Diferentes modelos formativos em saúde e as concepções estudantis sobre atendimento médico humanizado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232022000501781 |
Resumo: | Resumo Desde 2009, coexistem na Universidade Federal da Bahia dois modelos formativos influindo sobre a formação médica: o tradicional e o regime de ciclos. As mudanças curriculares produzidas na instituição tiveram como objetivo reorientar o perfil profissional ao Sistema Único de Saúde e desenvolver maior compreensão sobre a diversidade humana, o adoecer e o cuidar. Este estudo analisou se esses modelos têm produzido diferentes concepções acerca do que é um atendimento humanizado entre os estudantes de medicina. Recorreu-se à análise de similitude, com suporte do software Iramuteq para o tratamento dos dados. Observamos que ambos os grupos têm concepções centradas no paciente, entretanto, estudantes egressos do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde demonstraram basear suas ideias em um conceito ampliado de saúde, considerando seus vários determinantes. Estudantes ingressos no curso via Exame Nacional do Ensino Médio expuseram percepções considerando aspectos éticos e humanísticos necessários, mas limitadas ao contato direto entre médico e paciente. Conclui-se que a formação prévia no Bacharelado Interdisciplinar em Saúde pode ser responsável pela ampliação da criticidade estudantil sobre o conceito de saúde e a humanização do atendimento. |
id |
ABRASCO-2_12c04366dcc932540f5f1c1d93781d7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-81232022000501781 |
network_acronym_str |
ABRASCO-2 |
network_name_str |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Diferentes modelos formativos em saúde e as concepções estudantis sobre atendimento médico humanizadoUniversidadeEducação médicaHumanizaçãoEstudantes de medicinaAtendimento médicoResumo Desde 2009, coexistem na Universidade Federal da Bahia dois modelos formativos influindo sobre a formação médica: o tradicional e o regime de ciclos. As mudanças curriculares produzidas na instituição tiveram como objetivo reorientar o perfil profissional ao Sistema Único de Saúde e desenvolver maior compreensão sobre a diversidade humana, o adoecer e o cuidar. Este estudo analisou se esses modelos têm produzido diferentes concepções acerca do que é um atendimento humanizado entre os estudantes de medicina. Recorreu-se à análise de similitude, com suporte do software Iramuteq para o tratamento dos dados. Observamos que ambos os grupos têm concepções centradas no paciente, entretanto, estudantes egressos do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde demonstraram basear suas ideias em um conceito ampliado de saúde, considerando seus vários determinantes. Estudantes ingressos no curso via Exame Nacional do Ensino Médio expuseram percepções considerando aspectos éticos e humanísticos necessários, mas limitadas ao contato direto entre médico e paciente. Conclui-se que a formação prévia no Bacharelado Interdisciplinar em Saúde pode ser responsável pela ampliação da criticidade estudantil sobre o conceito de saúde e a humanização do atendimento.ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2022-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232022000501781Ciência & Saúde Coletiva v.27 n.5 2022reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/1413-81232022275.23832021info:eu-repo/semantics/openAccessVeras,Renata MeiraPassos,Vitória Batista Calmon deFeitosa,Caio Cézar MouraFernandes,Sheyla Christine Santospor2022-04-29T00:00:00Zoai:scielo:S1413-81232022000501781Revistahttp://www.cienciaesaudecoletiva.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br1678-45611413-8123opendoar:2022-04-29T00:00Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diferentes modelos formativos em saúde e as concepções estudantis sobre atendimento médico humanizado |
title |
Diferentes modelos formativos em saúde e as concepções estudantis sobre atendimento médico humanizado |
spellingShingle |
Diferentes modelos formativos em saúde e as concepções estudantis sobre atendimento médico humanizado Veras,Renata Meira Universidade Educação médica Humanização Estudantes de medicina Atendimento médico |
title_short |
Diferentes modelos formativos em saúde e as concepções estudantis sobre atendimento médico humanizado |
title_full |
Diferentes modelos formativos em saúde e as concepções estudantis sobre atendimento médico humanizado |
title_fullStr |
Diferentes modelos formativos em saúde e as concepções estudantis sobre atendimento médico humanizado |
title_full_unstemmed |
Diferentes modelos formativos em saúde e as concepções estudantis sobre atendimento médico humanizado |
title_sort |
Diferentes modelos formativos em saúde e as concepções estudantis sobre atendimento médico humanizado |
author |
Veras,Renata Meira |
author_facet |
Veras,Renata Meira Passos,Vitória Batista Calmon de Feitosa,Caio Cézar Moura Fernandes,Sheyla Christine Santos |
author_role |
author |
author2 |
Passos,Vitória Batista Calmon de Feitosa,Caio Cézar Moura Fernandes,Sheyla Christine Santos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veras,Renata Meira Passos,Vitória Batista Calmon de Feitosa,Caio Cézar Moura Fernandes,Sheyla Christine Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Universidade Educação médica Humanização Estudantes de medicina Atendimento médico |
topic |
Universidade Educação médica Humanização Estudantes de medicina Atendimento médico |
description |
Resumo Desde 2009, coexistem na Universidade Federal da Bahia dois modelos formativos influindo sobre a formação médica: o tradicional e o regime de ciclos. As mudanças curriculares produzidas na instituição tiveram como objetivo reorientar o perfil profissional ao Sistema Único de Saúde e desenvolver maior compreensão sobre a diversidade humana, o adoecer e o cuidar. Este estudo analisou se esses modelos têm produzido diferentes concepções acerca do que é um atendimento humanizado entre os estudantes de medicina. Recorreu-se à análise de similitude, com suporte do software Iramuteq para o tratamento dos dados. Observamos que ambos os grupos têm concepções centradas no paciente, entretanto, estudantes egressos do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde demonstraram basear suas ideias em um conceito ampliado de saúde, considerando seus vários determinantes. Estudantes ingressos no curso via Exame Nacional do Ensino Médio expuseram percepções considerando aspectos éticos e humanísticos necessários, mas limitadas ao contato direto entre médico e paciente. Conclui-se que a formação prévia no Bacharelado Interdisciplinar em Saúde pode ser responsável pela ampliação da criticidade estudantil sobre o conceito de saúde e a humanização do atendimento. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232022000501781 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232022000501781 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1413-81232022275.23832021 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva |
publisher.none.fl_str_mv |
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Saúde Coletiva v.27 n.5 2022 reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online) instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) instacron:ABRASCO |
instname_str |
Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) |
instacron_str |
ABRASCO |
institution |
ABRASCO |
reponame_str |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
collection |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br |
_version_ |
1754213050173358080 |