de quedas.
id ABRASCO-1_81b198f646b7bedad07c5e0ae2c2a7fb
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-790X2010000400004
network_acronym_str ABRASCO-1
network_name_str Revista brasileira de epidemiologia (Online)
repository_id_str
spelling Perfil de idosos com internação por quedas nos hospitais públicos de Niterói (RJ)Análise de correspondênciaAnálise de conglomeradosFraturasQuedasIdososHospitalizaçãoOBJETIVO: Descrever as características comuns de idosos internados, por quedas, em hospitais públicos do município de Niterói - RJ. MÉTODOS: Estudo seccional com 110 pacientes com 60 anos ou mais, nos hospitais públicos de Niterói, internados devido a fraturas pós-queda. Os dados foram coletados com um questionário multidimensional aplicado por meio de entrevista. Foram utilizadas a análise de correspondência múltipla e a análise de conglomerados para descrever as características dos entrevistados. RESULTADOS: Os resultados apontaram quatro grupos. O primeiro grupo era composto de idosos com melhores condições físicas: não fraturaram o fêmur, eram mais independentes, saíam mais de casa antes da queda, tinham boa visão, permaneceram menos tempo internados e saíram do hospital com alta para casa. Outro grupo apresentou indivíduos em piores condições físicas: os menos independentes, os que ficaram mais tempo internados e os que saíram do hospital por óbito. Ainda foi apontado um grupo dos que fraturaram o fêmur, não tinham boa visão e dos que saíam de casa menos de uma vez por semana. O quarto grupo apontou os que saíam de casa uma a duas vezes por semana e os que ficaram internados de 11 a 30 dias. CONCLUSÕES: A análise de correspondência múltipla foi uma técnica útil para identificar subgrupos de pacientes com características comuns, o que fornece indícios para a criação de estratégias nos programas de prevenção de quedas.Associação Brasileira de Saúde Coletiva2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2010000400004Revista Brasileira de Epidemiologia v.13 n.4 2010reponame:Revista brasileira de epidemiologia (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/S1415-790X2010000400004info:eu-repo/semantics/openAccessPaula,Fátima de LimaFonseca,Maria de Jesus Mendes daOliveira,Raquel de Vasconcellos Carvalhaes deRozenfeld,Suelypor2010-12-10T00:00:00Zoai:scielo:S1415-790X2010000400004Revistahttp://www.scielo.br/rbepidhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revbrepi@usp.br1980-54971415-790Xopendoar:2010-12-10T00:00Revista brasileira de epidemiologia (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil de idosos com internação por quedas nos hospitais públicos de Niterói (RJ)
title Perfil de idosos com internação por quedas nos hospitais públicos de Niterói (RJ)
spellingShingle Perfil de idosos com internação por quedas nos hospitais públicos de Niterói (RJ)
Paula,Fátima de Lima
Análise de correspondência
Análise de conglomerados
Fraturas
Quedas
Idosos
Hospitalização
title_short Perfil de idosos com internação por quedas nos hospitais públicos de Niterói (RJ)
title_full Perfil de idosos com internação por quedas nos hospitais públicos de Niterói (RJ)
title_fullStr Perfil de idosos com internação por quedas nos hospitais públicos de Niterói (RJ)
title_full_unstemmed Perfil de idosos com internação por quedas nos hospitais públicos de Niterói (RJ)
title_sort Perfil de idosos com internação por quedas nos hospitais públicos de Niterói (RJ)
author Paula,Fátima de Lima
author_facet Paula,Fátima de Lima
Fonseca,Maria de Jesus Mendes da
Oliveira,Raquel de Vasconcellos Carvalhaes de
Rozenfeld,Suely
author_role author
author2 Fonseca,Maria de Jesus Mendes da
Oliveira,Raquel de Vasconcellos Carvalhaes de
Rozenfeld,Suely
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula,Fátima de Lima
Fonseca,Maria de Jesus Mendes da
Oliveira,Raquel de Vasconcellos Carvalhaes de
Rozenfeld,Suely
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de correspondência
Análise de conglomerados
Fraturas
Quedas
Idosos
Hospitalização
topic Análise de correspondência
Análise de conglomerados
Fraturas
Quedas
Idosos
Hospitalização
description OBJETIVO: Descrever as características comuns de idosos internados, por quedas, em hospitais públicos do município de Niterói - RJ. MÉTODOS: Estudo seccional com 110 pacientes com 60 anos ou mais, nos hospitais públicos de Niterói, internados devido a fraturas pós-queda. Os dados foram coletados com um questionário multidimensional aplicado por meio de entrevista. Foram utilizadas a análise de correspondência múltipla e a análise de conglomerados para descrever as características dos entrevistados. RESULTADOS: Os resultados apontaram quatro grupos. O primeiro grupo era composto de idosos com melhores condições físicas: não fraturaram o fêmur, eram mais independentes, saíam mais de casa antes da queda, tinham boa visão, permaneceram menos tempo internados e saíram do hospital com alta para casa. Outro grupo apresentou indivíduos em piores condições físicas: os menos independentes, os que ficaram mais tempo internados e os que saíram do hospital por óbito. Ainda foi apontado um grupo dos que fraturaram o fêmur, não tinham boa visão e dos que saíam de casa menos de uma vez por semana. O quarto grupo apontou os que saíam de casa uma a duas vezes por semana e os que ficaram internados de 11 a 30 dias. CONCLUSÕES: A análise de correspondência múltipla foi uma técnica útil para identificar subgrupos de pacientes com características comuns, o que fornece indícios para a criação de estratégias nos programas de prevenção de quedas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2010000400004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2010000400004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1415-790X2010000400004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Epidemiologia v.13 n.4 2010
reponame:Revista brasileira de epidemiologia (Online)
instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron:ABRASCO
instname_str Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron_str ABRASCO
institution ABRASCO
reponame_str Revista brasileira de epidemiologia (Online)
collection Revista brasileira de epidemiologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de epidemiologia (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
repository.mail.fl_str_mv ||revbrepi@usp.br
_version_ 1754212952365334528