Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232008000900018 |
Resumo: | As vertiginosas transformações das sociedades contemporâneas têm colocado em questão, de modo cada vez mais incisivo, os aspectos relativos à formação profissional. Este debate ganha contornos próprios no trabalho em saúde, na medida em que a indissociabilidade entre teoria e prática, o desenvolvimento de uma visão integral do homem e a ampliação da concepção de cuidado tornam-se prementes para o adequado desempenho laboral. Com base nestas considerações, o objetivo do presente artigo é discutir as principais transformações metodológicas no processo de formação dos profissionais de saúde, com ênfase na apreciação das metodologias ativas de ensino-aprendizagem. |
id |
ABRASCO-2_1b8c6e5c4fe8a8f35cec7b665c402a54 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-81232008000900018 |
network_acronym_str |
ABRASCO-2 |
network_name_str |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuaisMetodologias ativas de ensino-aprendizagemProblematizaçãoAprendizagem baseada em problemasTrabalho em saúdeAs vertiginosas transformações das sociedades contemporâneas têm colocado em questão, de modo cada vez mais incisivo, os aspectos relativos à formação profissional. Este debate ganha contornos próprios no trabalho em saúde, na medida em que a indissociabilidade entre teoria e prática, o desenvolvimento de uma visão integral do homem e a ampliação da concepção de cuidado tornam-se prementes para o adequado desempenho laboral. Com base nestas considerações, o objetivo do presente artigo é discutir as principais transformações metodológicas no processo de formação dos profissionais de saúde, com ênfase na apreciação das metodologias ativas de ensino-aprendizagem.ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232008000900018Ciência & Saúde Coletiva v.13 suppl.2 2008reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/S1413-81232008000900018info:eu-repo/semantics/openAccessMitre,Sandra MinardiSiqueira-Batista,RodrigoGirardi-de-Mendonça,José MárcioMorais-Pinto,Neila Maria deMeirelles,Cynthia de Almeida BrandãoPinto-Porto,CláudiaMoreira,TâniaHoffmann,Leandro Marcial Amaralpor2008-11-27T00:00:00Zoai:scielo:S1413-81232008000900018Revistahttp://www.cienciaesaudecoletiva.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br1678-45611413-8123opendoar:2008-11-27T00:00Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais |
title |
Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais |
spellingShingle |
Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais Mitre,Sandra Minardi Metodologias ativas de ensino-aprendizagem Problematização Aprendizagem baseada em problemas Trabalho em saúde |
title_short |
Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais |
title_full |
Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais |
title_fullStr |
Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais |
title_full_unstemmed |
Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais |
title_sort |
Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais |
author |
Mitre,Sandra Minardi |
author_facet |
Mitre,Sandra Minardi Siqueira-Batista,Rodrigo Girardi-de-Mendonça,José Márcio Morais-Pinto,Neila Maria de Meirelles,Cynthia de Almeida Brandão Pinto-Porto,Cláudia Moreira,Tânia Hoffmann,Leandro Marcial Amaral |
author_role |
author |
author2 |
Siqueira-Batista,Rodrigo Girardi-de-Mendonça,José Márcio Morais-Pinto,Neila Maria de Meirelles,Cynthia de Almeida Brandão Pinto-Porto,Cláudia Moreira,Tânia Hoffmann,Leandro Marcial Amaral |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mitre,Sandra Minardi Siqueira-Batista,Rodrigo Girardi-de-Mendonça,José Márcio Morais-Pinto,Neila Maria de Meirelles,Cynthia de Almeida Brandão Pinto-Porto,Cláudia Moreira,Tânia Hoffmann,Leandro Marcial Amaral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologias ativas de ensino-aprendizagem Problematização Aprendizagem baseada em problemas Trabalho em saúde |
topic |
Metodologias ativas de ensino-aprendizagem Problematização Aprendizagem baseada em problemas Trabalho em saúde |
description |
As vertiginosas transformações das sociedades contemporâneas têm colocado em questão, de modo cada vez mais incisivo, os aspectos relativos à formação profissional. Este debate ganha contornos próprios no trabalho em saúde, na medida em que a indissociabilidade entre teoria e prática, o desenvolvimento de uma visão integral do homem e a ampliação da concepção de cuidado tornam-se prementes para o adequado desempenho laboral. Com base nestas considerações, o objetivo do presente artigo é discutir as principais transformações metodológicas no processo de formação dos profissionais de saúde, com ênfase na apreciação das metodologias ativas de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232008000900018 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232008000900018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-81232008000900018 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva |
publisher.none.fl_str_mv |
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Saúde Coletiva v.13 suppl.2 2008 reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online) instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) instacron:ABRASCO |
instname_str |
Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) |
instacron_str |
ABRASCO |
institution |
ABRASCO |
reponame_str |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
collection |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br |
_version_ |
1754213027527262208 |