Metodologias Pedagógicas Ativas na Educação em Saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/659 |
Resumo: | A educação superior em saúde vem atravessando profundas mudanças, como forma de acompanhar as novas correntes de pensamento, sobre a formação do profissional e dos docentes. As novas tendências pedagógicas tendem para a necessidade de formar profissionais mais críticos, inteirados da realidade e, capazes de transformar seu meio social, numa realidade com mais qualidade de vida. Este manuscrito discute as metodologias didáticas ativas, mais especificamente a problematização, como possibilidade para melhorar a realidade social à partir de ações reais no contexto social dos estudantes, futuros profissionais. Trata-se de uma ferramenta que parece possibilitar uma maior consciência coletiva, necessária a um repensar de suas próprias práticas profissionais e valores sociais. |
id |
IPES_fa949c67d79613835ec670586393a3a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/659 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Metodologias Pedagógicas Ativas na Educação em SaúdeProblematização. Metodologias ativas. AprendizagemA educação superior em saúde vem atravessando profundas mudanças, como forma de acompanhar as novas correntes de pensamento, sobre a formação do profissional e dos docentes. As novas tendências pedagógicas tendem para a necessidade de formar profissionais mais críticos, inteirados da realidade e, capazes de transformar seu meio social, numa realidade com mais qualidade de vida. Este manuscrito discute as metodologias didáticas ativas, mais especificamente a problematização, como possibilidade para melhorar a realidade social à partir de ações reais no contexto social dos estudantes, futuros profissionais. Trata-se de uma ferramenta que parece possibilitar uma maior consciência coletiva, necessária a um repensar de suas próprias práticas profissionais e valores sociais. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORAlves, Maria Nizete TavaresMarx, MiguelBezerra, Martha Maria MacedoLandim, José Marcondes Macêdo2017-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/65910.14295/idonline.v10i33.659ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 33 (2017): Supl 2; 339-3461981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/659/927Direitos autorais 2021 Maria Nizete Tavares Alves, Miguel Marx, Martha Maria Macedo Bezerra, José Marcondes Macêdo Landimhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-01T18:48:18Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologias Pedagógicas Ativas na Educação em Saúde |
title |
Metodologias Pedagógicas Ativas na Educação em Saúde |
spellingShingle |
Metodologias Pedagógicas Ativas na Educação em Saúde Alves, Maria Nizete Tavares Problematização. Metodologias ativas. Aprendizagem |
title_short |
Metodologias Pedagógicas Ativas na Educação em Saúde |
title_full |
Metodologias Pedagógicas Ativas na Educação em Saúde |
title_fullStr |
Metodologias Pedagógicas Ativas na Educação em Saúde |
title_full_unstemmed |
Metodologias Pedagógicas Ativas na Educação em Saúde |
title_sort |
Metodologias Pedagógicas Ativas na Educação em Saúde |
author |
Alves, Maria Nizete Tavares |
author_facet |
Alves, Maria Nizete Tavares Marx, Miguel Bezerra, Martha Maria Macedo Landim, José Marcondes Macêdo |
author_role |
author |
author2 |
Marx, Miguel Bezerra, Martha Maria Macedo Landim, José Marcondes Macêdo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Maria Nizete Tavares Marx, Miguel Bezerra, Martha Maria Macedo Landim, José Marcondes Macêdo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Problematização. Metodologias ativas. Aprendizagem |
topic |
Problematização. Metodologias ativas. Aprendizagem |
description |
A educação superior em saúde vem atravessando profundas mudanças, como forma de acompanhar as novas correntes de pensamento, sobre a formação do profissional e dos docentes. As novas tendências pedagógicas tendem para a necessidade de formar profissionais mais críticos, inteirados da realidade e, capazes de transformar seu meio social, numa realidade com mais qualidade de vida. Este manuscrito discute as metodologias didáticas ativas, mais especificamente a problematização, como possibilidade para melhorar a realidade social à partir de ações reais no contexto social dos estudantes, futuros profissionais. Trata-se de uma ferramenta que parece possibilitar uma maior consciência coletiva, necessária a um repensar de suas próprias práticas profissionais e valores sociais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/659 10.14295/idonline.v10i33.659 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/659 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v10i33.659 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/659/927 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 33 (2017): Supl 2; 339-346 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053957939396608 |