Diferentes modelos formativos em saúde e as concepções estudantis sobre atendimento médico humanizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veras,Renata Meira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Passos,Vitória Batista Calmon de, Feitosa,Caio Cézar Moura, Fernandes,Sheyla Christine Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Saúde Coletiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232022000501781
Resumo: Resumo Desde 2009, coexistem na Universidade Federal da Bahia dois modelos formativos influindo sobre a formação médica: o tradicional e o regime de ciclos. As mudanças curriculares produzidas na instituição tiveram como objetivo reorientar o perfil profissional ao Sistema Único de Saúde e desenvolver maior compreensão sobre a diversidade humana, o adoecer e o cuidar. Este estudo analisou se esses modelos têm produzido diferentes concepções acerca do que é um atendimento humanizado entre os estudantes de medicina. Recorreu-se à análise de similitude, com suporte do software Iramuteq para o tratamento dos dados. Observamos que ambos os grupos têm concepções centradas no paciente, entretanto, estudantes egressos do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde demonstraram basear suas ideias em um conceito ampliado de saúde, considerando seus vários determinantes. Estudantes ingressos no curso via Exame Nacional do Ensino Médio expuseram percepções considerando aspectos éticos e humanísticos necessários, mas limitadas ao contato direto entre médico e paciente. Conclui-se que a formação prévia no Bacharelado Interdisciplinar em Saúde pode ser responsável pela ampliação da criticidade estudantil sobre o conceito de saúde e a humanização do atendimento.
id ABRASCO-2_12c04366dcc932540f5f1c1d93781d7e
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-81232022000501781
network_acronym_str ABRASCO-2
network_name_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository_id_str
spelling Diferentes modelos formativos em saúde e as concepções estudantis sobre atendimento médico humanizadoUniversidadeEducação médicaHumanizaçãoEstudantes de medicinaAtendimento médicoResumo Desde 2009, coexistem na Universidade Federal da Bahia dois modelos formativos influindo sobre a formação médica: o tradicional e o regime de ciclos. As mudanças curriculares produzidas na instituição tiveram como objetivo reorientar o perfil profissional ao Sistema Único de Saúde e desenvolver maior compreensão sobre a diversidade humana, o adoecer e o cuidar. Este estudo analisou se esses modelos têm produzido diferentes concepções acerca do que é um atendimento humanizado entre os estudantes de medicina. Recorreu-se à análise de similitude, com suporte do software Iramuteq para o tratamento dos dados. Observamos que ambos os grupos têm concepções centradas no paciente, entretanto, estudantes egressos do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde demonstraram basear suas ideias em um conceito ampliado de saúde, considerando seus vários determinantes. Estudantes ingressos no curso via Exame Nacional do Ensino Médio expuseram percepções considerando aspectos éticos e humanísticos necessários, mas limitadas ao contato direto entre médico e paciente. Conclui-se que a formação prévia no Bacharelado Interdisciplinar em Saúde pode ser responsável pela ampliação da criticidade estudantil sobre o conceito de saúde e a humanização do atendimento.ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2022-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232022000501781Ciência & Saúde Coletiva v.27 n.5 2022reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/1413-81232022275.23832021info:eu-repo/semantics/openAccessVeras,Renata MeiraPassos,Vitória Batista Calmon deFeitosa,Caio Cézar MouraFernandes,Sheyla Christine Santospor2022-04-29T00:00:00Zoai:scielo:S1413-81232022000501781Revistahttp://www.cienciaesaudecoletiva.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br1678-45611413-8123opendoar:2022-04-29T00:00Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false
dc.title.none.fl_str_mv Diferentes modelos formativos em saúde e as concepções estudantis sobre atendimento médico humanizado
title Diferentes modelos formativos em saúde e as concepções estudantis sobre atendimento médico humanizado
spellingShingle Diferentes modelos formativos em saúde e as concepções estudantis sobre atendimento médico humanizado
Veras,Renata Meira
Universidade
Educação médica
Humanização
Estudantes de medicina
Atendimento médico
title_short Diferentes modelos formativos em saúde e as concepções estudantis sobre atendimento médico humanizado
title_full Diferentes modelos formativos em saúde e as concepções estudantis sobre atendimento médico humanizado
title_fullStr Diferentes modelos formativos em saúde e as concepções estudantis sobre atendimento médico humanizado
title_full_unstemmed Diferentes modelos formativos em saúde e as concepções estudantis sobre atendimento médico humanizado
title_sort Diferentes modelos formativos em saúde e as concepções estudantis sobre atendimento médico humanizado
author Veras,Renata Meira
author_facet Veras,Renata Meira
Passos,Vitória Batista Calmon de
Feitosa,Caio Cézar Moura
Fernandes,Sheyla Christine Santos
author_role author
author2 Passos,Vitória Batista Calmon de
Feitosa,Caio Cézar Moura
Fernandes,Sheyla Christine Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veras,Renata Meira
Passos,Vitória Batista Calmon de
Feitosa,Caio Cézar Moura
Fernandes,Sheyla Christine Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade
Educação médica
Humanização
Estudantes de medicina
Atendimento médico
topic Universidade
Educação médica
Humanização
Estudantes de medicina
Atendimento médico
description Resumo Desde 2009, coexistem na Universidade Federal da Bahia dois modelos formativos influindo sobre a formação médica: o tradicional e o regime de ciclos. As mudanças curriculares produzidas na instituição tiveram como objetivo reorientar o perfil profissional ao Sistema Único de Saúde e desenvolver maior compreensão sobre a diversidade humana, o adoecer e o cuidar. Este estudo analisou se esses modelos têm produzido diferentes concepções acerca do que é um atendimento humanizado entre os estudantes de medicina. Recorreu-se à análise de similitude, com suporte do software Iramuteq para o tratamento dos dados. Observamos que ambos os grupos têm concepções centradas no paciente, entretanto, estudantes egressos do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde demonstraram basear suas ideias em um conceito ampliado de saúde, considerando seus vários determinantes. Estudantes ingressos no curso via Exame Nacional do Ensino Médio expuseram percepções considerando aspectos éticos e humanísticos necessários, mas limitadas ao contato direto entre médico e paciente. Conclui-se que a formação prévia no Bacharelado Interdisciplinar em Saúde pode ser responsável pela ampliação da criticidade estudantil sobre o conceito de saúde e a humanização do atendimento.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232022000501781
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232022000501781
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1413-81232022275.23832021
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva v.27 n.5 2022
reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)
instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron:ABRASCO
instname_str Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron_str ABRASCO
institution ABRASCO
reponame_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
collection Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
repository.mail.fl_str_mv ||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br
_version_ 1754213050173358080