Metodologias Pedagógicas Ativas na Educação em Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Maria Nizete Tavares
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Marx, Miguel, Bezerra, Martha Maria Macedo, Landim, José Marcondes Macêdo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/659
Resumo: A educação superior em saúde vem atravessando profundas mudanças, como forma de  acompanhar as novas correntes de pensamento, sobre a formação do profissional e dos docentes. As novas tendências pedagógicas tendem para a necessidade de formar  profissionais mais críticos, inteirados da realidade e, capazes de transformar seu meio social, numa realidade com mais qualidade de vida. Este manuscrito discute as metodologias didáticas ativas, mais especificamente a problematização,  como possibilidade para melhorar a realidade social à partir de ações reais no contexto social dos estudantes, futuros profissionais. Trata-se de uma ferramenta que parece possibilitar uma maior consciência coletiva, necessária a um repensar de suas próprias práticas profissionais e valores sociais. 
id IPES_fa949c67d79613835ec670586393a3a3
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/659
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Metodologias Pedagógicas Ativas na Educação em SaúdeProblematização. Metodologias ativas. AprendizagemA educação superior em saúde vem atravessando profundas mudanças, como forma de  acompanhar as novas correntes de pensamento, sobre a formação do profissional e dos docentes. As novas tendências pedagógicas tendem para a necessidade de formar  profissionais mais críticos, inteirados da realidade e, capazes de transformar seu meio social, numa realidade com mais qualidade de vida. Este manuscrito discute as metodologias didáticas ativas, mais especificamente a problematização,  como possibilidade para melhorar a realidade social à partir de ações reais no contexto social dos estudantes, futuros profissionais. Trata-se de uma ferramenta que parece possibilitar uma maior consciência coletiva, necessária a um repensar de suas próprias práticas profissionais e valores sociais. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORAlves, Maria Nizete TavaresMarx, MiguelBezerra, Martha Maria MacedoLandim, José Marcondes Macêdo2017-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/65910.14295/idonline.v10i33.659ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 33 (2017): Supl 2; 339-3461981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/659/927Direitos autorais 2021 Maria Nizete Tavares Alves, Miguel Marx, Martha Maria Macedo Bezerra, José Marcondes Macêdo Landimhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-01T18:48:18Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias Pedagógicas Ativas na Educação em Saúde
title Metodologias Pedagógicas Ativas na Educação em Saúde
spellingShingle Metodologias Pedagógicas Ativas na Educação em Saúde
Alves, Maria Nizete Tavares
Problematização. Metodologias ativas. Aprendizagem
title_short Metodologias Pedagógicas Ativas na Educação em Saúde
title_full Metodologias Pedagógicas Ativas na Educação em Saúde
title_fullStr Metodologias Pedagógicas Ativas na Educação em Saúde
title_full_unstemmed Metodologias Pedagógicas Ativas na Educação em Saúde
title_sort Metodologias Pedagógicas Ativas na Educação em Saúde
author Alves, Maria Nizete Tavares
author_facet Alves, Maria Nizete Tavares
Marx, Miguel
Bezerra, Martha Maria Macedo
Landim, José Marcondes Macêdo
author_role author
author2 Marx, Miguel
Bezerra, Martha Maria Macedo
Landim, José Marcondes Macêdo
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Maria Nizete Tavares
Marx, Miguel
Bezerra, Martha Maria Macedo
Landim, José Marcondes Macêdo
dc.subject.por.fl_str_mv Problematização. Metodologias ativas. Aprendizagem
topic Problematização. Metodologias ativas. Aprendizagem
description A educação superior em saúde vem atravessando profundas mudanças, como forma de  acompanhar as novas correntes de pensamento, sobre a formação do profissional e dos docentes. As novas tendências pedagógicas tendem para a necessidade de formar  profissionais mais críticos, inteirados da realidade e, capazes de transformar seu meio social, numa realidade com mais qualidade de vida. Este manuscrito discute as metodologias didáticas ativas, mais especificamente a problematização,  como possibilidade para melhorar a realidade social à partir de ações reais no contexto social dos estudantes, futuros profissionais. Trata-se de uma ferramenta que parece possibilitar uma maior consciência coletiva, necessária a um repensar de suas próprias práticas profissionais e valores sociais. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/659
10.14295/idonline.v10i33.659
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/659
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v10i33.659
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/659/927
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 33 (2017): Supl 2; 339-346
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053957939396608