Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mitre,Sandra Minardi
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Siqueira-Batista,Rodrigo, Girardi-de-Mendonça,José Márcio, Morais-Pinto,Neila Maria de, Meirelles,Cynthia de Almeida Brandão, Pinto-Porto,Cláudia, Moreira,Tânia, Hoffmann,Leandro Marcial Amaral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Saúde Coletiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232008000900018
Resumo: As vertiginosas transformações das sociedades contemporâneas têm colocado em questão, de modo cada vez mais incisivo, os aspectos relativos à formação profissional. Este debate ganha contornos próprios no trabalho em saúde, na medida em que a indissociabilidade entre teoria e prática, o desenvolvimento de uma visão integral do homem e a ampliação da concepção de cuidado tornam-se prementes para o adequado desempenho laboral. Com base nestas considerações, o objetivo do presente artigo é discutir as principais transformações metodológicas no processo de formação dos profissionais de saúde, com ênfase na apreciação das metodologias ativas de ensino-aprendizagem.
id ABRASCO-2_1b8c6e5c4fe8a8f35cec7b665c402a54
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-81232008000900018
network_acronym_str ABRASCO-2
network_name_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository_id_str
spelling Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuaisMetodologias ativas de ensino-aprendizagemProblematizaçãoAprendizagem baseada em problemasTrabalho em saúdeAs vertiginosas transformações das sociedades contemporâneas têm colocado em questão, de modo cada vez mais incisivo, os aspectos relativos à formação profissional. Este debate ganha contornos próprios no trabalho em saúde, na medida em que a indissociabilidade entre teoria e prática, o desenvolvimento de uma visão integral do homem e a ampliação da concepção de cuidado tornam-se prementes para o adequado desempenho laboral. Com base nestas considerações, o objetivo do presente artigo é discutir as principais transformações metodológicas no processo de formação dos profissionais de saúde, com ênfase na apreciação das metodologias ativas de ensino-aprendizagem.ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232008000900018Ciência & Saúde Coletiva v.13 suppl.2 2008reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/S1413-81232008000900018info:eu-repo/semantics/openAccessMitre,Sandra MinardiSiqueira-Batista,RodrigoGirardi-de-Mendonça,José MárcioMorais-Pinto,Neila Maria deMeirelles,Cynthia de Almeida BrandãoPinto-Porto,CláudiaMoreira,TâniaHoffmann,Leandro Marcial Amaralpor2008-11-27T00:00:00Zoai:scielo:S1413-81232008000900018Revistahttp://www.cienciaesaudecoletiva.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br1678-45611413-8123opendoar:2008-11-27T00:00Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais
title Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais
spellingShingle Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais
Mitre,Sandra Minardi
Metodologias ativas de ensino-aprendizagem
Problematização
Aprendizagem baseada em problemas
Trabalho em saúde
title_short Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais
title_full Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais
title_fullStr Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais
title_full_unstemmed Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais
title_sort Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais
author Mitre,Sandra Minardi
author_facet Mitre,Sandra Minardi
Siqueira-Batista,Rodrigo
Girardi-de-Mendonça,José Márcio
Morais-Pinto,Neila Maria de
Meirelles,Cynthia de Almeida Brandão
Pinto-Porto,Cláudia
Moreira,Tânia
Hoffmann,Leandro Marcial Amaral
author_role author
author2 Siqueira-Batista,Rodrigo
Girardi-de-Mendonça,José Márcio
Morais-Pinto,Neila Maria de
Meirelles,Cynthia de Almeida Brandão
Pinto-Porto,Cláudia
Moreira,Tânia
Hoffmann,Leandro Marcial Amaral
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mitre,Sandra Minardi
Siqueira-Batista,Rodrigo
Girardi-de-Mendonça,José Márcio
Morais-Pinto,Neila Maria de
Meirelles,Cynthia de Almeida Brandão
Pinto-Porto,Cláudia
Moreira,Tânia
Hoffmann,Leandro Marcial Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias ativas de ensino-aprendizagem
Problematização
Aprendizagem baseada em problemas
Trabalho em saúde
topic Metodologias ativas de ensino-aprendizagem
Problematização
Aprendizagem baseada em problemas
Trabalho em saúde
description As vertiginosas transformações das sociedades contemporâneas têm colocado em questão, de modo cada vez mais incisivo, os aspectos relativos à formação profissional. Este debate ganha contornos próprios no trabalho em saúde, na medida em que a indissociabilidade entre teoria e prática, o desenvolvimento de uma visão integral do homem e a ampliação da concepção de cuidado tornam-se prementes para o adequado desempenho laboral. Com base nestas considerações, o objetivo do presente artigo é discutir as principais transformações metodológicas no processo de formação dos profissionais de saúde, com ênfase na apreciação das metodologias ativas de ensino-aprendizagem.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232008000900018
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232008000900018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-81232008000900018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva v.13 suppl.2 2008
reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)
instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron:ABRASCO
instname_str Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron_str ABRASCO
institution ABRASCO
reponame_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
collection Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
repository.mail.fl_str_mv ||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br
_version_ 1754213027527262208