Características do ambiente no entorno de escolas, distância da residência e deslocamento ativo em adolescentes de Curitiba, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Alexandre Augusto de Paula
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lopes,Adalberto Aparecido dos Santos, Silva,Jeruza Sech Buck, Prado,Crisley Vanessa, Reis,Rodrigo Siqueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de epidemiologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2020000100453
Resumo: RESUMO: Introdução: A prática de deslocamento ativo para a escola pode ser uma maneira de aumentar a atividade física entre os adolescentes, no entanto pouco se sabe sobre o ambiente no entorno das escolas, bem como a distância até a escola pode afetar esse comportamento. Objetivo: Analisar a associação entre as características do ambiente no entorno da escola, a distância da residência e o deslocamento ativo de adolescentes de Curitiba, Brasil. Métodos: Quatrocentos e noventa e três adolescentes foram entrevistados e 124 escolas foram avaliadas. As variáveis do estudo incluíram as características de acessibilidade no entorno da escola por observação sistemática e a distância da residência até a escola por Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Resultados: A presença de “placas de segurança” (RP = 0,78; IC95% 0,66 - 0,91; p = 0,003) apresentou associação inversa ao deslocamento ativo dos adolescentes, bem como as distâncias 1.500-3.500 m (RP = 0,53; IC95% 0,40 - 0,71; p < 0,001) e ≥ 3.501 m (RP = 0,29; IC95% 0,18 - 0,45; p < 0,001). No geral, o entorno das escolas se mostrou favorável à caminhada. Conclusão: A segurança no trânsito e a distância entre a escola e a residência associaram-se com o deslocamento ativo entre adolescentes do estudo. Políticas que integrem acesso a escolas próximas à residência e segurança no trânsito podem contribuir para o incentivo ao deslocamento ativo até a escola entre adolescentes.
id ABRASCO-1_d8f3bd10a5e74c044fb782a750ab97b8
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-790X2020000100453
network_acronym_str ABRASCO-1
network_name_str Revista brasileira de epidemiologia (Online)
repository_id_str
spelling Características do ambiente no entorno de escolas, distância da residência e deslocamento ativo em adolescentes de Curitiba, BrasilExercícioTransportesSistemas de informação geográficaInstituições acadêmicasAdolescenteRESUMO: Introdução: A prática de deslocamento ativo para a escola pode ser uma maneira de aumentar a atividade física entre os adolescentes, no entanto pouco se sabe sobre o ambiente no entorno das escolas, bem como a distância até a escola pode afetar esse comportamento. Objetivo: Analisar a associação entre as características do ambiente no entorno da escola, a distância da residência e o deslocamento ativo de adolescentes de Curitiba, Brasil. Métodos: Quatrocentos e noventa e três adolescentes foram entrevistados e 124 escolas foram avaliadas. As variáveis do estudo incluíram as características de acessibilidade no entorno da escola por observação sistemática e a distância da residência até a escola por Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Resultados: A presença de “placas de segurança” (RP = 0,78; IC95% 0,66 - 0,91; p = 0,003) apresentou associação inversa ao deslocamento ativo dos adolescentes, bem como as distâncias 1.500-3.500 m (RP = 0,53; IC95% 0,40 - 0,71; p < 0,001) e ≥ 3.501 m (RP = 0,29; IC95% 0,18 - 0,45; p < 0,001). No geral, o entorno das escolas se mostrou favorável à caminhada. Conclusão: A segurança no trânsito e a distância entre a escola e a residência associaram-se com o deslocamento ativo entre adolescentes do estudo. Políticas que integrem acesso a escolas próximas à residência e segurança no trânsito podem contribuir para o incentivo ao deslocamento ativo até a escola entre adolescentes.Associação Brasileira de Saúde Coletiva2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2020000100453Revista Brasileira de Epidemiologia v.23 2020reponame:Revista brasileira de epidemiologia (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/1980-549720200065info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Alexandre Augusto de PaulaLopes,Adalberto Aparecido dos SantosSilva,Jeruza Sech BuckPrado,Crisley VanessaReis,Rodrigo Siqueirapor2020-07-06T00:00:00Zoai:scielo:S1415-790X2020000100453Revistahttp://www.scielo.br/rbepidhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revbrepi@usp.br1980-54971415-790Xopendoar:2020-07-06T00:00Revista brasileira de epidemiologia (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false
dc.title.none.fl_str_mv Características do ambiente no entorno de escolas, distância da residência e deslocamento ativo em adolescentes de Curitiba, Brasil
title Características do ambiente no entorno de escolas, distância da residência e deslocamento ativo em adolescentes de Curitiba, Brasil
spellingShingle Características do ambiente no entorno de escolas, distância da residência e deslocamento ativo em adolescentes de Curitiba, Brasil
Silva,Alexandre Augusto de Paula
Exercício
Transportes
Sistemas de informação geográfica
Instituições acadêmicas
Adolescente
title_short Características do ambiente no entorno de escolas, distância da residência e deslocamento ativo em adolescentes de Curitiba, Brasil
title_full Características do ambiente no entorno de escolas, distância da residência e deslocamento ativo em adolescentes de Curitiba, Brasil
title_fullStr Características do ambiente no entorno de escolas, distância da residência e deslocamento ativo em adolescentes de Curitiba, Brasil
title_full_unstemmed Características do ambiente no entorno de escolas, distância da residência e deslocamento ativo em adolescentes de Curitiba, Brasil
title_sort Características do ambiente no entorno de escolas, distância da residência e deslocamento ativo em adolescentes de Curitiba, Brasil
author Silva,Alexandre Augusto de Paula
author_facet Silva,Alexandre Augusto de Paula
Lopes,Adalberto Aparecido dos Santos
Silva,Jeruza Sech Buck
Prado,Crisley Vanessa
Reis,Rodrigo Siqueira
author_role author
author2 Lopes,Adalberto Aparecido dos Santos
Silva,Jeruza Sech Buck
Prado,Crisley Vanessa
Reis,Rodrigo Siqueira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Alexandre Augusto de Paula
Lopes,Adalberto Aparecido dos Santos
Silva,Jeruza Sech Buck
Prado,Crisley Vanessa
Reis,Rodrigo Siqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Exercício
Transportes
Sistemas de informação geográfica
Instituições acadêmicas
Adolescente
topic Exercício
Transportes
Sistemas de informação geográfica
Instituições acadêmicas
Adolescente
description RESUMO: Introdução: A prática de deslocamento ativo para a escola pode ser uma maneira de aumentar a atividade física entre os adolescentes, no entanto pouco se sabe sobre o ambiente no entorno das escolas, bem como a distância até a escola pode afetar esse comportamento. Objetivo: Analisar a associação entre as características do ambiente no entorno da escola, a distância da residência e o deslocamento ativo de adolescentes de Curitiba, Brasil. Métodos: Quatrocentos e noventa e três adolescentes foram entrevistados e 124 escolas foram avaliadas. As variáveis do estudo incluíram as características de acessibilidade no entorno da escola por observação sistemática e a distância da residência até a escola por Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Resultados: A presença de “placas de segurança” (RP = 0,78; IC95% 0,66 - 0,91; p = 0,003) apresentou associação inversa ao deslocamento ativo dos adolescentes, bem como as distâncias 1.500-3.500 m (RP = 0,53; IC95% 0,40 - 0,71; p < 0,001) e ≥ 3.501 m (RP = 0,29; IC95% 0,18 - 0,45; p < 0,001). No geral, o entorno das escolas se mostrou favorável à caminhada. Conclusão: A segurança no trânsito e a distância entre a escola e a residência associaram-se com o deslocamento ativo entre adolescentes do estudo. Políticas que integrem acesso a escolas próximas à residência e segurança no trânsito podem contribuir para o incentivo ao deslocamento ativo até a escola entre adolescentes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2020000100453
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2020000100453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1980-549720200065
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Epidemiologia v.23 2020
reponame:Revista brasileira de epidemiologia (Online)
instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron:ABRASCO
instname_str Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron_str ABRASCO
institution ABRASCO
reponame_str Revista brasileira de epidemiologia (Online)
collection Revista brasileira de epidemiologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de epidemiologia (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
repository.mail.fl_str_mv ||revbrepi@usp.br
_version_ 1754212956362506240